2022
Pai, por favor, ajude-me
Setembro de 2022

“Pai, por favor, ajude-me”, Liahona, setembro de 2022.

Apenas digital: Retratos de fé

Pai, por favor, ajude-me

No momento que vimos o ator que retratava Jesus Cristo descer do céu, eu soube que o Salvador era a resposta para as minhas provações.

Imagem
mulher chorando

Em julho de 2021, tive a bênção de trabalhar como figurante nos novos vídeos do Livro de Mórmon, filmados nas montanhas a leste de Springville em Utah, nos Estados Unidos. Estávamos gravando as cenas que ocorreram após a “grande e terrível destruição” (ver 3 Néfi 8:11–12) no novo mundo, que atestou a crucificação do Salvador no velho mundo.

Durante a gravação, meu irmão Byron estava em um leito de hospital na Califórnia, Estados Unidos, enquanto minha neta recém-nascida estava em um leito de hospital em Salt Lake City, Utah. Byron estava morrendo de câncer, e eu não esperava que minha neta, que nascera com um grave defeito de nascença, sobrevivesse.

Quando meu marido e eu chegamos ao hotel depois do segundo dia de gravação, minha irmã me ligou, preocupada com Byron.

“Não sei o que está acontecendo”, disse ela. “Byron não está atendendo ao telefone ou respondendo as mensagens.”

Dos meus cinco irmãos, eu era a mais próxima de Byron. Ele era o segundo filho, e eu era a caçula. Ele sempre cuidava de mim quando eu era pequena. Fomos criados em uma região humilde da Guatemala. Não tínhamos televisão, mas tínhamos um ao outro. Éramos pobres, mas éramos felizes.

Eu senti falta de Byron quando ele se mudou para os Estados Unidos na esperança de ajudar nossa família financeiramente. Ele encontrou um emprego como motorista de ônibus para uma empresa de turismo. Anos depois, mudei-me para os Estados Unidos, casei-me e me tornei membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Depois do meu batismo, meus pais também se filiaram à Igreja. Quando meu marido e eu nos estabelecemos no sul de Utah, eu via Byron sempre que ele trazia turistas para os centros de visitantes do Templo de St. George Utah e do Templo de Salt Lake.

“Algo muito especial”

Quando falei com Byron sobre a Igreja, ele me disse: “Os santos dos últimos dias têm algo muito especial. Quando converso com as pessoas nos centros de visitantes, vejo que são pessoas boas e amigáveis”. Ele concordou em encontrar com os missionários de tempo integral, mas estava sempre trabalhando e quase nunca parava em casa.

Byron passou pelo tratamento do câncer de esôfago duas vezes com sucesso. Porém, em 2020, o câncer voltou. Em junho de 2021, ele mal estava bem o suficiente para viajar para a Guatemala para nossa reunião familiar, que durava um mês. Nosso pai faleceu no início daquele ano e nossa mãe havia falecido em 2015, quatro anos após terem sido selados no Templo da Cidade da Guatemala, Guatemala. Ver seus irmãos pela última vez foi o último grande desejo de Byron.

Duas semanas após voltar para a Califórnia, ele foi hospitalizado. Agora ele estava em coma.

Não pude ir à reunião porque minha filha Angie precisava de minha ajuda e apoio. No dia 3 de junho, sua primeira filha, Athena, nasceu com uma hérnia diafragmática. Os cirurgiões a operaram três dias depois. Eles não esperavam que ela sobrevivesse.

Felizmente, meu marido e eu estávamos por perto durante esse período de provação. Todas as tardes, depois que eu terminava meu trabalho nos vídeos do Livro de Mórmon, Angie saía de sua vigília no hospital e se juntava a nós em nosso hotel, onde a consolávamos e orávamos por Athena.

“Está tudo bem”

Quando cheguei ao local das filmagens no dia seguinte ao telefonema de minha irmã, eu estava cansada e triste. Eu orei: “Pai, por favor, ajude-me. Muitas coisas difíceis estão acontecendo em minha vida”.

Antes de os atores e figurantes se reunirem para filmar a cena em que o Salvador ressuscitado desce do céu (ver 3 Néfi 11:8), foi-nos dito para pensarmos Nele e no que Ele significa para nós. Ao tentar me concentrar no Salvador durante a cena, meus pensamentos voltaram-se para minha família. Em minha mente, vi meu pai, minha mãe e Byron. Naquele exato momento, ouvi a voz de Byron.

Ele disse: “Está tudo bem. Eu estou bem”.

Imagem
pessoas representando os nefitas olhando para o Salvador

Senti tanta esperança e consolo, como se eu realmente estivesse na terra de Abundância quando Jesus veio para ensinar e curar o povo, mostrando-lhes Seu corpo. Eu sabia que Ele era a resposta para minhas provações, que Ele e o Pai estavam ao meu lado e que as coisas acontecem por um motivo.

Naquela noite, fiquei sabendo que Deus havia levado Byron para Sua casa. Sou grata pela fé que tenho de que verei ele e meus pais novamente. Também sou grata por Deus ter ouvido nossas orações por Athena. Depois de passar 88 dias se recuperando na UTI neonatal, finalmente a trouxemos para casa.

Muitos de nós que participamos dos novos vídeos do Livro de Mórmon sentimos o Espírito e o fortalecimento de nosso testemunho. Ao pensar sobre essa experiência e olhar para o futuro, eu me pergunto: “Estou fazendo todo o possível para me preparar para a Segunda Vinda do Salvador e ser digna de Sua presença?”

Participar dos vídeos foi uma grande bênção em minha vida. Sei que outras pessoas também serão abençoadas ao lerem o Livro de Mórmon e assistirem aos vídeos do Livro de Mórmon.