2022
As pedras da preparação, do planejamento e da perseverança
Agosto de 2022


“As pedras da preparação, do planejamento e da perseverança”, Liahona, agosto de 2022.

As pedras da preparação, do planejamento e da perseverança

Ao traçar seu futuro, edifique seu alicerce sobre a pedra mais importante, o Salvador Jesus Cristo.

Imagem
funda e pedras

Preparação

Provavelmente, você já ouviu falar da história de Davi e Golias. Golias era um guerreiro enorme que representava os filisteus. Davi era um jovem pastor de ovelhas que defendia Israel. Davi sabia que Deus estava do seu lado. Ele não tinha medo de lutar contra Golias, porque Golias desafiou os exércitos do Deus vivo.

A fim de se preparar para a batalha que se seguiria, Davi escolheu cinco pedras lisas de um ribeiro e as colocou em seu alforje de pastor. Ele, então, foi ao encontro de Golias na batalha. A batalha não durou muito. Davi conseguiu matar Golias com apenas uma pedra (ver 1 Samuel 17:40–50).

Se Davi sabia que Deus estava do seu lado e que precisava de apenas uma pedra, por que ele se deu ao trabalho de escolher cinco pedras? De acordo com o relato das escrituras, Davi estava confiante. Ele disse a Golias: “Do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (1 Samuel 17:47). Davi desperdiçou tempo procurando as cinco pedras? Será que ele não tinha fé suficiente?

A lição que aprendi com essa história é que precisamos nos preparar bem para o futuro. Talvez não consigamos mudar o que está por vir, mas podemos escolher como nos preparar para o que acontecerá. Ao se preparar para sua carreira futura incerta, seus desafios imprevistos e sua vida futura desconhecida, você pode usar apenas uma pedra, ou talvez precise das cinco. Confie no Senhor e se prepare bem para o que vai enfrentar no futuro.

Planejar

No livro de Éter, aprendemos sobre a jornada do irmão de Jarede, sua família e seus amigos ao viajarem para a terra prometida. Depois de chegarem à costa, habitaram em tendas por quatro anos.

“E aconteceu, no fim de quatro anos, (…) o Senhor tornou a aparecer ao irmão de Jarede; e estava numa nuvem e falou com ele. E pelo espaço de três horas falou o Senhor com o irmão de Jarede e repreendeu-o por não se ter lembrado de invocar o nome do Senhor” (Éter 2:14).

O irmão de Jarede se arrependeu do mal que fizera e Deus o perdoou e o aconselhou a não pecar mais. Deus também prometeu que levaria o povo a “uma terra escolhida entre todas as outras terras” para sua herança (Éter 2:15).

O Senhor então instruiu o irmão de Jarede a construir barcos. Quando o irmão de Jarede terminou, ele pediu ajuda ao Senhor. Ele queria saber como seu povo conseguiria respirar nos barcos (ver Éter 2:19).

O Senhor foi misericordioso, respondendo: “Eis que farás uma abertura em cima e outra no fundo; e quando necessitares de ar, destaparás a abertura e receberás ar. E se acontecer que a água caia sobre vós, eis que fechareis a abertura, para que não pereçais na inundação” (Éter 2:20).

Isso não era muito complexo.

O irmão de Jarede perguntou: “Ó, Senhor, consentirás que cruzemos estas grandes águas na escuridão?” (Éter 2:22.)

Dessa vez, o Senhor ajudou o irmão de Jarede a ser autossuficiente na identificação de uma solução. “Que desejais que eu faça, a fim de que tenhais luz em vossos barcos? Porque eis que não podeis ter janelas, porque seriam despedaçadas; nem levareis fogo convosco” (Éter 2:23, ver também os versículos 24–25).

Compreendendo a situação, o irmão de Jarede procurou uma solução que fosse a melhor, dadas as circunstâncias que seu povo enfrentaria ao atravessar o “grande mar” (Éter 2:25).

O irmão de Jarede decidiu “de uma rocha [fundir] dezesseis pequenas pedras; e elas eram brancas e límpidas, como vidro transparente; e ele levou-as em suas mãos ao cimo do monte e clamou novamente ao Senhor” (Éter 3:1).

Imagem
o irmão de Jarede vê o dedo do Senhor

O Irmão de Jarede Vê o Dedo do Senhor, de Arnold Friberg

Ele pediu a Deus que tocasse as pedras com o dedo e as preparasse para que pudessem “[brilhar] na escuridão”. Deus fez o que o irmão de Jarede pediu, e Jarede colocou as 16 pedras nos 8 barcos, uma em cada extremidade, e “elas forneceram luz aos barcos” (ver Éter 3:4–6; 6:2).

Compare essa experiência com o planejamento para seu futuro. Todos os dias, você está aprendendo e planejando o curso de seu futuro. Quer isso signifique objetivos educacionais, decisões profissionais ou planos familiares, o Senhor pode lhe dar orientação. O casamento para a eternidade e o início de uma família fazem parte do caminho que conduz à terra prometida da exaltação. O Senhor tem especial interesse no curso que você está traçando para chegar lá.

Assim como o Senhor ajudou os jareditas ao tocar as pedras, Ele pode fornecer luz para ajudar você a enxergar nos momentos de decisão, escuridão e dúvida. Receber a orientação do Senhor por meio do Espírito é como ser tocado pelo dedo de Deus e receber poder e luz espiritual para guiar sua família à terra prometida.

Perseverança

A última pedra importante que quero mencionar está registrada em Doutrina e Convênios 50:44: “Portanto, estou em vosso meio e sou o bom pastor e a pedra de Israel. Aquele que edificar sobre esta rocha jamais cairá”.

Jesus Cristo ensinou Seus discípulos sobre um sábio e um tolo conforme registrado em Mateus 7. Cada homem queria proporcionar um lar seguro e confortável para a família, e cada um enfrentou o mesmo desafio: “A chuva ali desceu e o rio subiu”.1

A diferença, no entanto, é que o sábio construiu sua casa sobre a rocha e a casa resistiu, ao passo que o homem insensato construiu sua casa sobre a areia e sua casa então caiu. Em última análise e eternamente, nosso alicerce é importante. É meu desejo e minha oração que todos encontremos o alicerce seguro e permaneçamos nele ao edificarmos nossa vida futura.

Somos lembrados do seguinte em Helamã 5:12: “E agora, meus filhos, lembrai-vos, lembrai-vos de que é sobre a rocha de nosso Redentor, que é Cristo, o Filho de Deus, que deveis construir os vossos alicerces; para que, quando o diabo lançar a fúria de seus ventos, sim, seus dardos no torvelinho, sim, quando todo o seu granizo e violenta tempestade vos açoitarem, isso não tenha poder para vos arrastar ao abismo da miséria e angústia sem fim, por causa da rocha sobre a qual estais edificados, que é um alicerce seguro; e se os homens edificarem sobre esse alicerce, não cairão”.

Essa é uma promessa que recebemos de Deus! Se edificarmos nosso alicerce em Jesus Cristo, não cairemos!

Ao continuar a traçar seu futuro, pense nestas 22 pedras: as 5 pedras da preparação conforme evidenciado por Davi; as 16 pedras do planejamento conforme ilustrado pelo irmão de Jarede; e a pedra mais importante, nossa pedra fundamental, nossa rocha, o Salvador, Jesus Cristo.

Nossa vida inteira deve ser preenchida com o evangelho de Jesus Cristo. O evangelho de Jesus Cristo não é apenas uma parte de nossa vida; na realidade, nossa vida faz parte do evangelho de Jesus Cristo. Pensem nisso. Nossa vida mortal é uma parte de todo o plano de salvação e exaltação.

Deus é nosso Pai Celestial. Ele ama todos nós. Ele conhece nosso potencial muito melhor do que conhecemos a nós mesmos. “Deus não apenas conhece os detalhes de nossa vida; Ele conhece todos os detalhes dos detalhes de nossa vida.”2

Testifico que Jesus Cristo virá novamente, mas desta vez Ele virá em grande glória e majestade. Espero que estejamos preparados para recebê-Lo.

Até lá, lembremo-nos desta escritura: “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” (Provérbios 3:5–6).

Extraído do discurso “22 Stones”, proferido no devocional da Universidade Brigham Young–Idaho, em 27 de abril de 2021.