Lição 2: Conhecer o Salvador

"Lição 2: Conhecer o Salvador," Viver como Filha de Deus, ()


Objetivo

Fazer com que cada jovem esforce-se para ter Jesus Cristo como amigo.

Preparação

  1. 1.

    Gravura 2, Jesus à Porta (62170 059), localizada no final do livro.

  2. 2.

    Coloque a gravura em local de destaque na classe.

  3. 3.

    Peça a uma aluna que diga o que sente pelo Salvador e como é seu relacionamento com Ele.

  4. 4.

    Designe algumas jovens para apresentarem as histórias, escrituras ou citações que desejar.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução

História

Conte a seguinte história:

Um homem morreu, ressuscitou e estava esperando numa sala para ser entrevistado. Um outro homem estava na frente dele na fila de espera. Abriram a porta, o homem entrou e fecharam a porta. O homem do lado de fora podia ouvir a conversa do outro lado da porta. O entrevistador disse: “Quero que me diga o que sabe sobre Jesus Cristo.”

“Bem, Ele nasceu de Maria em Belém; viveu trinta e três anos, tendo passado os últimos três anos organizando Sua igreja, escolhendo Apóstolos, e dando-nos o evangelho para guiar nossa vida.”

O entrevistador interrompeu-o e disse: “Sim, sim, tudo isso é verdade, mas quero que me diga o que sabe sobre Jesus Cristo.”

“Bem, Ele sofreu e morreu para que pudéssemos ter a vida eterna. Três dias depois, ressuscitou para que retornássemos à presença do Pai Celestial.”

“Sim, sim, é verdade, mas quero que me diga o que sabe sobre Jesus Cristo.” O homem, um tanto perplexo, continuou: “Bem, Ele restaurou o evangelho em sua plenitude na Terra por intermédio de Joseph Smith, reorganizou Sua igreja, deu-nos templos para que pudéssemos salvar nossos mortos e ordenanças para nossa salvação e exaltação.”

O entrevistador interrompeu-o novamente e disse: “Tudo o que me disse é verdade.” O homem foi então convidado a retirar-se. Em seguida, abriram a porta e o segundo homem entrou. Ao aproximar-se do entrevistador, caiu de joelhos e clamou: “Meu Senhor, meu Deus.”

Todas Nós Podemos Conhecer Jesus Cristo

Debate

Peça a cada jovem que pense em sua própria situação atual e responda mentalmente à pergunta a seguir. Conceda um minuto à classe para refletir sobre a resposta.

  • Vocês conhecem bem o Salvador atualmente, de maneira que o reconheceriam se tivessem que entrar em Sua presença?

Deixe que as alunas falem sobre seus sentimentos. Certifique-se de que as jovens entendam que não é necessário ver o Salvador para conhecê-Lo. Embora tenha prometido mostrar-Se aos justos a Seu próprio modo e em Seu próprio tempo (Ver D&C 93:1), disse também a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20:29)

Gravura e debate

Mostre a gravura de Jesus à porta.

  • O que há de incomum nesta gravura? (Não há maçaneta do lado de fora da porta.)

  • Para que Cristo possa entrar, o que deve acontecer? (Devemos abrir a porta.)

Escritura

Escreva no quadro-negro 3 Néfi 9:14. Peça a cada jovem que localize a escritura. Leia o versículo e debata-o com a classe.

Ajude as alunas a entenderem que Cristo nos convidou, pessoalmente, a ir até Ele, mas precisamos decidir se iremos ou não.

História

Leia a experiência do Élder Melvin J. Ballard na qual descobriu a alegria oferecida àqueles que realmente se aproximam de Cristo.

“Lembro-me de uma experiência que tive dois anos atrás, que jamais esquecerei, e que serviu como testemunho à minha alma sobre a realidade de Sua morte, crucificação e ressurreição. Presto testemunho a vocês, rapazes e moças, não com o intuito de me glorificar, mas com a alma e o coração agradecidos. Sei que Ele vive, e que por Seu intermédio os homens podem encontrar salvação, e sei que não podemos ignorar essa oferta abençoada que Ele nos fez para que obtivéssemos nosso crescimento espiritual, nos preparássemos para encontrá-Lo e fôssemos justificados.

Bem longe daqui, na Reserva de Fort Peck, onde estava fazendo um trabalho missionário (…), sonhei certa noite que estava naquele edifício sagrado, o templo. Depois de um período de oração e júbilo, fui informado de que teria o privilégio de entrar numa daquelas salas para encontrar um glorioso Personagem. Quando entrei, vi, sentado numa plataforma elevada, o Ser mais glorioso que meus olhos jamais viram ou eu jamais imaginara existir em todos os mundos eternos. Ao me aproximar para ser apresentado, Ele se levantou e caminhou em minha direção com os braços estendidos, e sorriu ao pronunciar suavemente o meu nome. Mesmo que eu viva um milhão de anos, jamais esquecerei aquele sorriso. Ele me abraçou e beijou, apertou-me contra o peito e abençooume, até que a medula de meus ossos pareceu derreter-se! Quando terminou, cai a Seus pés e, enquanto banhava-os com lágrimas e beijos, vi as marcas que os pregos fizeram nos pés do Redentor do mundo. O que senti na presença Daquele que tem tudo nas mãos, Seu amor, Sua afeição e Sua bênção foi tão grande, que se algum dia puder sentir o que apenas antegozei por um momento, daria tudo o que sou, tudo o que jamais esperei ter para sentir novamente aquilo que senti naquela ocasião!” [Melvin J. Ballard: Crusader for Rightousness (Melvin J. Ballard: Cruzada pela Retidão), (Salt Lake City: Bookcraft, 1966), pp. 138–39].

As Escrituras e os Profetas Nos Ensinam Como Achegarmos-nos a Cristo

  • É necessário ser Apóstolo para tornar-se amigo de Jesus Cristo? Temos que ser perfeitos?

Citação

Peça a uma aluna que leia a seguinte declaração:

“Ele quer que nos acheguemos a Ele como somos. Não temos que ser perfeitos. Enquanto Jesus estava na Terra, conviveu com publicanos e pecadores e os discípulos perguntaram por que se associava a eles, ao que Jesus deu uma simples e bela resposta: ‘Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes.’ (Marcos 2:17.) O Senhor não espera que nos curemos de nossas imperfeições para nos aproximarmos Dele, mas que nos acheguemos a Ele com essas imperfeições e Ele nos ajudará a vencê-las. O Senhor nos ama e quer que sobrepujemos o pecado, e nos ajudará quando exercermos nosso livrearbítrio. Devemos iniciar o processo de arrependimento e lutar com todas as forças para sobrepujar nossas fraquezas.” [Gospel Doctrine (Doutrina do Evangelho), Curso de Estudo para os Quóruns do Sacerdócio de Melquisedeque, 1970–71, p. 57).

Escritura e quadro-negro

Saliente que todos nós podemos conhecer o Salvador do mundo. Ele não requer que sejamos perfeitos, mas sim que nos esforcemos.

  • De acordo com a declaração que acabamos de ler, o que devemos fazer para nos achegarmos ao Salvador?

Escreva as respostas das jovens no quadro-negro sob o título “Como posso achegar-me ao Salvador?” (Ver a ilustração do quadro-negro.)

Explique que Jesus especificou outro requisito em João 15:14. Leia a escritura; depois, escreva o requisito no quadro-negro.

Citação

Para ajudar a classe a entender o que significa “se fizerdes o que eu mando”, leia a seguinte citação:

“Jovens, vocês são melhores do que qualquer outra geração. Conservem-se puros. Sejam exemplos na grande missão de levar todos ao Mestre. Preparem a mente, preenchendo-a com as verdades eternas das santas escrituras. Sejam obedientes aos pais e a Deus. Ouçam e cantem as músicas do céu. Rejeitem a música vulgar, o som e o ritmo torpe da música de Satanás. Ele gostaria de conquistar sua aprovação com seu ritmo carnal e sensual, e assim conduzi-los ao inferno. Resistam à tentação, desenvolvendo um bom relacionamento com Jesus Cristo. Nenhum outro relacionamento proporcionará alegria e felicidade maiores.” (William R. Bradford, Conference Report, abril de 1976, p. 146; ou Ensign, maio de 1976, p. 98.)

Debate

Debata algumas das recomendações do Élder Bradford. Ajude as jovens a verem que essas sugestões práticas as ajudarão a viver os mandamentos. Obedecendo aos mandamentos e seguindo os conselhos dos profetas vivos, elas se achegarão ao Salvador.

Escritura

Escreva no quadro-negro Doutrina e Convênios 88:62–63. Peça às alunas que localizem a escritura.

  • O que mais o Salvador nos pede que façamos para sermos seus amigos?

  • Como nos “achegamos”, “procuramos” e “pedimos”? Escreva estas palavras no quadro-negro.

Conclusão

Citações

Termine a aula, lendo as duas citações a seguir:

“Sejam companheiras de Cristo, e Ele se achegará a vocês e será seu melhor amigo. Não existe amigo melhor do que Cristo.” (William R. Bradford, Conference Report, abril de 1976, p. 146; ou Ensign, maio de 1976, p. 98.]

“Presto-vos meu testemunho de que o Senhor e Salvador Jesus Cristo é nosso amigo. Em Seu amoroso processo de ordenar, repreender, congratular, revelar, encorajar, e ser longânimo, Cristo prova diariamente que nos ama. Certamente, Ele deseja tomar-nos como somos, mas quer deixar-nos melhores na Sua palavra e em Seus caminhos.” (Marvin J. Ashton, Conference Report, outubro de 1972, p. 34; ou Ensign, janeiro de 1973, p. 43.]

Testemunho

Peça à jovem designada que expresse seus sentimentos a respeito do Salvador. Permita que outras alunas façam o mesmo.

Preste testemunho do seu amor pelo Salvador. Incentive as jovens a tentarem com maior empenho se achegar mais ao seu Redentor durante o ano. As lições deste manual darão a cada jovem encorajamento adicional. As alunas devem levar as escrituras para as aulas e estudar as palavras do Salvador por intermédio dos profetas antigos e modernos. Toda jovem que estudar as escrituras, arrepender-se de quaisquer pecados e falhas e viver os mandamentos verá seu relacionamento com Jesus Cristo constantemente crescer e fortalecer-se.