2020
Perseverar com alegria
Dezembro de 2020


MENSAGEM DE LÍDER DO SACERDÓCIO

Perseverar com alegria

“Natal, a época de dar, é uma época perfeita para sermos intencionais sobre o ministério, permitir que nossos corações e cabeças se voltem para aqueles ao nosso redor e dar presentes de nosso tempo e serviço.”

Adoro o Natal e sempre, durante as nossas comemorações, relembro a minha família o porquê de estarmos a comemorar. Eu os lembro antes de abençoarmos a nossa refeição de Natal … “Lembrem-se, estamos a ter esta refeição especial para celebrar o nascimento do Salvador do mundo — Jesus Cristo, nosso presente do Pai Celestial”. Menciono isso: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”1. Com isso, aprendemos que a Eternidade, ou Vida Eterna, é o maior presente que podemos receber do Pai Celestial … mas esse presente depende de termos fé em Jesus Cristo e perseverar no convênio.

Eu gostaria de ver uma nova palavra no dicionário da língua inglesa: “Enjoyring”. Defino isso como “Perseverar com alegria”, um resultado de permanecer no caminho do convênio. Vou explicar o porquê.

No dia de Natal de 2019, tivemos um grande grupo de familiares e amigos em nossa casa para as comemorações de Natal. Foi um dia maravilhoso, com alegria e paz em nosso convívio. Após o almoço, as crianças encenaram o Natal, fantasiando-se de José, Maria e todas as personagens do presépio.

No final do dia, todos nós nos sentamos ao redor da piscina divertindo-nos e assistindo atividades divertidas. De repente, aconteceu um desastre … nossa filha Joslyn, que nasceu gravemente deficiente com Paralisia Cerebral, de repente começou a ter um ataque epiléptico. Corri para socorrê-la, sabendo por experiência própria que não havia nada que pudéssemos fazer a não ser esperar que passasse. Nós sabíamos que quanto mais tempo durasse a convulsão, mais fatal seria. Enquanto a apoiávamos, pude ver que ela estava tendo muita dificuldade de respirar e que seus lábios estavam a ficar azuis. Lembro-me de sentir-me desesperado, pensando comigo mesmo que nunca a tínhamos visto tão mal antes e percebemos que ela precisava ser levada ao hospital imediatamente.

Eu e a Minha esposa, Mandy, deixamos nossos convidados e saímos a correr. No carro, a convulsão de Joslyn diminuiu e ela conseguiu respirar um pouco melhor, mas então ela teve um segundo episódio grave. Enquanto Mandy dirigia, sentei-me no banco de trás do carro com ela para poder dar-lhe uma bênção do sacerdócio. Quando chegamos ao hospital, Joslyn estava em estado grave. Ela foi rapidamente admitida na Unidade de Cuidados Intensivos para atendimento médico.

Voltamos para casa mais tarde, naquela noite de Natal, Mandy e eu sentindo-nos fisicamente e mentalmente esgotados. No percurso para casa, conversamos sobre como havíamos acabado de abandonar nossos convidados de Natal, mas sabíamos que eles entendiam perfeitamente a emergência. Sabíamos que todos eles haviam voltado para suas casas e concluímos que passaríamos o resto da noite a limpar a nossa casa. Mas quando chegamos em casa, ficamos muito humildes e muito gratos por encontrar nossa casa impecavelmente limpa, com pratos lavados e guardados, o chão esfregado, móveis e brinquedos colocados no lugar — tudo em perfeita aparência.

Sentimos muita gratidão pela consideração de nossa família e amigos que reuniram-se e limparam a casa. Nosso ânimo melhorou, sendo beneficiários dessa gentileza depois de uma experiência estressante. Naquela noite, realmente nos sentimos ministrados.

Joslyn passou a semana seguinte em Cuidados Intensivos, recebeu uma bênção do sacerdócio, recuperou e nos sentimos em paz.

A época de dar

Natal, a época de dar, é uma época perfeita para sermos intencionais sobre o ministério, permitir que nossos corações e cabeças se voltem para aqueles ao nosso redor e dar presentes de nosso tempo e serviço. Ao ministrarmos às pessoas ao nosso redor, devolvemos ao nosso Salvador o dom de reconhecimento e gratidão por Seu dom de vida eterna para nós.

“O Salvador é a fonte da verdadeira paz”, disse o Élder Quentin L. Cook, do Quórum dos Doze Apóstolos. “Mesmo com as provações da vida, graças à Expiação do Salvador e de Sua graça, o viver reto será recompensado com paz individual”2. Entender que Jesus Cristo é o Príncipe da Paz pode nos ajudar a encontrar paz interna e aumentar nossa fé Nele.

Em certa época da minha carreira empresarial, viajei a Israel em muitas ocasiões. Durante meu tempo livre, eu ia fazer visitas turísticas. Durante esses momentos, senti a Bíblia a ganhar vida. Eu estimava particularmente, as minhas visitas a Jerusalém, pois voltei lá com frequência. Visitei o Getsêmani, onde o Senhor Jesus Cristo levou sobre Si os pecados do mundo. Visitei o Gólgota, onde nosso Senhor foi crucificado, o ato final de Seu sacrifício expiatório. Em Jerusalém fica o túmulo do jardim, onde o corpo de nosso Salvador foi colocado para descansar antes de Sua gloriosa ressurreição.

Toda a minha vida entoei canções de Natal e li sobre Belém na Bíblia. Lembro-me — em uma das minhas visitas a Israel — de pé na orla daquela pequena cidade, olhando para as colinas da Judéia e imaginando os pastores vindo para ver o que os anjos haviam anunciado …“Pois hoje, na cidade de Davi, vos nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor”3. Cantamos “Anjos descem a cantar” ou “Glória a Deus nas alturas” (Hino, 124) e outras canções de Natal, dando graças a Deus por seu dom inexprimível de nosso Salvador. Graças a Deus por seu puro amor e misericórdia para com os filhos dos homens.

Agora, depois de um ano muito desafiador, podemos celebrar novamente Seu nascimento neste Natal. Podemos expressar nosso amor e gratidão ao Pai Celestial e adorá-Lo pela dádiva de Seu Filho, por meio da oração e do canto de canções de Natal, tendo um brilho de esperança por um ano melhor pela frente.

Glenn M. Holmes foi chamado como um Setenta de Área em abril de 2019. Ele é casado com Amanda Mary Asgeir-Nielsen e tem quatro filhos. Eles residem em Benoni, na África do Sul.

Notas

  1. João 3:16.

  2. Quentin L. Cook, “Paz de Consciência: A Recompensa da Retidão”, A Liahona, maio de 2013, 35.

  3. Lucas 2:11.