Recursos adicionais para ensinar as crianças
Liçó 8: Domingo É um Dia para Lembrar do Pai Celestial e de Jesus Cristo


8

Domingo É um Dia para Lembrar do Pai Celestial e de Jesus Cristo

Introdução para o Professor

A fim de preparar-se espiritualmente para apresentar esta lição, leia e pondere o seguinte:

Desde a época do Velho Testamento, o povo de Deus reservou um dia na semana como o Dia do Senhor: um dia para descansar de nosso trabalho e adorar a Deus (ver Gênesis 2:2–3; Êxodo 20:8–11). O Senhor repetiu esse mandamento em nossos dias e prometeu que santificar o dia do Senhor nos ajudará a manter-nos “[limpos] das manchas do mundo” (ver D&C 59:9–10).

Atividades de Aprendizagem

Comece com uma atividade motivadora. Há sugestões na página 3.

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de abertura.

Gravura

Mostre a fotografia da família caminhando até a Igreja na página 38 e diga às crianças que essa família está indo à Igreja no domingo. Explique-lhes que o domingo é um dia especial e que vamos à Igreja nesse dia para adorar o Pai Celestial e Jesus Cristo e aprender sobre Eles.

Imagem
family walking to church

Músicas

Diga às crianças: “Vamos fazer de conta que estamos indo à Igreja”. Peça-lhes que andem em círculo e cantem ou digam as seguintes palavras modificadas de “É Bom Cantar” (Músicas para Crianças, p. 129):

A Igreja é um bom lugar,

Bom lugar, bom lugar!

A Igreja é um bom lugar,

É bom, tão bom ficar!

Peça às crianças que se sentem e diga-lhes que, quando vamos à Igreja, lembramos (aponte para a cabeça) do Pai Celestial e de Jesus Cristo e pensamos (aponte de novo para a cabeça) Neles. Cante ou recite o primeiro verso de “Com Amor, com Fervor” (Músicas para Crianças, p. 11):

Com amor, com fervor, invocamos-Te, Senhor.

Mostre a fotografia da família em casa na página 38. Chame atenção para os diferentes membros da família e explique às crianças que, depois das reuniões da Igreja, podemos recordar o Pai Celestial e Jesus em casa com nossa família. Podemos ler as escrituras juntos (peça às crianças que façam de conta que estão lendo as escrituras) e orar juntos (peça-lhes que cruzem os braços) e demonstrar amor uns pelos outros (peça-lhes que ponham as mãos no peito). Cante ou recite “Uma Família Feliz” (Músicas para Crianças, p. 104). Peça às crianças que acompanhem você.

Minha mãe é um amor.

O meu pai, trabalhador.

Somos, pois, como se diz:

Uma família bem feliz.

Imagem
family at home

Conclusão

Lembre às crianças que o domingo é um dia para recordarmos o Pai Celestial e Jesus, na Igreja e em casa com a família. Peça às crianças que repitam: “Domingo”.

Oração

Peça a uma criança que faça a oração de encerramento.

Atividades Opcionais

Preparação

  • Para a atividade das figuras no saco: Faça uma cópia da página 39. Recorte as ilustrações e, se desejar, pinte-as. Ponha as ilustrações num saco ou em outro recipiente.

    Imagem
    coloring page, Sunday book

    Aos domingos, vou à Igreja.

    Aos domingos, posso mostrar meu amor a minha família.

    Aos domingos, posso ler as escrituras.

    Domingo é um dia para lembrar do Pai Celestial e de Jesus Cristo.

  • Para a atividade com as escrituras: Traga a Bíblia. Marque Gênesis 2:2 para encontrar essa escritura facilmente. Marque também a página 34 deste manual.

  • Para a atividade com o livro: Faça uma cópia da página 39 para cada criança colorir.

Jogo com a Bolsa

Peça a uma criança que escolha uma gravura da bolsa. Leia o que está escrito e peça às crianças que façam a ação sugerida pelo desenho, como marchar sem sair do lugar em “No domingo, posso ir à Igreja” ou apontar para a cabeça em “Domingo é um dia para lembrar o Pai Celestial e Jesus Cristo”. Peça às crianças que digam palavras-chave de cada frase, como “Jesus”, “escrituras”, “família” e “Igreja”. Faça o mesmo com cada desenho até dar a oportunidade de participar a cada criança que quiser.

Escritura

Mostre a gravura da página 34 e recapitule a história da Criação com as crianças (ver Gênesis 1 e a lição 7 deste manual). Explique-lhes que Jesus trabalhou seis dias para criar o mundo.

Imagem
plants and animals

Diga às crianças que você vai ler uma escritura que nos ensina o que Jesus fez no sétimo dia. Abra a Bíblia em Gênesis 2:2 e leia: “Descansou no sétimo dia de toda a sua obra”. Ao ler, enfatize a palavra descansou.

Pergunte: “O que Jesus fez no sétimo dia?”

Resposta: “Descansou”.

Diga às crianças que, em seis dias da semana, trabalhamos. Peça para as crianças demonstrarem diferentes tipos de trabalho, como varrer o chão, plantar e assim por diante. Explique-lhes que, no domingo, descansamos. Peça-lhes que se sentem e externem a sua gratidão pelo fato de o Pai Celestial nos ter dado um dia para descansarmos de nosso trabalho.

Livro

Distribua as cópias da página 39 para as crianças colorirem. Enquanto estiverem fazendo isso, fale sobre as ilustrações e lembre-as que essas são coisas que fazemos para recordar e adorar o Pai Celestial e Jesus Cristo aos domingos. Quando terminarem de colorir, dobre a folha nos pontilhados para fazer um livro. Depois, leia o livro com as crianças.

Imagem
book diagram