Presidência Geral da Primária: Verdades Simples do Evangelho

Contribuição de Irmãs Rosemary M. Wixom, Cheryl A. Esplin e Mary R. Durham, da Presidência Geral da Primária

  • 17 Março 2016

À medida que nossos filhos aprendem a compreender as doutrinas do evangelho, eles se tornam mais autossuficientes e mais responsáveis. Eles tornam-se parte da solução dos problemas familiares e mais capazes de resistir às tentações mundanas.

Artigos em Destaque

  • Seja um testemunho vivo da doutrina que queremos que as crianças entendam.
  • Conduza-as às escrituras e aos ensinamentos dos profetas modernos para que aprendam a verdade por si mesmas.
  • Ajude-as a relacionar e aplicar os princípios doutrinários realisticamente à sua própria vida.

“Sem dúvidas, aqueles em nosso meio a quem foram confiados filhos preciosos receberam um encargo sagrado e nobre, pois somos as pessoas que Deus designou hoje para cercar as crianças de amor, do fogo da fé e da compreensão de quem são.” — M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos

Como presidência geral da Primária, mantemos as crianças e as famílias em nosso coração. Nosso amor pelas crianças se expandiu e pensamos nelas, onde quer que estejamos — nas congregações, na Igreja, nos aeroportos e supermercados.

Ao observar os pais, avós e professores atendendo às necessidades das crianças, podemos lembrar as palavras do Élder M. Russell Ballard, do Quórum dos Doze Apóstolos: “Sem dúvida, aqueles em nosso meio a quem foram confiados filhos preciosos receberam um encargo sagrado e nobre, pois somos as pessoas que Deus designou hoje para cercar as crianças de amor, do fogo da fé e da compreensão de quem são” (“Great Shall Be the Peace of Thy Children” [Grande Será a Paz de Teus Filhos], Ensign, abril de 1994).

O que ensinar a nossos filhos?

O Senhor ordenou aos pais que “[criassem os] filhos em luz e verdade” (D&C 93:40). Devemos ensinar nossos filhos “a compreender a doutrina do arrependimento, da fé em Cristo, o filho do Deus vivo e do batismo e o dom do Espírito Santo, (…) a orar e a andar em retidão perante o Senhor, (…) observar o dia do Senhor para santificá-lo”, a trabalhar e a não ser ociosos e a buscar “as riquezas da eternidade” (ver D&C 68:25-31).

As crianças são atraídas pelas verdades claras e simples do Evangelho de Jesus Cristo e são muito mais capazes de compreendê-las do que imaginamos.

Um dia, uma menina de três anos de idade, disse com entusiasmo para a amiga: “Sabia que o maior presente que podemos receber é a vida eterna?” Ela mal podia esperar para compartilhar essa verdade recém-descoberta que aprendera com sua professora da Primária.

Quando ensinamos as crianças verdades claras e simples de modo que possam compreender, não só edificamos um alicerce para seu testemunho, mas essas verdades influenciam muito seu comportamento.

O Presidente Boyd K. Packer ensinou: “A verdadeira doutrina, quando entendida, modifica atitudes e comportamento. O estudo das doutrinas do evangelho transformará positivamente o comportamento, com mais rapidez do que o estudo do comportamento” (“Criancinhas”, A Liahona, janeiro de 1987).

Como pais e professores, precisamos prestar atenção e aproveitar os momentos espontâneos de ensino, bem como as ocasiões planejadas intencionalmente para ensinar verdades eternas.

Como ensinar na Primária e no lar?

Como pais e professores, precisamos prestar atenção e aproveitar os momentos espontâneos de ensino, bem como as ocasiões planejadas intencionalmente para ensinar verdades eternas. Uma pergunta que as crianças costumam fazer é “Por quê?” É nesse momento que podemos aproveitar a oportunidade para abrir a porta do entendimento e dedicar toda atenção para discutir essa pergunta.

O Élder Ballard ensinou: “Um tempo de compartilhar criativo e inovador e [outras] atividades podem ser estimulantes e divertidos, mas não significam muito se as crianças (…) tiverem sido entretidas, mas não realmente inspiradas, instruídas no Evangelho ou elevadas espiritualmente” (“Great Shall Be the Peace of Thy Children” [Grande Será a Paz de Teus Filhos]).

O mundo hoje influencia até mesmo as crianças bem pequenas. Os assuntos morais e sociais de hoje também fazem parte da conversa das crianças na escola e no parquinho. As verdades doutrinárias aprendidas no lar serão um alicerce sobre o qual poderão permanecer. Uma mãe escolheu um tema de Para o Vigor da Juventude e Tópicos do Evangelho para criar um debate simplificado com os filhos todas as semanas na noite familiar.

Ajudamos as crianças a aprender e viver as verdades simples do evangelho ao:

  • Ser um testemunho vivo da doutrina que queremos que elas entendam.
  • Conduzi-las às escrituras e ensinamentos dos profetas modernos para que aprendam a verdade por si mesmas.
  • Ajudá-las a relacionar e aplicar os princípios doutrinários realisticamente à sua própria vida.

No livro de John F. MacAuthur, Reckless Faith [Fé Ousada], ele escreve: “Os agentes federais não aprendem a reconhecer dinheiro falso estudando dinheiro falso. Eles estudam as notas verdadeiras até dominarem como é sua aparência. Então, ao verem o dinheiro falso o reconhecem”.

Assim também é com nossas crianças. Quando a doutrina do evangelho é compreendida e estabelecida profundamente no coração delas, elas serão capazes de discernir o que é verdade, e os ensinamentos falsos do mundo se tornarão evidentes.

À medida que nossos filhos aprendem a compreender as doutrinas do evangelho, eles se tornam mais autossuficientes e mais responsáveis. Eles tornam-se parte da solução dos problemas familiares e mais capazes de resistir às tentações mundanas. Essas verdades simples que penetraram seu coração permitirão que eles vejam com clareza quem eles são e isso acenderá a chama de sua fé.