Filha de Deus

Moças – Manual 1, 1992


Objetivo

Fazer com que cada aluna compreenda mais claramente seu relacionamento ímpar com o Pai Celestial

Preparação

  1. 1.

    Preparar um cartaz com as palavras Filha de Deus.

  2. 2.

    Gravura 1, Um Pai com a Filha, encontrada no final do livro.

  3. 3.

    Preparar para cada jovem um pergaminho com as duas citações da seção “Você Foi e É Amada”.

  4. 4.

    Designar uma aluna para preparar uma leitura musical de “Ó Meu Pai”, (Hinos 177.)

  5. 5.

    Designar um membro da classe para apresentar escrituras, histórias, ou citações que você desejar.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução: Quem é Você?

Apresentações da classe

Comece a aula apresentando-se à classe e depois deixe que cada moça faça o mesmo.

Durante as apresentações incentive cada jovem a compartilhar uma experiência própria que a faz ímpar em sua família ou entre os amigos. Depois das apresentações, peça às moças que pensem sobre os relacionamentos de sua vida. Saliente que todas as jovens têm diferentes relacionamentos e que, por serem únicas, suas contribuições para esses relacionamentos também são únicas; depois, explique que as jovens também têm relacionamentos semelhantes. Cada moça é uma filha e tem mãe, pai, avós, bisavós, etc.

Toda Jovem é Filha de Deus

Gravura e debate com uso do quadro-negro

Terminadas as apresentações, mencione que nem todas as jovens têm os mesmos relacionamentos (algumas podem não ter irmãs, primas, etc.), mas que todas têm mãe e pai e, portanto, todas elas são filhas. Diga-lhes que agora vai focalizar um desses relacionamentos: pai-filha.

Mostre a gravura do pai com a filha.

Peça a cada membro da classe que tente imaginar como deveria ser o relacionamento ideal entre pai e filha. Peça às moças que digam o que os pais deveriam fazer para tornar um relacionamento bem sucedido. Registre as respostas no quadro-negro sob o título “Pai” e encaminhe o debate de modo a obter os tipos de informações mostrados no modelo para ilustração no quadro-negro.

Depois, peça à classe que explique o que uma filha deveria fazer para incentivar este relacionamento ideal entre pai e filha. Uma vez mais, dirija o debate e depois registre as respostas no quadro-negro, sob o título “Filha”.

Modelo para ilustração no quadro-negro

Pai

Filha

1. Provê as necessidades físicas

1. Demonstra apreço

2. Ouve

2. Confia no pai e aconselha-se com ele

3. Orienta

3. É respeitosa

4. Ensina

4. É obediente

5. Ama

5. Ama

6. Conforta

6. Serve

7. É constante em seu relacionamento

7. É constante no seu relacionamento

Diga às alunas que, além de terem o relacionamento de filha para com um pai terreno, participam de um relacionamento muito especial - o de filha do Pai Celestial. Apresente o cartaz “Filha de Deus”.

Leitura musical

Para ajudar as jovens a compreenderem que são literalmente filhas espirituais de seu Pai Celestial, peça-lhes que pensem nesse relacionamento como sua filha, enquanto ouvem a letra do hino “Ó Meu Pai” apresentada como leitura musical. (Esta apresentação terá mais sucesso, se a leitura for acompanhada de um fundo musical, pré-gravado, se necessário, mas poderá ser feita sem acompanhamento ou apenas cantando-se o hino.)

Sumário

Referindo-se ao hino, lembre à classe o quanto nosso Pai Celestial nos amou em nossa condição pré-mortal. Ele é o pai de nosso espírito; nós somos suas filhas. Ele nos criou, ensinou e conhece-nos bem.

Você Foi e é Amada

Debate com uso de escritura

Diga às alunas que o Senhor formulou uma pergunta interessante, que fez com que Jó refletisse sobre sua origem. Solicite a uma aluna que leia e debata Jó 38:4-7. Discuta esta escritura e como se relaciona com cada jovem. Poderá usar algumas das seguintes perguntas neste debate:

  • A que tempo da história eterna esta escritura se refere?

  • Por que as estrelas cantaram juntas e os filhos de Deus jubilaram?

  • Que resposta deveria Jó, ou você , dar à pergunta do Senhor: “ Onde estavas tu?”

Citação

“Existe um Deus no céu, que é infinito e eterno, um Ser imortal, glorificado e exaltado. Ele possui um tabernáculo de carne e ossos. É um homem ressuscitado, santo e perfeito, e nós somos sua descendência. Somos seus filhos espirituais. Ele vive em unidade familiar e nós somos membros de sua família. Vivemos com ele na vida pré-mortal por um período de tempo infinito.” (Bruce R. McConkie, Making Our Calling and Election Sure, Brigham Young University Speeches of the Year. Provo, 25 de março de 1969, p.5.)

Debate com uso de quadro-negro

Explique-lhes que cada uma delas foi amada pelo Pai Celestial na existência pré-mortal.

O amor dele é eterno e imutável. Elas são amadas por seu Pai Celestial agora. Peça à classe que mencione algumas de suas bênçãos que demonstram o quanto ele as ama. Faça essa pergunta de modo que cada aluna responda pelo menos duas vezes.

Terminada esta atividade, faça referência às qualidades necessárias para um pai ter um relacionamento bem sucedido com sua filha. Debatendo as bênçãos sugeridas pela classe, saliente as maneiras pelas quais nosso Pai Celestial demonstra que ama cada uma de suas filhas.

Estudo e debate de escritura

Peça às jovens que encontrem e leiam as seguintes referências escriturísticas que demonstram que, além das bênçãos já mencionadas por elas, nosso Pai Celestial prometeu-nos grandes bênçãos para suprir nossas necessidades.

  • João 14:16-18 (conforto)

  • Jacó 4:10 (orientação e conselho)

  • Mateus 7:7-11 (ajuda na solução de problemas, compreensão)

  • João 3:16 (a maior evidência do amor de Deus)

Citações

Peça às alunas que expliquem por que é tão importante que compreendamos que somos filhas do Pai Celestial.

Depois que tiverem respondido, as duas seguintes citações deverão ser lidas para a classe:

“A verdade é…que o homem é filho de Deus — um Deus em embrião…

O conhecimento de maior valor para os mortais é saber que o homem é filho de Deus.” (Marion G. Romney, Conferência Geral, abril de 1973, p.55)

“Exorto-vos a repetir seguidamente para vós mesmos…`Sou um filho (ou uma filha) de Deus’ e, assim fazendo, viverdes de hoje em diante mais perto dos ideais que tornarão nossa vida mais feliz e proveitosa por causa da percepção mais intensa de quem sois.” Harold B. Lee, Conferência Geral, outubro de 1973, p.96.)

Pergaminhos

Distribua os pergaminhos que contêm as citações acima para cada aluna, e encoraje-as a memorizá-las e aplicá-las em sua vida, regularmente.

O Pai Celestial Deseja que Nos Aproximemos Dele

Apresentação pela professora

Explique-lhes que, através das escrituras e dos profetas, aprendemos que cada uma de nós é filha do Pai Celestial. Já vivemos em sua presença e ele nos ama. As escrituras e as bênçãos que mencionamos durante a aula também nos certificam de que o Pai Celestial deseja ter um bom relacionamento com cada uma de suas filhas.

Debate

Peça às alunas que sugiram o que podem fazer para demonstrar o desejo de manter e aperfeiçoar seu relacionamento como filhas do Pai Celestial.

Mencione a lista de requisitos, encontrada no quadro-negro, que uma filha pode cumprir no relacionamento com o pai. Formule as seguintes perguntas, a fim de mostrar como essas mesmas qualidades são usadas para desenvolver e manter um bom relacionamento com nosso Pai Celestial.

• De que maneira podemos demonstrar apreço ao Pai Celestial? (Sendo obedientes, mostrando gratidão.)

• Como confiamos no Pai Celestial e nos aconselhamos com ele? (Pela oração.)

Explique-lhes que muitas vezes uma jovem fica frustrada quando suas orações parecem não ser atendidas; nosso Pai Celestial, porém, em sua sabedoria, permite que lutemos para resolver nossos problemas, proporcionando-nos estímulo e orientação quando acha que deles necessitamos.

• Como aprendemos com nosso Pai Celestial? (Estudando suas palavras nas escrituras, escutando o que dizem os profetas e ficando atentas, após proferirmos nossas orações.)

• Como podemos demonstrar que amamos o Pai Celestial? (Guardando seus mandamentos - ver João 14:15 - e servindo ao próximo - ver Mateus 25:40 e Mosias 2:17.)

Conclusão: Um Relacionamento Divino

Escritura

Peça às alunas que localizem e leiam Doutrina e Convênios 88:63. Saliente que nosso Pai Celestial realmente deseja que nos acheguemos a ele.

Apresentação pela professora

Lembre às jovens que elas são literalmente filhas do Pai Celestial, e que ele as ama.

Por suas ações e escolhas, elas determinam o vigor do relacionamento que terão com ele. Ele jamais se afastará. Ao fazer a vontade do Senhor, suplicando orientação, elas poderão saber qual é o caminho que sua vida deve seguir e terão certeza de que são filhas de Deus, verdadeiramente amadas por seu pai.

Aplicação da Lição

Refira-se novamente às duas citações contidas nos pergaminhos e desafie as moças a decorarem o que está escrito, utilizando essas informações em sua vida.