Vem, e Segue-Me 2024
28 de outubro a 3 de novembro: “Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”. Mórmon 1–6


28 de outubro a 3 de novembro: “Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”. Mórmon 1–6, Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: Livro de Mórmon 2024 (2023)

“28 de outubro a 3 de novembro. Mórmon 1–6,” Vem, e Segue-Me — Para Uso em Casa e na Igreja: 2024 (2023)

Imagem
Mórmon escrevendo nas placas de ouro

Mórmon Resume as Placas, de Tom Lovell

28 de outubro a 3 de novembro: “Quisera persuadir todos vós (…) a vos arrependerdes”

Mórmon 1–6

Mórmon não fez um “relato completo” das “terríveis cenas” de iniquidade e derramamento de sangue que viu entre os nefitas (Mórmon 2:18; 5:8). Mas o que ele registrou em Mórmon 1–6 é suficiente para nos lembrar do quanto uma pessoa que antes era justa pode cair. Em meio a essa perversidade generalizada, é possível entender por que Mórmon se sentia fatigado e até mesmo desanimado. No entanto, apesar de tudo o que viu e vivenciou, ele nunca perdeu de vista a grande misericórdia de Deus e a convicção de que o arrependimento é o caminho para recebê-la. E, embora o próprio povo de Mórmon tenha rejeitado seus pedidos para que se arrependessem, ele sabia que tinha uma audiência mais ampla a persuadir. Ele declarou: “Sim, eis que escrevo a todos os confins da Terra”. Em outras palavras, ele escreveu para você (ver Mórmon 3:17–20). E essa mensagem dele para você, hoje, é a mesma que poderia ter salvado os nefitas naquela época: “Acrediteis no evangelho de Jesus Cristo (…). [Arrependei-vos] e (…) vos [prepareis] para comparecer perante o tribunal de Cristo” (Mórmon 3:21–22).

Ver também “Mórmon Preserva o Registro para os Últimos Dias” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Ideias de aprendizado em casa e na igreja

Mórmon 1–6

Imagem
ícone do seminário
Posso seguir a Jesus Cristo independentemente do que as outras pessoas fazem.

Quando ele tinha apenas cerca de 10 anos de idade, Mórmon era notavelmente diferente das pessoas a seu redor. Ao ler Mórmon 1–6, identifique maneiras pelas quais a fé de Mórmon em Jesus Cristo o tornou único e lhe deu oportunidades de servir e abençoar o próximo. Comece com os versículos a seguir:

Mórmon 1:2–3, 13–17.Que diferenças você notou entre Mórmon e seu povo? Que qualidades ele tinha que o ajudaram a permanecer espiritualmente forte em um momento tão difícil?

Mórmon 2:18–19.Que palavras Mórmon usou para descrever o mundo onde vivia? De que modo ele manteve a esperança apesar do ambiente que o cercava?

Mórmon 3:12.Qual era o sentimento de Mórmon a respeito das pessoas à sua volta? O que você pode fazer para desenvolver o tipo de amor que ele demonstrou?

Que outros versículos em Mórmon 1–6 destacam a fé de Mórmon em Jesus Cristo? Que oportunidades lhe foram dadas porque ele escolheu manter-se fiel?

Considere estudar a mensagem do presidente Thomas S. Monson “Ser um exemplo e uma luz” (A Liahona, novembro de 2015, p. 86) e identificar razões pelas quais é importante que os seguidores de Jesus Cristo se destaquem ou sejam diferentes. Como você completaria frases como estas? “ foi um exemplo para mim quando ele(a) . Isso me ajudou a querer .”

Mórmon poderia ter sentido que seu exemplo não estava fazendo diferença para seu povo. Se você tivesse a oportunidade de falar com Mórmon, o que diria a ele sobre como o exemplo dele fez a diferença para você?

Ver também David A. Bednar, “Percepção rápida”, A Liahona, dezembro de 2006, p. 14; “Algo Diferente a Nosso Respeito: Exemplo” (vídeo), Biblioteca do Evangelho.

Peça às outras pessoas que contem o que aprenderam. Quando as pessoas compartilham o que aprenderam, elas fortalecem a própria fé e a fé dos outros (ver Doutrina e Convênios 88:122). Pergunte à sua família ou classe quais experiências eles tiveram ao estudar a palavra de Deus.

Imagem
Batalha entre nefitas e lamanitas

Batalha, de Jorge Cocco

Mórmon 2:10–15

A tristeza segundo Deus me leva a Cristo e à mudança duradoura.

Quando Mórmon viu a tristeza do povo, teve esperança de que se arrependeriam. Mas “o pesar [deles] não era para o arrependimento” (Mórmon 2:13) — não era uma tristeza segundo Deus, mas segundo o mundo. Para entender a diferença, considere registrar o que você aprendeu com Mórmon 2:10–15 em um quadro como este:

Tristeza segundo Deus

Tristeza segundo o mundo

Achegar-se a Jesus (versículo 14)

Amaldiçoar a Deus (versículo 14)

Como você sabe se sua tristeza é segundo Deus ou segundo o mundo? Se está experimentando tristeza segundo o mundo, como você pode transformá-la em uma tristeza segundo Deus?

Ver também 2 Coríntios 7:8–11; Michelle D. Craig, “Descontentamento divino”, Liahona, novembro de 2018, p. 52.

Mórmon 3:3, 9

“Eles não compreenderam que fora o Senhor que os havia poupado.”

Mórmon observou que os nefitas não reconheciam as maneiras pelas quais o Senhor os havia abençoado. Ao ler Mórmon 3:3, 9, pondere sobre como você tem reconhecido a influência de Deus em sua vida. Que bênçãos você recebe quando reconhece Sua influência? Quais são as consequências de não O reconhecer? (Ver Mórmon 2:26; Doutrina e Convênios 59:21.)

Ver também Henry B. Eyring, “Oh, lembrai-vos, lembrai-vos”, A Liahona, novembro de 2007, p. 66.

Mórmon 5:8–24; 6:16–22

Jesus Cristo está de braços abertos para me receber.

Se você se sentir desanimado com seus próprios pecados, a descrição que Mórmon fez do Salvador, com os “braços abertos para [nos] receber”, pode trazer consolo. Ao ler Mórmon 5:8–24 e 6:16–22, o que você aprende sobre os sentimentos do Pai Celestial e de Jesus a seu respeito mesmo quando você peca? De que modo você sente que Jesus Cristo Se manifesta de braços abertos em sua vida? O que você se sente inspirado a fazer como resultado disso?

Ver também “Vinde a Cristo”, Hinos, nº 69.

Sugestões para ensinar as crianças

Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24; 3:1–3, 12, 17–22

Posso seguir a Jesus Cristo, como Mórmon fez.

  • Como Mórmon era muito jovem quando desenvolveu a fé em Cristo, ele pode ser uma inspiração para seus filhos. Leia Mórmon 1:1–3 e peça a seus filhos que prestem atenção na idade de Mórmon quando Amaron lhe deu uma missão especial. Você também pode ajudá-los a encontrar nesses versículos as qualidades que Amaron viu em Mórmon. Como essas qualidades nos ajudam a seguir a Jesus Cristo?

    Imagem
    Mórmon quando era menino

    Mórmon aos 10 anos, de Scott M. Snow

  • Como Mórmon seguiu a Jesus Cristo, ele teve a oportunidade de servir e abençoar o próximo. Peça a seus filhos que leiam uma ou mais das seguintes passagens e os ajude a compartilhar o que aprenderam sobre Mórmon: Mórmon 1:1–3; 2:1, 23–24 e 3:1–3, 12, 20–22 (ver também “Capítulo 49: Os ensinamentos de Mórmon”, Histórias do Livro de Mórmon, pp. 138–142). De que maneira ele seguiu a Jesus Cristo? Como a fé que ele tinha em Jesus Cristo ajudou ou abençoou o próximo? Como nossa fé pode ajudar as pessoas que conhecemos?

Mórmon 2:8–15

A tristeza segundo Deus me leva a Cristo e à mudança duradoura.

  • Você poderia fazer um gráfico como o da seção “Ideias de aprendizado em casa e na igreja” para ajudar seus filhos a entender a diferença entre a tristeza segundo Deus e a tristeza segundo o mundo ao lerem Mórmon 2:8, 10–15. Depois, eles também poderiam procurar em Mórmon 2:12 razões pelas quais o arrependimento deve fazer nosso “coração (…) regozijar-se”. Como podemos ter certeza de que a tristeza que sentimos por nossos pecados nos leva a buscar a Deus para nos ajudar a mudar?

Mórmon 3:3, 9

O Pai Celestial me concede muitas bênçãos.

  • Pedir a seus filhos que listem (ou desenhem) algumas coisas pelas quais são gratos pode ser uma boa maneira de ajudá-los a sentir gratidão por Deus. Depois que eles fizerem uma lista, leia Mórmon 3:3, 9 e explique-lhes que o Pai Celestial também abençoou os nefitas, mas eles não reconheceram isso. O que podemos fazer para mostrar que somos gratos ao Pai Celestial por nossas bênçãos?

Mórmon 3:12

O Pai Celestial quer que eu ame a todos.

  • Mesmo os nefitas sendo maus, Mórmon nunca deixou de amá-los. Ajude seus filhos a encontrar as palavras “amara” e “amor” em Mórmon 3:12. Vocês também poderiam cantar uma música juntos sobre amar as pessoas, como “Ama sempre ao teu irmão” (Músicas para Crianças, p. 39), enquanto você mostra fotografias de crianças do mundo todo. Preste testemunho do amor de Deus por todos os Seus filhos.

Para mais ideias, leia a edição deste mês da revista Meu Amigo.

Imagem
placas de ouro

O Livro de Mórmon foi escrito “para que acrediteis no evangelho de Jesus Cristo” (Mórmon 3:21).