2011
Não Sejam Enganados
Março de 2011


Clássicos do Evangelho

Não Sejam Enganados

Joseph Fielding Smith, o décimo presidente da Igreja, nasceu em 19 de julho de 1876. Foi ordenado apóstolo em 7 de abril de 1910 e apoiado como presidente da Igreja em 23 de janeiro de 1970. Neste discurso, proferido em 1953, o Presidente Smith ensinou aos jovens como não serem ludibriados pelas teorias falsas do mundo.

Extraído de “Entangle Not Yourselves in Sin”, Improvement Era, setembro de 1953, pp. 646–647, 671–672, 674, 676–678; o uso de iniciais maiúsculas e da pontuação foi atualizado.

Enquanto algumas pessoas estão modificando seus padrões para seguir os modismos do mundo, precisamos permanecer firmes nas escrituras e nas verdades reveladas do evangelho.

Imagem
President Joseph Fielding Smith

Vivemos num mundo muito conturbado, e falarei de modo bem direto: Vivemos num mundo que descartou Deus ou caminha a passos largos para isso. Vivemos num mundo em que ministros cristãos de várias denominações se deixaram influenciar pelas filosofias dos homens e, assim, por não terem o Espírito do Senhor, tentam modificar as escrituras, ou o significado delas, a fim de harmonizá-las com as falsas doutrinas tão difundidas no mundo atual. Essas teorias estão em total conflito com a revelação divina, mas pessoas atemorizadas e dominadas pela influência de falsas filosofias, tentam modificar as doutrinas para adequá-las a essas teorias e ideias que, em sua essência, estão desprovidas de Deus. Não podemos nos permitir essas coisas. (…)

“A luz brilha nas trevas e as trevas não a compreendem; contudo, dia virá em que compreendereis até o próprio Deus, sendo vivificados nele e por ele.

Então sabereis que me vistes, que eu sou e que sou a verdadeira luz que está em vós e que vós estais em mim; caso contrário, não poderíeis prosperar” (D&C 88:49–50).

Essa revelação é maravilhosa. Trata de inúmeras coisas de vital importância para todos os membros da Igreja. Quantos de nós já leram a seção 88? Não se contentem em ler essa passagem. Usem-na como tema — não há outro melhor — mas leiam a revelação inteira. Ou melhor! Leiam o livro inteiro. O Senhor ordenou na primeira seção de Doutrina e Convênios, que constitui o prefácio desse livro, o prefácio do Senhor:

“Examinai estes mandamentos, porque são verdadeiros e fiéis; e as profecias e as promessas neles contidas serão todas cumpridas” (D&C 1:37). “Examinai estes mandamentos.” Quão grande é nosso amor pelo Senhor? Qual é o maior de todos os mandamentos? O Senhor nos deu a resposta na seção 59 de Doutrina e Convênios, no tocante aos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nesta dispensação da plenitude dos tempos:

“Portanto dou-lhes [aos membros da Igreja] um mandamento que diz assim: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo o teu poder, mente e força; e em nome de Jesus Cristo servi-lo-ás” (D&C 59:5). (…)

Assim, o primeiro de todos os mandamentos é amar a Deus com toda a nossa alma e servi-Lo em nome de Jesus Cristo. Ele ordenou que tomássemos conhecimento dessas verdades que nos foram reveladas na dispensação da plenitude dos tempos.

Quantos de nós já fizeram isso? Digo a vocês e, aliás, a todos os membros da Igreja, que não permitam que seu entendimento se baseie num único versículo [D&C 88:86, o tema da Mutual deste ano], que é um tema deveras excelente, mas examinem as escrituras a fim de não serem enganados pelas falsas teorias e práticas tão generalizadas no mundo de hoje. Caso façam isso, caso tenham no coração a orientação do Espírito do Senhor que todo membro da Igreja tem o direito de ter, a companhia do Espírito Santo, vocês não serão desencaminhados pelas teorias dos homens, pois o Espírito do Senhor lhes dirá que são falsas, e vocês terão o espírito de discernimento para compreenderem. (…)

Caso entendam o evangelho de Jesus Cristo, ele os libertará. Se sua prática de softbol, voleibol, basquetebol, corrida, dança e outras formas de diversão for desprovida do Espírito do Senhor, não terá valor algum para vocês. Que tudo seja feito em espírito de oração e fé. Acho que já é o caso — talvez então eu nem precise dizê-lo — mas que assim seja. Façam tudo com os olhos fitos na glória de Deus e ensinemos de modo a edificar e fortalecer a nós mesmos e A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Ilustração fotográfica: Frank Helmrich