Novo Testamento 2023
2 a 8 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1: “Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”


“2 a 8 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1: ‘Cumpra-se em mim segundo a tua palavra’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“2 a 8 de janeiro. Mateus 1; Lucas 1”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Maria e Isabel

2 a 8 de janeiro

Mateus 1; Lucas 1

“Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”

Comece lendo Mateus 1 e Lucas 1. Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar vai ajudá-lo a compreender esses capítulos e este esboço vai lhe dar sugestões didáticas. Se precisar de mais ajuda para ensinar as crianças menores, veja “Atender às necessidades das crianças menores” no início deste recurso.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Peça às crianças que se sentem formando um círculo e, depois, peça a uma criança que conte algo que aprendeu recentemente nas escrituras. Essa criança pode rolar uma bola para outra criança no círculo ou apenas apontar para indicar que é a vez de outra criança compartilhar.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mateus 1:18–25; Lucas 1:26–38

Os anjos anunciaram o nascimento de Jesus.

Maria e José foram, individualmente, visitados por um anjo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo. Essas experiências podem ajudar as crianças a perceber como o nascimento de Cristo foi importante.

Atividades sugeridas

  • Convide os pais de uma criança para irem à sala de aula vestidos de Maria e José. Peça-lhes que compartilhem as experiências registradas em Mateus 1:18–25 e Lucas 1:26–38.

  • Conte as histórias de anjos aparecendo a Maria e a José conforme registrado nesses versículos. (Ver também “Capítulo 2: Maria e o anjo” e o “Capítulo 4: José e o anjo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 8–9, 12, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org.) Você pode mostrar a gravura do esboço desta semana no manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que contem as histórias novamente para você.

  • Peça-lhes que desenhem as histórias encontradas em Mateus 1:18–25 e Lucas 1:26–38.

Imagem
Gabriel aparece a Maria

A Anunciação, de John Scott

Lucas 1:5–25, 57–63

O Pai Celestial responde às minhas orações.

Zacarias e Isabel provavelmente oraram por um filho durante muitos anos. Por fim, o Pai celestial respondeu às suas orações enviando-lhes um filho, João Batista. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças que o Pai Celestial responde às orações?

Atividades sugeridas

  • Com suas próprias palavras, conte a história registrada em Lucas 1:5–25, 57–63. Você pode repetir a história algumas vezes. Designe crianças para representarem os papéis do anjo, de Zacarias e de Isabel, e encenarem a história. Destaque as palavras do anjo a Zacarias: “Tua oração foi ouvida” (Lucas 1:13). Conte uma experiência em que o Pai Celestial respondeu à sua oração.

  • Use “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18) ou outra música para ensinar às crianças como orar. Toda vez que as crianças cantarem as palavras “oração”, “oro” e “prece”, peça-lhes que abaixem a cabeça e cruzem os braços.

  • Peça a cada criança que faça gestos que representem algo pelo qual elas podem orar. Peça às outras crianças que adivinhem o que o gesto representa. Elas podem encontrar ideias na página de atividades da semana.

Lucas 1:30–35

Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Jesus Cristo é o Filho do Pai Celestial e de Maria. O que você pode fazer para ajudar as crianças a aprender mais sobre Ele?

Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que o anjo contou a Maria que seu bebê seria chamado de Filho de Deus (ver Lucas 1:35). Ajude as crianças a repetir a frase “Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Ajude-as a entender quem eram os pais de Jesus pedindo-lhes que desenhem seus próprios pais. Depois que elas desenharem, diga-lhes que Jesus também tinha pais: Maria e o Pai Celestial. Além disso, foi pedido a José que protegesse Jesus e cuidasse Dele enquanto Ele vivia na Terra.

  • Preste testemunho de que, uma vez que Jesus era o Filho de Deus, Ele podia morrer por nossos pecados e voltar a viver. Mostre gravuras da Crucificação e da Ressurreição de Jesus (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 57 e nº 59).

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mateus 1:18–25; Lucas 1:5–37

Para Deus nada é impossível.

Os nascimentos de Jesus e de João Batista só foram possíveis devido ao poder de Deus. Aprender sobre esses milagres pode fortalecer a fé das crianças de que Deus tem o poder de realizar milagres em nossa vida.

Atividades sugeridas

  • Enquanto você e as crianças examinam Mateus 1:18–25 e Lucas 1:5–37, faça perguntas como: “O que você diria se estivesse no lugar de Maria?” ou “Como você se sentiria se fosse Zacarias?”

  • De maneira simples, conte as histórias descritas em Mateus 1:18–25 e Lucas 1:5–37. Peça às crianças que levantem as mãos quando ouvirem algo que seria impossível sem o poder de Deus. Que outras histórias as crianças podem compartilhar em que Deus fez algo que parecia impossível?

  • Ajude as crianças a memorizar Lucas 1:37. Para isso, você pode escrever o versículo no quadro e pedir que as crianças o repitam várias vezes. Depois de cada vez, apague uma palavra.

Mateus 1:21–25; Lucas 1:30–35, 46–47

Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Jesus Cristo é o Filho do Pai Celestial e de Maria. Como você pode ajudar as crianças a aprender essa verdade?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Lucas 1:30–35 e busquem respostas para as perguntas: “Quem é a mãe de Jesus?” e “Quem é o pai de Jesus?” Ajude-as a entender que Jesus Cristo é a única pessoa que teve uma mãe mortal, Maria, e um Pai imortal, o Pai Celestial (ver também 1 Néfi 11:18–21).

  • Enquanto leem esses versículos, incentive as crianças a pesquisar os nomes ou títulos de Jesus Cristo. O que esses nomes significam e o que eles ensinam sobre Jesus?

  • Compartilhe seu testemunho de Jesus Cristo e convide as crianças a também compartilhar seu testemunho.

Lucas 1:5–25, 57–66

O Pai Celestial ouve e responde às minhas orações.

Deus responde às orações, mas nem sempre da maneira que esperamos. Como você pode usar o relato de Zacarias e Isabel para ensinar essa verdade às crianças?

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que elas diriam a alguém que orou por uma bênção, mas ainda não a recebeu. Peça-lhes que pensem sobre essa pergunta ao lerem juntas Lucas 1:5–25, 57–66. (Ver também o “Capítulo 1: Isabel e Zacarias” e o “Capítulo 3: O nascimento de João Batista”, Histórias do Novo Testamento, pp. 6–7, 10–11, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org.) O que Zacarias e Isabel poderiam dizer a alguém que sentisse que suas orações não estavam sendo respondidas?

  • Com antecedência, convide várias crianças para falar sobre experiências de quando o Pai Celestial respondeu às suas orações. Fale sobre uma ocasião em que você sentiu que suas orações foram respondidas de um modo inesperado.

  • Peça às crianças que façam um desenho sobre uma ocasião em que o Pai Celestial respondeu a uma oração — de preferência, a delas. Faça com que compartilhem seus desenhos com a classe.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Convide as crianças a mostrar aos familiares os desenhos que fizeram durante a aula. Incentive-as a perguntar a seus familiares sobre ocasiões em que Deus respondeu às suas orações.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças menores a aprender com as escrituras. Para ajudar as crianças menores a aprender com as escrituras, enfatize um único versículo ou somente uma frase do versículo. Você pode pedir que se levantem ou que levantem as mãos quando ouvirem essa palavra ou frase. (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 21.)