Seguir o Exemplo de Jesus Cristo

Moças – Manual 1, 1992


Objetivo

Fazer com que cada aluna se esforce por seguir o exemplo de Jesus Cristo em suas atividades diárias.

Preparação

  1. 1.

    Gravura 2: O Salvador.

  2. 2.

    Optativo: Preparar o material a ser distribuído, sugerido no final da seção “Podemos Aprender a Seguir Jesus Cristo”.

  3. 3.

    Designar uma jovem para cantar ou ler “Vinde a Mim” (Hinos, nº 68) , ou preparar-se para reger o hino em classe.

  4. 4.

    Se desejar, designe alunas para apresentarem histórias, escrituras ou citações.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução

• O que significaria em sua vida seguir a Jesus Cristo? (Explique que Jesus Cristo é um exemplo perfeito para todos seguirem.)

Hino

Peça à aluna designada ou à classe que cante o hino “Vinde a Mim” (Hinos, nº 68), ou que alguém leia a letra.

Jesus Cristo Deu-Nos um Exemplo Perfeito

Busca de escritura e debate

Peça às moças que leiam e marquem as seguintes escrituras:

  • 2 Néfi 31:10

  • 2 Néfi 31:16-17

  • I Pedro 2:21

O Salvador perguntou aos seus doze discípulos nefitas: “Que tipo de homens devereis ser?” E então, respondendo à sua própria pergunta, declarou: “Em verdade vos digo que devereis ser como eu sou” (3 Néfi 27:27). O mesmo ensinamento aplica-se a todas as jovens. A resposta é a mesma.

Peça às alunas que leiam e sublinhem João 13:15.

Quadro-negro

Peça às moças que mencionem algumas das qualidades e características de Jesus que podemos seguir. Relacione suas sugestões no quadro-negro e debata exemplos destas características. Alguns dos exemplos abaixo poderão ser incluídos:

Manso e Humilde

  • Mateus 11:29 (Jesus era “manso e humilde de coração”.)

  • Filipenses 2:8 (Jesus humilhou-se e tornou-se obediente até a morte.)

Resistiu às tentações

  • Mateus 4:1-11 (Jesus resistiu às tentações de Satanás).

  • D&C 20:22 (Jesus não deu ouvidos às tentações de Satanás.)

Amou e serviu ao Próximo

  • Marcos 1:40-44 (Jesus curou um leproso)

  • João 11:20-46 (Jesus levantou Lázaro dentre os mortos)

  • 3 Néfi 17:7,9-10,21 (Jesus curou os doentes e aflitos e abençoou as criancinhas.)

Apresentação pela professora

Explique-lhes que Jesus Cristo nos deu o exemplo em todas as coisas. Mandou que o seguíssemos. Quando somos obedientes a esse mandamento, temos grande alegria na vida. Refira-se à lista do quadro-negro.

• Como podemos demonstrar humildade em nossa vida? (Por exemplo, podemos ser obedientes a nossos pais e aos mandamentos de Deus; podemos colocar as necessidades e justos desejos dos outros acima dos nossos próprios desejos.)

• Como podemos seguir o exemplo do Salvador nas atividades diárias? (Por exemplo, que tentações específicas temos de sobrepujar todos os dias? Como o exemplo de Cristo pode ajudar-nos a vencer essas tentações?)

Podemos Aprender a Seguir a Jesus Cristo

Apresentação pela professora e citação

Peça às jovens que ouçam a explicação de Marion G. Romney de como ele aprendeu a seguir o exemplo de Jesus Cristo:

“Durante minha adolescência, chegou-me às mãos um folheto intitulado ‘O que Jesus Faria?’…A pergunta traduzia o desejo que eu tivera desde minha infância. Inúmeras vezes, ao enfrentar desafios e decisões difíceis, perguntara a mim mesmo: ‘O que Jesus faria?’… Meditando… naquela pergunta, (voltei-me) para as escrituras em busca de resposta. E no evangelho de João, encontrei-a clara e segura: Jesus faria sempre a vontade de seu Pai. Ele declarou isto repetidamente…’…Eu não faço nada de mim mesmo; mas como meu Pai me ensinou, eu falo estas coisas.

E Ele que me enviou estava comigo. O Pai não me deixou só; Eu sempre faço coisas para agradá-lo (ver João 7:15, 16, 18; 8:26,28,29; 10:30). Tendo descoberto que Jesus sempre faria a vontade do Pai, meu próximo objetivo era saber o que Jesus faria para verificar a vontade do Pai. Examinando o Novo Testamento, descobri que ele procurou familiarizarse profundamente com o que o Pai declarara ser sua vontade, através dos registros no Velho Testamento. Que ele fez isto evidencia-se pelo fato de que em suas declarações, registradas no Novo Testamento, Jesus citou escrituras do Velho Testamento mais de cem vezes.

Finalmente, e de vital importância, foi ele ter comungado constantemente com o Pai, por meio de oração. Ele não fazia isto apenas para saber qual a vontade do Pai, mas também para obter força para cumprir essa vontade. Ele jejuava e orava…Parece que, durante seu ministério terreno, jamais tomou uma decisão importante ou enfrentou uma crise sem orar (ver Mateus 4:2; Lucas 4:2; Lucas 6:12-13; Mateus 26:39; Lucas 22:42,44)…

Baseando-me nas escrituras acima e em outras similares, decidi, quando jovem, que para mim a melhor maneira de solucionar problemas e tomar decisões seria proceder como Jesus: acalentar um desejo profundo de fazer a vontade do Senhor; familiarizar-me com o que ele revelou a respeito das questões envolvidas; orar com diligência e fé para receber uma compreensão inspirada de sua vontade e ter forças e coragem para cumpri-la…

Foi da seguinte forma que encontrei as soluções mais satisfatórias para meus problemas e as melhores respostas a minhas perguntas:

  1. 1.

    Pesquisei as escrituras desde minha juventude.

  2. 2.

    Tentei honestamente enfrentar o desafio ou questão apresentada, com o desejo sincero de resolvê-los da forma que Jesus o faria.

  3. 3.

    Procurei, por meio de estudo e orações diligentes, avaliar as alternativas à luz do que sabia a respeito de princípios do evangelho.

  4. 4.

    Tomei minhas próprias decisões.

  5. 5.

    Apresentei-as ao Senhor, falei-lhe do problema, disse-lhe que desejava fazer o que fosse certo aos seus olhos e pedi-lhe que me desse paz, se tivesse tomado a decisão certa.” (Marion G. Romney, “What Would Jesus Do?” New Era, setembro de 1972, p.6.)

Debate

Debata as cinco maneiras que o Presidente Romney usou para saber o que Jesus queria que ele fizesse.

Quadro-negro material a ser distribuído (optativo)

Aliste estes cinco passos no quadro-negro, ou prepare-os em folhas de papel para serem distribuídas às alunas. Debata como poderiam usar cada um desses passos em sua própria vida para seguir o exemplo de Jesus, aprendendo o que ele desejaria que fizessem.

Citação- resumo

“Segundo esse caminho, Jesus viveu uma vida perfeita. Não podemos, naturalmente, igualar seu desempenho. Podemos, entretanto, fazer mais progressos imitando-o, do que de qualquer outra maneira” (Romney “What Would Jesus Do?”, p.5).

Seguindo o Exemplo do Salvador, Podemos Melhorar Nossa Vida

Apresentação pela professora

Explique-lhes que podemos fazer grandes melhorias em nossa vida, seguindo o exemplo do Salvador até mesmo nas pequenas coisas. A história a seguir mostra como certa jovem praticou os ensinamentos de Jesus e reconheceu um progresso em sua vida.

História

“Carolina havia chegado a uma época difícil de sua vida. Sentia-se muito descontente e tudo lhe parecia sair errado…Seus amigos nada tinham de especial; seu lar não lhe agradava, e, como bem sabia, sua própria personalidade deixava muito a desejar. Era um problema grande demais para a jovem…

Carolina pediu ajuda à Irmã Margarida, uma mulher que parecia levar o tipo de existência que ela gostaria de ter. Contou-lhe a história de sua vida, frustrada e infeliz…e Margarida, depois de uma palavra de consolo, disse-lhe: ‘Você pode mudar tudo isso, se realmente tiver vontade’…

Como sugestão para início de vida nova, Margarida lhe disse: ‘Viva vinte e quatro horas como se Cristo estivesse ao seu lado, vendo tudo o que você faz. Depois, volte aqui e conversaremos a respeito.’

Embora…em dúvida, dispôs-se a fazer o que lhe sugeriram.

Já estava anoitecendo, quando ela voltou para casa, onde sabia que era esperada para arrumar a mesa do jantar. Foi até a gaveta do armário e de lá tirou uma toalha de mesa toda amassada que, ao ser estendida, mostrou diversas manchas de gordura. Foi nesse instante que sentiu o desejo de começar a mudar.

‘Se Cristo fosse comer conosco, eu não colocaria essa toalha suja na mesa’, disse a si mesma.

Carolina foi buscar uma toalha limpa e, movida pelo mesmo pensamento, colheu flores no jardim, enfeitando com elas a mesa. Limpou a manteigueira, cortou o pão com capricho…

‘Vamos ter visitas para o jantar?’ perguntou o pai…

‘Só o senhor, papai’, respondeu a jovem com um sorriso.

Cansada, a mãe sentou-se à mesa e disse:

‘Não sei o que aconteceu para ela arrumar a mesa dessa forma só para nós. Vai ver que está esperando que alguém chegue antes de terminarmos de comer’…

‘Não conheço ninguém que mereça isto mais do que vocês,’ respondeu.

A família ficou sem saber o que dizer durante algum tempo. Nem parecia a mesma Carolina.

Carolina foi para a sala e, de uma pilha de revistas, tirou uma que havia escondido no meio das outras e pôs-se a ler. Depois de alguns minutos, largou a revista…pensando que não haveria de lê-la, se Cristo estivesse sentado ao seu lado. Acabou por jogá-la no lixo…

[No dia seguinte,] foi, como sempre, para o trabalho…Como o detestava!…

‘Cristo está ao meu lado’, pensou, enquanto entrava na loja…Com um sorriso nos lábios, cumprimentou todos os que encontrou…

[Ela conseguiu até resolver alguns problemas com alguns fregueses malcriados, imaginando como agiria, se Cristo estivesse ao seu lado. Naquela tarde, voltou à casa de Margarida para conversarem sobre a experiência.] ‘Eu tentei, Margarida. Tentei com todas as minhas forças. Parece que tudo se modificou. Acho que sei o que você quis ensinar-me. Naturalmente as coisas que me aborreciam não mudaram. Continuo pobre e não posso ir para a universidade; moro numa casa feia’…

‘Mas, querida! Faz apenas vinte e quatro horas que você começou a plantar sementes… Será que pode continuar?…Você possui a chave, que é Cristo. A impaciência não muda muito as coisas, mas Cristo muda. Não deixe de tê-lo sempre por perto.’

É o que vou fazer’, respondeu Carolina.” (Janet Craig, em Stories That Live, comp. por Lucy Gertsch Thomson, citado no Manual Básico da Mulher SUD. Parte B, pp. 5-7.)

Debate

Se houver tempo, debata o que as alunas poderiam mudar em sua vida diária, se fizessem como Carolina, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

Aplicação da Lição

Incentive as moças a estabelecerem metas que possam ajudá-las a serem mais parecidas com Cristo, seguindo seu exemplo. Desafie-as a mudar a maneira de fazer as coisas, como Carolina.