Liahona
Posso encontrar inclusão em meu lar quando minha família não aceita o evangelho?
Março de 2024


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Posso encontrar inclusão em meu lar quando minha família não aceita o evangelho?

Como posso encontrar inclusão em uma família que é contra a Igreja?

Imagem
mãos entrelaçadas

Sei como é ter membros da família com opiniões negativas sobre o evangelho de Jesus Cristo. É uma sensação de solidão, uma relação tensa, forçada. Isso pode fazer com que você se pergunte se é amado.

Grande parte da minha família não acredita no evangelho, e um irmão fala abertamente contra. Mesmo que eu tenha tido dificuldades para sentir que faço parte de minha própria família, ainda assim encontrei alegria no plano do Pai Celestial para as famílias.

Aqui estão algumas das coisas que aprendi.

Não se fastar da família

No início, achei que a única maneira de evitar os sentimentos difíceis de não fazer parte da família era cortando os laços com a família que amo.

ISSO NÃO É VERDADE.

O Pai Celestial me lembrou de que a família é essencial a Seu plano. Ele queria que eu continuasse a amá-los. Dito isso, Ele não quer que permaneçamos em circunstâncias abusivas.

Mas manter-se próximo pode ser difícil com tantas emoções envolvidas.

Em vez disso, devemos amar

Às vezes nos sentimos excluídos em meio àqueles que são negativos em relação ao que acreditamos.

O dia em que meu irmão me disse que me odiava porque eu acreditava no evangelho foi um dos mais difíceis da minha vida. Podemos ter familiares que não nos amam. Podemos, porém, consolar-nos nas palavras de Pedro de que “se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus” (1 Pedro 4:14).

O Salvador nos pediu que escolhêssemos o amor (ver João 15:17), mesmo “se o mundo vos [odiar] (…) porque não sois do mundo” (João 15:18–19). Concentrar-se em amar esses membros da família pode diminuir os sentimentos de solidão.

Pode ser tentador desistir, mas lembre-se de que a paciência e a confiança em Deus podem mudar os relacionamentos. Ele pode realizar milagres por meio de você.

Levou muito tempo, mas como confiei em Deus e pacientemente demonstrei amor ao meu irmão, ele começou a enxergar além de seu ódio pela Igreja. Nosso relacionamento não é perfeito, mas minhas orações estão sendo atendidas, um passo de cada vez, à medida que coloco o amor em primeiro lugar.

Em vez disso, seja um pacificador

Embora não queiramos afastar nossos familiares de nós, devemos nos afastar quando houver sinais de contenda. Quando a contenda terminar, podemos tentar novamente. Cristo frequentemente respondia às contendas com silêncio (ver Mosias 14:7). Mas, como o élder Robert D. Hales (1932–2017), do Quórum dos Doze Apóstolos, ensinou: “Não existe uma fórmula ou instruções por escrito para responder de maneira cristã. O Salvador tinha um modo diferente de responder de acordo com cada situação”.1 Então, siga a orientação do Espírito.

Ficar em silêncio como o Salvador mostra sua disposição para ouvir. Você pode tentar entender o ponto de vista de outras pessoas ao mesmo tempo em que se mantém fiel a seus padrões.

Depois de ouvir, tente descrever alguns de seus sentimentos. Quando contei à minha família que as coisas que eles dizem me entristecem, eles responderam com amor. Conversamos sobre como respeitar melhor uns aos outros e evitar futuras contendas.

Como disse o élder Walter F. González quando era membro dos setenta: “Uma comunicação amorosa e clara ajuda a aliviar a tensão que pode surgir nessas situações”.2

Não se afastar da Igreja

Você pode pensar que a única maneira de fazer parte de sua família é se afastar da Igreja.

ISSO NÃO É VERDADE.

Em vez disso, exerça a fé

Algumas pessoas que discordam do evangelho podem tentar fazer com que você se sinta culpado por acreditar. Quando meu irmão deixou a Igreja, nossa família sentiu que ele estava nos pedindo para escolher entre ele e a Igreja. A maior parte de minha família escolheu ficar ao lado dele e, da mesma forma, deixou a Igreja.

Apesar dessa pressão, aprendi a dizer: “Não me envergonho; porque eu sei em quem acreditei” (2 Timóteo 1:12).

Sei quem é Deus e escolho confiar Nele. Essa fé me ajudou a me fortalecer.

Em vez disso, encontre irmãos e irmãs em Cristo

Como o élder Dieter F. Uchtdorf, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “Na Igreja de Jesus Cristo, vocês encontrarão uma família de pessoas que não são tão diferentes de vocês”.3

Seus irmãos e irmãs em Cristo entendem seu amor pelo evangelho e podem incentivar você a se aproximar Dele. Eles podem proporcionar o que você está procurando.

Sim, confie no Pai Celestial e em Jesus Cristo

O élder González também ensinou: “Até o Salvador teve familiares que não compartilhavam de Suas crenças. Lemos na Bíblia: ‘Porque nem mesmo seus irmãos criam nele’ (João 7:5)”.4

Jesus Cristo entende suas dificuldades. Recorra a Ele para ser curado. No manual Pregar Meu Evangelho, o élder Dale G. Renlund, do Quórum dos Doze Apóstolos, prometeu que “tudo o que é injusto na vida pode ser corrigido por meio da Expiação de Jesus Cristo”.5 Apesar de nosso desejo de inclusão, a verdade é que muitas vezes não nos encaixamos com os outros quando somos seguidores de Deus. Ele nos chamou de Seu povo adquirido e Seu povo próprio por um motivo (ver 1 Pedro 2:9; Deuteronômio 14:2). Mas, devido ao nosso relacionamento por convênio com Ele, sempre pertenceremos a Ele. E isso é o que realmente importa.