2004
Um Padrão de Vida
Janeiro de 2004


Um Padrão de Vida

“Buscai diligentemente, orai sempre e sede crentes; e todas as coisas contribuirão para o vosso bem.” (D&C 90:24)

As revistas da Igreja pediram ao Élder L. Tom Perry, do Quórum dos Doze Apóstolos, que compartilhasse alguns pensamentos a respeito de D&C 90:24, que é o tema dos Rapazes e Moças para 2004.

Essa escritura parece estar dividida em quatro partes. O que significa a primeira parte: “Buscai diligentemente”?

Élder Perry: O Senhor disse que para encontrarmos respostas temos não apenas que buscá-las nas escrituras, mas devemos fazê-lo diligentemente. Isso significa esforço de nossa parte. Temos que realmente trabalhar para isso. Um dos melhores lugares para se buscar respostas são as escrituras, e buscar diligentemente significa lê-las repetidas vezes, com fervor e fé, até que as respostas se tornem evidentes.

Penso freqüentemente no que aconteceu no Livro de Mórmon, em 1 Néfi 3–4. Leí enviou seus filhos de volta para Jerusalém a fim de obterem de Labão o registro conhecido como as placas de latão. O registro era importante; as pessoas necessitavam dele para que não caíssem na incredulidade.

Em sua primeira tentativa, os filhos de Leí confiaram na sorte para conseguir os registros. Lançaram sortes, e Lamã foi escolhido. Ele foi falar com Labão, que ficou irado e o expulsou de sua presença. Se os jovens deixarem o estudo das escrituras por conta do acaso — somente o que eventualmente vierem a aprender na Mutual, no seminário ou numa classe da Escola Dominical — não alcançarão a profunda compreensão que adquirimos por meio do estudo individual e em família. Não podemos deixar por conta do acaso um tesouro tão importante quanto o conhecimento do evangelho.

Em seguida, os filhos de Léi tentaram comprar as placas de latão usando as coisas do mundo. Labão enviou seus servos para matá-los, e eles só puderam escapar deixando para trás as suas riquezas. Os jovens de hoje podem ser tentados a buscar a felicidade nas coisas do mundo. O tempo todo estão sendo-lhes apresentadas idéias mundanas, quando estão diante da televisão ou quando utilizam a Internet. Contudo, cedo ou tarde eles descobrirão que essas idéias não os conduzem à felicidade que procuram.

Por fim, Néfi decidiu que a única maneira de obter os registros seria pela fé. Ao tomar essa decisão, foi conduzido pelo Espírito para saber o que fazer, e grandes bênçãos aconteceram. Néfi conseguiu as escrituras, e a família de Leí pôde viajar pelo deserto com as escrituras sagradas para guiá-los. Da mesma forma, se os jovens agirem com fé, receberão conhecimento que irá guiá-los.

Será somente nas escrituras que devemos buscar diligentemente?

Élder Perry: Busquem a verdade, e lembrem-se da palavra diligentemente. Isso não significa indolentemente. Significa com todo o vigor. Também é importante guardar os mandamentos para que possamos ouvir os sussurros do Espírito. Sermos dignos faz parte do processo de sermos diligentes.

Ao buscarmos, o que podemos encontrar de útil?

Élder Perry: As escrituras dão-nos a orientação de que precisamos. Elas são as palavras do Senhor que nos foram reveladas por intermédio dos profetas. E as escrituras são reveladas em diferentes épocas, ocasiões e anos, dando-nos a grande oportunidade de termos uma visão ampla do que aconteceu e de que as verdades foram restauradas. Ao estudarmos as escrituras regularmente, podemos encontrar um padrão para nossa própria vida. Podemos ver como a obediência pode trazer-nos bênçãos.

A próxima parte do versículo nos instrui a “orar sempre”. Como fazemos isso?

Élder Perry: Tenham sempre uma oração em seu coração. Não é preciso proferi-la em voz alta o tempo todo, mas há pouquíssimos momentos no dia em que não precisamos ser orientados e guiados no curso que desejamos seguir. É maravilhoso e reconfortante saber que o Senhor está a nosso lado. E Ele está ali “24 horas por dia, 7 dias por semana”, como se costuma dizer. Ele está sempre à nossa disposição.

Lembro-me de uma experiência que tive quando servia nos fuzileiros navais. Voltamos para nossa base, depois de uma longa e pesada marcha forçada. Estávamos cansados, famintos e sedentos. Os cozinheiros tinham preparado uma salada de frango para enganar nossa fome até o jantar, e como estávamos ansiosos por saboreá-la! Um amigo e eu sempre fazíamos uma pausa e abençoávamos o alimento antes de comer. Enquanto orávamos, os outros atacaram a salada. Poucas horas depois, todo o grupo estava passando muito mal, com exceção de duas pessoas: Meu amigo e eu, que tínhamos feito uma pausa para agradecer ao Senhor.

Evidentemente, a maioria das orações não tem resultados tão drásticos. Na maior parte das vezes, a resposta será um sentimento tranqüilo e sereno a respeito daquilo que é certo. Muitas vezes em minha vida fui consolado e confortado pela oração.

Devemos também lembrar-nos de agradecer. O Pai Celestial nos proporciona muitas oportunidades e bênçãos maravilhosas. A maioria das orações deve ser uma expressão de gratidão pelas coisas que Dele recebemos.

Como desenvolvemos o hábito de ter sempre uma oração em nosso coração?

Élder Perry:: Espero que na maioria dos casos isso aconteça por meio do exemplo de bons pais. Se a oração fizer parte da vida diária dos jovens, eles terão um sentimento cálido e agradável ao procurarem o Senhor. A oração é um consolo e uma prática muito fácil para todas as crianças.

Que conselho daria aos que não vivem nesse tipo de ambiente?

Élder Perry: Eles têm a oportunidade de aceitar o evangelho. A Igreja proporciona inúmeras oportunidades de fazermos orações. Creio que a prática da oração pode ser incentivada por meio da orientação de bons líderes do sacerdócio, líderes da Mutual e líderes dos Rapazes e Moças. Isso ajudará a preencher a lacuna deixada em sua infância, fazendo com que os jovens tenham então a oportunidade de aprender a orar, seguir adiante e compreender o que o Senhor nos concedeu.

Por que é importante “sermos crentes”?

Élder Perry: Sinto que sempre acreditei. Tive um excelente pai, que foi meu bispo durante meus primeiros 18 anos de vida. Ele acreditava no Senhor, confiava no Senhor e seguia o Senhor em seu chamado no sacerdócio. Tive uma mãe que sempre teve uma forte crença e confiava nesse testemunho que ela possuía. A crença de meus pais criou em mim o desejo de acreditar, e foi muito importante na aquisição de meu próprio testemunho.

O que devemos fazer para adquirir nosso próprio testemunho?

Élder Perry: Todos temos que adquirir o nosso próprio testemunho, e o exemplo de outras pessoas é um excelente modo de começarmos a fazê-lo. Podemos sentir segurança quando ouvimos alguém em quem confiamos prestar um solene testemunho. Há uma afinidade natural que nos impele a esse desejo de “sermos crentes”.

Também é importante vivermos os mandamentos. Precisamos conhecer a lei do Senhor e procurar vivê-la para comprovarmos que ela funciona e nos proporciona bênçãos. O Salvador disse: “Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo”. (João 7:17)

Já me perguntei muitas vezes: “O que teria acontecido se eu tivesse sido criado sem o evangelho? Como eu teria reagido se ele me fosse pregado?” Espero que eu tivesse suficiente sensibilidade para ouvi-lo, analisá-lo e orar.

Não creio que um testemunho possa surgir de repente do nada. O testemunho é algo que está crescendo o tempo todo. À medida que tenho oportunidades de servir no reino do Senhor e ver como Ele abençoa Seu povo, meu testemunho continua a crescer.

Quais são algumas outras coisas que precisamos fazer?

Élder Perry: Jamais devemos nos esquecer da importância de tomar o sacramento. Lembro-me de outra experiência que tive nas forças armadas. Eu fazia parte de um grupo que permaneceu unido por muito tempo. Realizávamos a reunião sacramental todos os domingos, enquanto eu servia nas forças armadas. Às vezes a água vinha numa caneca da cantina e o pão era um biscoito de nossa ração militar, mas sempre tomávamos o sacramento. Nossos amigos que estavam separados de nós e que não tiveram a oportunidade de tomar o sacramento por muito tempo não pareciam estar tão seguros de sua fé por causa disso.

Devemos procurar amigos SUD dignos e não deixar de renovar todos os domingos, se possível, os votos e convênios que fizemos com o Senhor. Tomar o sacramento tem um efeito importante na vida das pessoas. Faz com que se dêem conta de que o Senhor está obrigado a proporcionar-lhes as bênçãos que elas pedem, se forem dignas delas, se cumprirem a sua parte.

Como e quando devemos esperar que “todas as coisas contribuirão para o [nosso] bem”?

Élder Perry:: Termos que esperar às vezes é uma grande bênção. Apreciamos mais as recompensas quando nos esforçamos para alcançá-las. Cada período da vida tem uma fase diferente, e à medida que progredimos de fase em fase, encontramos maior satisfação em seguir o que a Igreja nos ensinou.

Temos um grande testemunho do Santo Espírito no coração quando fazemos o que é certo. Isso nos proporciona felicidade, paz e satisfação que não podem ser alcançados de nenhuma outra forma. Quando vivemos em retidão, as outras coisas acabam dando certo. Pode ser que as coisas aconteçam de forma diferente do que havíamos planejado, mas serão coisas boas. Lembrem-se de que as bênçãos são concedidas no devido tempo do Senhor.

E quanto às tragédias que sofremos na vida? Como elas podem contribuir para o nosso bem?

Élder Perry: Bem, eu perdi uma esposa e uma filha. Embora tenha sido difícil, isso não abalou meu testemunho. Descobri que as provações da vida podem ser vencidas, se permanecermos no caminho correto. Podemos chegar a desenvolver todo o nosso potencial, a despeito das tragédias, e isso nos dá grande satisfação. A perseverança com fé é uma experiência que nos aproxima do Espírito.

Se “buscarmos diligentemente, orarmos sempre e formos crentes”, será muito difícil sairmos do caminho. O Senhor nos prometeu isso. Quando alguém se afasta do Senhor, automaticamente há uma deterioração na sua capacidade de seguir o Espírito e a perda do privilégio de sentir real felicidade na vida. Se as pessoas seguem o Senhor, elas prosperam, crescem e mesmo que haja dificuldades, as coisas boas da vida acontecem de acordo com o plano do Senhor.

Há uma grande satisfação em sabermos quem somos, o que é esperado que façamos aqui e quais as bênçãos eternas que nosso Pai Celestial prometeu aos fiéis nas eternidades futuras. Pode haver algo mais reconfortante do que isso?

Como sabemos que essas promessas serão cumpridas se não vemos resultados imediatos?

Élder Perry: Uma das razões de estarmos aqui na Terra é aprender a ter paciência, perseverança e a viver em retidão. Pode levar algum tempo para vermos os resultados, mas se vivermos da maneira correta, encontraremos a alegria e a felicidade resultantes de uma vida digna. É isso que significa ter fé.

Quais são suas sugestões finais para os jovens sobre como colocar em prática as instruções do Senhor contidas em D&C 90:24?

Élder Perry: Façam o que diz essa escritura. Trata-se de uma promessa do Senhor, e vejam o que Ele nos promete: “Todas as coisas contribuirão para o vosso bem”. Que grande bênção! É uma promessa do Senhor para esses grandes jovens. Ele nunca deixou de cumprir Suas promessas.

Tive uma vida tão excelente, emocionante e compensadora que desejo que todos os jovens da Igreja tenham as mesmas bênçãos. Não tirei sempre as melhores notas na escola. Não fui um atleta de destaque. Na verdade, durante todo o meu curso secundário eu me considerava apenas medíocre. Mas minha vida foi tão boa, tão cheia de satisfação, que desejo fazer tudo a meu alcance para que os jovens sintam o mesmo.

Nem todos os dias da minha vida foram um sucesso. Mas não creio que tenha havido um dia sequer em minha vida em que o Senhor não tenha estado comigo, inspirando-me e guiando-me. Creio que terminei cada dia com um coração feliz e um espírito entusiasmado para tentar de novo no dia seguinte, e sei que essa é uma excelente maneira de se viver.

Essa entrevista foi realizada por Richard M. Romney e Janet Thomas.