2023
Será que posso ser uma das escolhidas de Deus?
Outubro de 2023


“Será que posso ser uma das escolhidas de Deus?”, Liahona, outubro de 2023.

Jovens adultos

Será que posso ser uma das escolhidas de Deus?

Enquanto eu crescia, acreditava que Deus tinha uma lista de filhos favoritos e não acreditava que estivesse naquela lista.

Imagem
jovem adulta sorrindo fazendo forma de coração com as mãos

Fotografia com participação de modelo

Você é escolhido?

Na infância, eu não era tão religiosa assim. Conhecia o básico do cristianismo, mas sempre tive mais perguntas do que fé e não pensava muito nisso. Mas eu sempre ouvia minha devota e religiosa tia repetir Mateus 22:14:

“Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”.

“Escolhido para quê?”, eu pensava.

Nunca entendi o que esse versículo realmente significava e nunca me preocupei em perguntar a ela. Comecei a presumir que esse versículo das escrituras significava que Deus deveria ter uma lista de Seus filhos favoritos que ocupariam os lugares do céu — Seus poucos escolhidos.

Eu não acreditava que fazia parte desses favoritos.

Quanto mais velha eu ficava e mais olhava em volta para o modo como os outros viviam, parecia que não importava o que eu fizesse em minha vida, fossem coisas boas ou ruins, eu seria insignificante se não fosse um de Seus “escolhidos”.

Eu nem sabia como alcançar esse nível!

Sabendo disso, comecei a acreditar que nunca teria muito valor aos olhos de Deus. Eu não herdaria Suas bênçãos ou promessas porque não havia nascido como favorita.

Contado como um de Seus escolhidos

Esses pensamentos muitas vezes me enchiam de ansiedade. Desejava desesperadamente aprender mais sobre o que significava tornar-se um dos escolhidos de Deus e o que era necessário para receber Suas bênçãos.

Certo dia, eu estava navegando nas redes sociais quando me deparei com um anúncio do Vem, e Segue-Me. Quando cliquei no anúncio, encontrei uma maneira de me conectar com os missionários de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Minha vontade de encontrar respostas e esperança para minha vida me levou a concordar em me encontrar com eles.

Por meio de suas lições e de muitas orações, aprendi muito sobre o evangelho de Jesus Cristo, meu propósito na vida e, o mais importante, o perfeito amor que o Pai Celestial tem por mim, Sua filha divina.

Fui batizada e senti muita alegria e compreensão sendo derramadas em minha vida, mas ainda não sentia a confirmação que tanto desejava. Meus pensamentos ansiosos antes de me filiar à Igreja haviam diminuído, mas ainda não sabia se eu era um dos poucos escolhidos por Deus que herdaria tudo o que Ele possui. Não tinha certeza do que mais poderia fazer para me tornar uma dessas pessoas especiais.

Tudo isso mudou alguns meses depois, quando estava assistindo à conferência geral. Eu tinha esperança de encontrar algumas respostas para perguntas que ainda pareciam inquietantes quando o élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, começou a falar. Fiquei chocada quando o ouvi mencionar o mesmo versículo que me deixou intrigada por toda a minha vida.

De repente, fui tomada de esperança.

O élder Bednar explicou que “[o Pai Celestial] não limita ‘os escolhidos’ a umas poucas pessoas. Em vez disso, é nosso coração, nossos desejos, o fato de honrarmos nossos convênios e ordenanças sagrados do evangelho, nossa obediência aos mandamentos e, principalmente, a graça e misericórdia redentora do Salvador que determinam se somos contados como um dos escolhidos de Deus”.1

E, naquele momento, eu soube: sou escolhida.

As palavras do élder Bednar me deram um profundo sentimento de gratidão que tomou conta de mim. Senti-me mais abençoada do que nunca por ter encontrado A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Escolhê-Lo também

Deus não tem favoritos — Ele ama todos os Seus filhos com perfeito amor —, mas ser escolhido significa que também O escolhemos.

Somos escolhidos porque escolhemos permitir que Ele prevaleça em nossa vida acima de tudo.

O élder Bednar me inspirou a permanecer fielmente no caminho do convênio enquanto persevero até o fim. Também me senti inspirada pela mensagem do presidente Russell M. Nelson para priorizar meu relacionamento com o Pai Celestial e me esforçar para abandonar e vencer o mundo2 a fim de que eu possa retornar a Ele!

Testifico que não importa sua origem, não importam seus pecados, não importam suas inadequações ou dúvidas, graças a Jesus Cristo, todos nós podemos ser os “escolhidos” de Deus. Podemos viver com nosso Pai Celestial novamente e herdar “tudo o que [Ele] possui” (Doutrina e Convênios 84:38). Se nos achegarmos a Cristo, fizermos e guardarmos convênios, aceitarmos a plenitude de Seu evangelho e nos esforçarmos para nos tornar semelhantes a Ele, ser um de Seus escolhidos se tornará uma realidade. Esse é um belo presente de nosso amoroso Pai Celestial.