Lição 26: Arrependimento

"Lição 26: Arrependimento," Aumentar a Espiritualidade, ()


Objetivo

Fazer com que cada jovem reconheça que o arrependimento é uma parte vital do progresso.

Preparação

  1. 1.

    Providencie lápis e papel para todas as alunas.

  2. 2.

    Optativo: Prepare um grande cartaz ou escreva no quadro-negro Doutrina e Convênios 18:13. Se desejar, faça uma cópia dessa escritura para cada jovem.

  3. 3.

    Designe algumas jovens para apresentarem as histórias, escrituras ou citações que desejar.

Sugestão para o desenvolvimento da lição

Introdução

Atividade com escritura

Dê uma das seguintes referências de escrituras a cada jovem: Isaías 1:16–18; Alma 34:33;

D&C 58:42–43. Solicite que cada uma leia sua escritura e resuma o significado dos versículos para os outros membros da classe.

  • Qual vocês acham que é o título da lição de hoje?

Explique que esta lição debaterá o importante princípio do arrependimento.

Todos Nós Precisamos Arrepender-nos Diariamente

Apresentação pela professora

Diga às alunas que nosso propósito em vir à Terra é crescer e progredir, mas todos nós cometemos erros nesse processo, quer por ignorância ou fraqueza, ou por desobediência deliberada. Como fazemos esses erros, precisamos arrepender-nos. Do contrário, não conseguiremos ser mais semelhantes ao Pai Celestial.

Citação

Leia a seguinte declaração: “Não há um dia sequer na vida do homem no qual o arrependimento não seja essencial para o seu bem-estar e progresso eterno.” (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, p. 32.)

Debate com uso do quadro-negro

Explique que a menos que cometamos uma transgressão séria, podemos pensar que não precisamos nos arrepender. Na realidade, porém, todos nós precisamos arrepender-nos diariamente.

  • Por que o arrependimento diário é essencial? O que poderíamos fazer de errado que exigisse arrependimento diariamente?

Faça com que as jovens citem algumas fraquezas humanas mais comuns que as poderiam prejudicar ou prejudicar outras pessoas. (Algumas delas poderiam ser fofocar, mentir, colar em provas, roubar, ter pensamentos impuros, contar histórias impróprias, trocar carícias íntimas, ser desrespeitosa, desobediente ou indecorosa em palavras ou ações, escolher o tipo errado de amigas, participar de atividades impróprias.)

  • Como essas fraquezas ou pecados nos impedem de progredir e de nos tornar como o Pai Celestial?

  • Como afetam nossa auto-estima?

  • Como afetam nosso relacionamento com os outros e com o Senhor?

História

Conte a seguinte história:

Janice sempre foi ativa na Igreja. Tinha uma família adorável e bons amigos, mas nos últimos meses andava tristonha e negativa. Disse aos pais que sua vida era monótona e por demais regulada pelo estilo de vida da família. Janice achava que já era grande o bastante para tomar suas próprias decisões e queria fazer algumas das coisas excitantes que via seus amigos fazerem.

Logo Janice começou a voltar para casa tarde da noite e recusava-se a dizer à família onde estivera. Não levava nenhum de seus novos amigos para sua casa e nunca falava deles. O cheiro em suas roupas revelava que as coisas que andava fazendo eram bem diferentes daquelas que havia aprendido em casa e que outrora apreciara.

Debate

  • Qual seria o futuro de Janice se continuasse com esse padrão negativo?

  • Quais seriam as possibilidades em sua vida se mudasse?

  • Como suas escolhas afetariam seu progresso intelectual e espiritual?

Citação

O Presidente Spencer W. Kimball declarou: “Desde o princípio, há no mundo uma enorme gama de pecados. Muitos deles prejudicam outras pessoas, mas todo pecado é contra si mesmo e contra Deus, pois o pecado limita o progresso, restringe o desenvolvimento e desvia-nos das pessoas de bem, das boas influências e do Senhor.” [Faith Precedes the Miracle (A Fé Precede os Milagres), (Salt Lake City: Deseret Book Co., 1972), p. 174.]

Diga que se Janice continuar como está, gradualmente cortará de si própria a influência das pessoas de bem, irá impedir o desenvolvimento de seu potencial físico, intelectual e espiritual e não será mais guiada pelo Espírito Santo. Caso se arrependa, pode renovar-se e começar novamente a progredir e desenvolver-se.

O Arrependimento Traz Felicidade e Paz a Nossa Vida

Apresentação pela professora

Diga que o Pai Celestial ama a cada um de nós e quer que sejamos felizes. Como Ele nos ama, deu-nos o princípio do arrependimento, que nos ajuda a vencer nossos erros. Quando nos arrependemos, a expiação de Jesus Cristo pode operar em nossa vida. Se não nos arrependermos, o Senhor não pode nos abençoar.

O que devemos desejar em primeiro lugar é tornar-nos como o Salvador. Quando nos arrependemos, mostramos que possuímos esse desejo. Quando nos arrependemos todos os dias, aperfeiçoamo-nos gradualmente, encontramos alegria e felicidade e assemelhamo-nos mais ao Salvador.

  • Quais são os passos que devemos tomar a fim de nos arrependermos? Deixe que as jovens debatam.

Certifique-se de que as alunas saibam que uma pessoa deve reconhecer que pecou, sentirse genuinamente triste por ter pecado, confessar seu erro ao Senhor e à pessoa que ofendeu, fazer tudo o que puder para corrigir seu erro e nunca mais cometer o pecado novamente.

Debate

com uso do quadro-negro Diga que como todos nós cometemos faltas, todos nós já experimentamos o sentimento desagradável provenientes do erro. Mesmo os pequenos erros fazem-nos sentir infelizes. Pecados mais sérios causam infelicidade mais profunda e duradoura. Peça às jovens que descrevam alguns dos sentimentos que tiveram ou que viram em outras pessoas como resultado de atitudes erradas.

Aliste as respostas das alunas numa coluna no quadro-negro e debata-as. (A lista pode conter o seguinte: culpa, depressão, desesperança, inquietação, desespero e sentimentos similares.) Saliente a idéia de que não podemos ser felizes quando pecamos.

Leia Alma 41:10.

Explique que todos nós conhecemos também os sentimentos bons que o arrependimento traz. Peça às jovens que descrevam alguns desses sentimentos. Aliste suas idéias numa outra coluna no quadro-negro e debata-as. (As idéias podem incluir paz, felicidade, alívio, contentamento, alegria, entusiasmo, calma e sentimentos similares.)

Apresentação pela professora

Solicite às jovens que considerem as diferenças entre as palavras das duas colunas no quadro-negro e escolham que tipo de sentimentos gostariam de ter. Explique que o arrependimento é a chave para terem alegria e paz na vida.

Diga que os líderes da Igreja nos ensinaram lições importantes sobre o arrependimento. Se houver tempo, leia e debata as seguintes declarações:

Citações

  1. 1.

    “O fardo mais pesado que uma pessoa tem de suportar na vida é o fardo do pecado.” (Harold B. Lee, Conference Report, abril de 1973, p. 177; ou Ensign, julho de 1973, p. 122.)

  2. 2.

    “O arrependimento sempre foi a chave de uma vida melhor e mais feliz (…) Quando as almas renascem, quando as vidas são mudadas—surge o grande milagre para embelezar, acalentar e edificar. Quando a morte espiritual esteve à porta, e agora em seu lugar está a ressurreição; quando a vida elimina a morte—quando isso acontece, temos o milagre do perdão.” (O Milagre do Perdão, p. 342.)

  3. 3.

    “Poucos dons são mais desejáveis do que a consciência limpa—uma alma em paz consigo mesma. Somente o poder do Salvador Jesus Cristo pode curar a alma angustiada.” [J. Richard Clarke, “Confession” (“Confissão”), New Era, novembro de 1980, p. 4.]

  4. 4.

    “É por intermédio do arrependimento que o Senhor Jesus Cristo pode operar seu milagre de cura, impregnando-nos de força quando estivermos fracos, de saúde quando estivermos doentes, de esperança quando estivermos deprimidos, de amor quando nos sentirmos vazios, de compreensão quando procurarmos a verdade.” [Spencer W. Kimball, “Give the Lord Your Loyalty” (“Dê ao Senhor a Tua Lealdade”), Ensign, Março de 1980, p. 4.]

Conclusão

Escritura e material a ser distribuído

Mostre o poster de Doutrina e Convênios 18:13 e solicite às jovens que leiam o versículo.

Dê a cada aluna as cópias que preparou da escritura. Peça-lhes que as coloquem onde possam vê-la freqüentemente, como um lembrete de que o arrependimento traz alegria e paz aqui e vida eterna no mundo vindouro.

Solicite a cada jovem que se esforce para formar o hábito de arrepender-se diariamente. Para tanto, devem pensar sobre os eventos do dia, fazer as coisas certas para os outros se necessário, e pedir perdão e orientação ao orar.

Aplicação da Aula

Distribua lápis e papel às alunas. Peça a cada jovem que pense em algo que gostaria de mudar em seus pensamentos e conduta. Solicite que escrevam o que farão para mudar suas atitudes. Peça-lhes que coloquem esse compromisso num local onde possam lembrar-se dele nas próximas semanas.