Liahona
Educação: Um alicerce essencial para o cumprimento de nossa missão
Janeiro de 2024


Apenas em formato digital

Educação: Um alicerce essencial para o cumprimento de nossa missão

Extraído de “The Education, the Mission, and the World”, discurso proferido aos alunos da Universidade Brigham Young–Havaí, 28 de fevereiro de 2023. Para ler o discurso na íntegra, acesse speeches.byuh.edu.

O mundo precisa saber o que você sabe sobre as maravilhosas bênçãos que Jesus Cristo oferece àqueles que O seguem.

Imagem
uma colagem de pessoas estudando e aprendendo novas habilidades

O Senhor ama você e conta com você para trazer Sua luz a todos com quem interage. Ele quer que sua vida seja um farol para seus amigos e parentes. Ele espera que você preste testemunho da realidade de nosso Pai Celestial — que somos todos Seus filhos espirituais e, portanto, que toda a humanidade são irmãos e irmãs. O Senhor também espera que você preste testemunho de Sua sagrada missão nesta Terra — de que Ele é o Filho do Deus vivo, que Ele foi, que Ele é e que Ele virá (ver Doutrina e Convênios 68:6).

Educação como uma responsabilidade religiosa

O presidente Russell M. Nelson, nosso profeta, disse aos jovens adultos em maio de 2022: “O estudo é algo muito importante. Eu o considero uma responsabilidade religiosa”.1 O Senhor não vê a educação como algo separado e distinto da espiritualidade.

De fato, em Doutrina e Convênios 88:77–78, Ele nos deu o mandamento de ensinar uns aos outros, prometendo Sua graça para nos ajudar a aprender “todas as coisas pertinentes ao reino de Deus”. E quais são as coisas pertinentes a Seu reino? A lista no versículo 79 pode surpreendê-lo, pois não inclui apenas tópicos do evangelho como fé e arrependimento. Inclui também (com algumas de minhas possíveis considerações sobre como essas coisas podem se relacionar com o que podemos estudar): 

  • “As coisas do céu”: As estrelas e os planetas? A atmosfera da Terra? Aviação? (Acho que o élder Uchtdorf concorda comigo!) 

  • “As coisas (…) da Terra”: Construção? Manufatura? Processos industriais? Tecnologia da informação? Ciências da saúde e todas as suas ramificações? Zoologia? Biologia? Bioquímica? Agricultura? 

  • “As coisas (…) de debaixo da Terra”: Geologia? Mineralogia? Oceanografia? Biologia marinha? 

  • “Coisas que foram”: História?

  • “Coisas que são”: Atualidades? Ciências políticas? Sociologia? Negócios? Políticas públicas?

  • “Coisas que logo hão de suceder”: Previsão do tempo? Projeções financeiras? Análise de possíveis pandemias? Avanços tecnológicos? 

  • “Coisas que estão em casa”: Assuntos domésticos como educação, impostos, lei, projetos locais de desenvolvimento urbano e planejamento de produção de alimentos? 

  • “Coisas que estão no estrangeiro”: Assuntos do exterior? Relações internacionais? Diplomacia?

  • “As guerras e complexidades das nações e os julgamentos que estão sobre a terra; e também um conhecimento de países e reinos”: Formas de governo, culturas e idiomas? Antropologia? Tradições artísticas e literárias em todo o mundo?

Nossa! Isso é muito mais do que poderíamos aprender na vida (e tenho certeza de que o Senhor quer que aprendamos mais também!).

Mas por que Ele quer que aprendamos tudo isso? 

Não é apenas para conseguir um bom emprego — embora isso seja importante para Ele. Porém, Sua visão é mais ampla do que isso, e Seu propósito tem mais consequências eternas. O versículo 80 descreve: “Para que estejais preparados em todas as coisas, quando eu vos enviar outra vez para magnificardes o chamado com o qual vos chamei e a missão com a qual vos comissionei”. 

A educação como preparação para nossa missão

Esse, ao que parece, é o grande propósito da educação — estar preparados para a missão que Deus nos deu, estar preparados quando Ele nos enviar outra vez. 

Talvez alguns de vocês se perguntem: “Enviar-me outra vez? Já servi missão. Será que vou ser enviado outra vez?” 

Na verdade, há apenas uma missão. Se você serviu missão de tempo integral, esse foi um período maravilhoso de serviço concentrado ao Senhor. No entanto, esse não foi o início nem o fim da missão que Ele o enviou para cumprir. E qual é essa missão? Pense nestes exemplos das escrituras: 

  • “Faremos uma terra onde [os filhos de Deus] possam habitar; e assim os provaremos para ver se farão todas as coisas que o Senhor seu Deus lhes ordenar” (Abraão 3:24–25).

  • A Adão e Eva, um anjo do Senhor declarou: “Farás tudo o que fizeres em nome do Filho; e arrepender-te-ás e invocarás a Deus em nome do Filho para todo o sempre” (Moisés 5:8). Adão e Eva também “bendisseram o nome de Deus; e deram a conhecer todas as coisas a seus filhos e suas filhas” (Moisés 5:12).

  • Após Sua Ressurreição, o Salvador disse a Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:17); e a Seus discípulos: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mateus 28:19–20).

  • Quando visitou as Américas, Cristo ensinou: “As obras que me vistes fazer, essas também fareis” (3 Néfi 27:21).

  • Nos dias de Joseph Smith, Ele disse: “Agora eis que uma obra maravilhosa está para iniciar-se entre os filhos dos homens. Portanto, ó vós que embarcais no serviço de Deus, vede que o sirvais de todo o coração, poder, mente e força, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no último dia. Portanto, se tendes desejo de servir a Deus, sois chamados ao trabalho” (Doutrina e Convênios 4:1–3).

  • E hoje, por meio do profeta vivo do Senhor, o presidente Russell M. Nelson, Ele nos diz: “A coligação de Israel é o trabalho mais importante que está acontecendo na Terra hoje em dia. Um elemento crucial dessa coligação é preparar um povo que seja capaz, apto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar, um povo que já escolheu Jesus Cristo em vez deste mundo decaído, um povo que se alegra em seu arbítrio para viver as leis mais elevadas e mais sagradas de Jesus Cristo. Faço um apelo a vocês, meus queridos irmãos e irmãs, para que se tornem esse povo justo. Valorizem e honrem seus convênios acima de todos os outros compromissos. (…) [Permitam] que Deus prevaleça em sua vida”.2

Se eu pudesse resumir nossa missão, diria que é a seguinte: 

  • Guardar os mandamentos de Deus, Sua lei mais elevada e sagrada. 

  • Seguir Jesus Cristo de todo o coração, fazendo tudo em Seu nome. 

  • E dar tudo isso a conhecer aos outros filhos de Deus, reunindo-os de volta a Ele em preparação para a Segunda Vinda do Senhor. 

Como a obtenção de educação pode ajudá-lo a se preparar para essa missão? Há muitas possíveis respostas para essa pergunta, mas aqui estão alguns pensamentos:

  • Aprender sobre o céu e a Terra pode aprofundar nossa reverência por Jesus Cristo, que os criou.

  • Aprender sobre o passado, o presente e o futuro pode abrir nossos olhos para as consequências da obediência — e da desobediência — aos mandamentos de Deus ao longo da história humana.

  • Aprender sobre as “complexidades das nações[,] (…) países e reinos” pode nos tornar mais sensíveis às diferenças culturais. Quanto melhor conhecermos o coração das pessoas do mundo — suas necessidades, seus valores e o que importa para elas —, estaremos melhor preparados para compartilhar o evangelho com elas de uma maneira que compreendam, abracem e valorizem. 

Tenho total confiança de que vocês e eu podemos cumprir essa missão porque Jesus Cristo realizou a Dele. Nosso sucesso depende Dele, e Ele foi fiel à missão que Seu Pai lhe deu — uma missão que somente Ele poderia cumprir. 

Testifico que Jesus Cristo cumpriu Sua missão para que você possa realizar a sua. “O Mestre nos mostrou a senda que conduz.”3 Agora, sua missão é seguir o caminho Dele — o caminho do convênio — e torná-lo conhecido por todos. Como afirmou Leí, “quão importante é tornar estas coisas conhecidas dos habitantes da Terra” (2 Néfi 2:8). Tornar essas coisas conhecidas a nossos filhos, nossos irmãos e nossas irmãs, às ovelhas do Senhor, a todas as nações — até o fim do mundo. Tornar essas coisas conhecidas por palavras e pelo exemplo, compartilhando e vivendo o que sabemos sobre o Salvador. Tornar essas coisas conhecidas ao servir a Deus e a Seus filhos de todo o coração, poder, mente e força nesta maravilhosa obra de coligação de Israel, de preparar um povo capaz, pronto e digno de receber o Senhor quando Ele voltar. 

Medidas de proteção contra o mundo

Essa é sua missão, e é uma missão verdadeiramente maravilhosa. Como seguidor de Cristo por convênio, o mundo precisa do que você tem a oferecer. O desafio que você vai enfrentar é ter que viver neste mundo ao mesmo tempo em que cumpre sua importante missão. É um mundo complicado, onde o adversário usa armas sutis, tentando enganá-lo, fazendo com que o errado pareça certo ou lentamente distorcendo o que era originalmente certo até que se torne algo errado. 

O élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse na Conferência Geral de Outubro de 2022: “Em nossa atarefada vida diária e na comoção do mundo contemporâneo em que vivemos, podemos ser distraídos das coisas eternas que mais importam ao darmos prioridade ao prazer, à prosperidade, à popularidade e à proeminência”.4

De que modo isso acontece em nossa vida? É mais ou menos assim: 

  • Compramos um par de sapatos pretos para trabalhar. Depois de um tempo, precisamos de um par de sapatos marrom para os fins de semana. Depois, precisamos de um par azul para combinar com a nova roupa que compramos, mas nenhum desses sapatos combina com nossa roupa favorita — um par de sapatos brancos combinaria melhor com ela. Em pouco tempo, temos 10 ou 15 pares de sapatos. No entanto, ainda temos apenas um par de pés! 

  • Com nosso cônjuge, determinamos que passar tempo juntos em família é uma prioridade importante. Afinal, “A Família: Proclamação ao Mundo” diz: “O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios [dentre outros] de atividades recreativas salutares”. Então decidimos que, a cada ano, nossa família vai fazer uma nova e emocionante viagem. Com o tempo, as viagens se tornam mais longas. Elas acontecem aos domingos, em lugares onde não há uma capela para assistir às reuniões dominicais. Elas também se tornam mais caras, e acabamos gastando tudo o que temos — com o que não temos! Acho que vocês já ouviram esta frase: “Compramos coisas de que não precisamos, com o dinheiro que não temos, para impressionar pessoas de quem não gostamos!” Mas colocamos todas as fotos nas mídias sociais e esperamos receber muitas curtidas! 

O presidente Nelson se referiu a esse desafio quando disse: “O que significa vencer o mundo? Significa que vencemos a tentação de nos preocuparmos mais com as coisas deste mundo do que com as coisas de Deus. Significa que confiamos mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. Significa que nos deleitamos na verdade, condenamos a mentira e nos tornamos ‘humildes seguidores de Cristo’. Significa que escolhemos nos abster de qualquer coisa que afaste o Espírito. Significa que estamos dispostos a abandonar até mesmo nossos pecados favoritos”.5

Lembre-se desses ensinamentos de nosso profeta. Anote-os e releia-os quando for tentado pelos cuidados deste mundo: 

  • Importe-se mais com as coisas de Deus do que com as coisas deste mundo. 

  • Confie mais na doutrina de Cristo do que nas filosofias dos homens. 

  • Busque a verdade eterna e se deleite nela, conforme encontrada nas escrituras e nas palavras dos profetas e apóstolos vivos. 

  • Seja um humilde seguidor de Cristo. 

  • Abstenha-se de qualquer coisa que afaste o Espírito. O Espírito Santo é real e é um dom maravilhoso em sua vida. Você pode e deve sempre buscar os sussurros do Espírito. 

  • Abandone seus pecados favoritos! 

O presidente Nelson também citou essa promessa do presidente Ezra Taft Benson (1899–1994): 

“Os homens e as mulheres que dedicam a vida a Deus descobrem que Ele pode fazer muito mais por sua vida do que eles conseguiriam por si mesmos. Ele lhes

  • ampliará a alegria,

  • expandirá a visão,

  • acelerará o raciocínio, (…)

  • elevará o espírito,

  • multiplicará as bênçãos,

  • aumentará as oportunidades,

  • consolará a alma,

  • suscitará amigos e

  • encherá a vida de paz”.6

Honestamente, o mundo tem algo que se compara ao que o Senhor lhe oferece? 

O mundo precisa saber o que você sabe sobre as maravilhosas bênçãos que Jesus Cristo oferece àqueles que O seguem. 

O Senhor conta com você

Concluo com o que escrevi no início: O Senhor ama você e conta com você para trazer Sua luz a todos com quem interage. Ele quer que sua vida seja um farol para seus amigos e parentes. Ele espera que você preste testemunho da realidade de nosso Pai Celestial e da sagrada missão do Senhor nesta Terra.

Sua educação é essencial para a missão que Deus lhe deu. E sua missão é essencial e desesperadamente necessária no mundo de hoje.