2007
Pensamentos Inspiradores
Setembro de 2007


Mensagem da Primeira Presidência

Pensamentos Inspiradores

A Última Dispensação

Imagem

“Como é maravilhoso saber que [Deus] sorriu com benevolência para esta última dispensação, a dispensação da plenitude dos tempos, quando Ele restaurou Sua obra com todos os seus poderes, com toda a sua glória e com toda a verdade e autoridade de todas as dispensações anteriores, neste grandioso e final período do tempo. (…)

Sei que Deus, nosso Pai Eterno, vive e nos ama; que Jesus é Seu Filho Amado, nosso Redentor, nosso Salvador, nosso Senhor, nosso Amigo; que Joseph Smith foi e é um profeta; que esta Igreja é verdadeira; que esta é a Sua obra restaurada na Terra para nossa bênção e felicidade” (conferência regional, Salt Lake City, Utah, EUA, 4 de maio de 2003).

Sei Que o Evangelho É Verdadeiro

“Se eu sei que [o evangelho] é verdadeiro? Quero que todos os que estão neste recinto esta noite se lembrem de que me ouviram dizer-lhes que sei que Deus, nosso Pai Eterno, vive. Sei que Ele vive. Sei que Ele é um ser real. Sei que Ele é o grande Deus do Universo. Sei, contudo, que sou Seu filho; que vocês são Seus filhos, e que Ele ouve, atende e responde a nossas orações.

Sei que Jesus é o Cristo. Ele foi o grande instrumento nas mãos de Deus para criar a Terra. O Evangelho de João diz que nada foi feito sem que Ele o fizesse [ver João 1:3]. Ele foi o Criador. Ele foi o Jeová do Velho Testamento. Ele foi o Cristo menino, que veio e nasceu em condições extremamente humildes. Foi o Messias, que seguiu um caminho solitário até concluir Sua missão preordenada, curando os enfermos e revivendo os mortos. Ele foi o grande Redentor do mundo, que morreu no monte do Calvário e ressuscitou ao terceiro dia, ‘as primícias dos que dormem’ (I Coríntios 15:20). Foi Ele que visitou os nefitas no continente americano e lhes ensinou o que havia ensinado na Terra Santa. E foi Ele que, juntamente com Seu Pai, visitou o menino Joseph e falou-lhe a respeito da Restauração desta obra.

Sei que o sacerdócio está aqui na Terra, ao alcance de todo homem que for digno dele. Sei que as ordenanças do templo estão na Terra, as grandiosas ordenanças do selamento, pelas quais podemos ser unidos como família para esta vida e por toda a eternidade. Sei que Deus não abandonará esta obra, mas cuidará para que sempre haja alguém por intermédio de quem Ele possa comunicar Sua verdade ao povo” (reunião, Nairóbi, Quênia, 4 de agosto de 2005).

Revelação Moderna

“É maravilhoso acreditarmos na revelação moderna! Sinto intensamente que, se a revelação era necessária no passado, quando a vida era simples, então ela também é necessária hoje, quando a vida é muito mais complexa. Nunca houve época na história da Terra em que os homens necessitassem tanto de revelação quanto hoje.

Quero testificar a vocês, meus irmãos e irmãs, que o livro de revelações não está fechado. Digo-lhes com toda a segurança, que Deus nos dirige hoje e fala-nos agora tanto quanto o fez nos dias de Abraão, Isaque e Jacó” (reunião, Madri, Espanha, 29 de maio de 2004).

Colocar à Prova

“Peço-lhes, irmãos e irmãs, que, caso tenham dúvidas sobre a doutrina desta Igreja, que a coloquem à prova. Experimentem-na. Vivam seus princípios. Ajoelhem-se e orem a respeito dela, e Deus os abençoará com o conhecimento da veracidade desta obra” (reunião, Paris, França, 28 de maio de 2004).

Elevem-se Acima do Mal

“Meus queridos jovens amigos, jamais permitam que coisa alguma os impeça de serem dignos de entrar na Casa do Senhor e participar ali de um serviço grandioso e maravilhoso em favor daqueles que já faleceram.

Vocês enfrentam muitas coisas malignas. Elevem-se acima do mal. (…) Não tenho conhecimento de nenhuma época da história do mundo em que houvesse mais mal no mundo do que hoje. Quero cumprimentá-los, rapazes e moças desta Igreja, que se mostraram tão fortes diante do mal. Que Deus os abençoe e lhes dê forças para resistir” (reunião, São Paulo, Brasil, 21 de fevereiro de 2004).

O Verdadeiro Propósito desta Obra

“Peço a vocês, queridas irmãs, que freqüentem a Casa do Senhor e incentivem seu marido a acompanhá-las. Se houver alguém aqui que nunca tenha entrado ou que há muito tempo não entra no templo, sugiro-lhe, com amor no coração, que faça tudo o que for necessário para qualificar-se para isso. Se vocês não entraram no templo, na verdade, deixaram de compreender o significado desta Igreja. O verdadeiro propósito desta obra, conforme declarado pelo Deus do céu, é o de levar a efeito a imortalidade e a vida eterna dos homens e das mulheres [ver Moisés 1:39]. Você ama seu marido? Ama seus filhos, netos e bisnetos? Então, não perca a oportunidade de unir-se a eles num acordo eterno que o tempo não poderá destruir e a morte não poderá desfazer. Isso não pode ser realizado de nenhuma outra forma. (…)

E se essas bênçãos estão disponíveis [para nós] desta geração, um Deus justo não proveria um modo pelo qual elas estivessem disponíveis para seus antepassados que não tiveram essa oportunidade?” (reunião da Sociedade de Socorro, Salt Lake City, Utah, 20 de março de 2002).

Venham ao Templo

“Gostaria de dizer a todos os homens e mulheres do mundo inteiro: Venham ao templo. Vivam de modo a serem dignos de entrar no templo. Cumpram os mandamentos de Deus para que possam entrar no templo. Façam as coisas que os tornem qualificados para servir na casa do Senhor. Ela foi construída para vocês, queridos irmãos e irmãs, para que tenham a oportunidade de ali entrar e receber as bênçãos maravilhosas que não podem ser obtidas em nenhum outro lugar do mundo, exceto em outros templos, onde vocês podem ser selados como marido e mulher, onde seus filhos podem ser selados a vocês e onde vocês podem trabalhar em favor de seus antepassados que já faleceram. Essa obra grandiosa, sublime e maravilhosamente abnegada acontece na Casa do Senhor. Venham ao templo” (reunião, Aba, Nigéria, 6 de agosto de 2005).

Vivam de Modo a Ser Dignos do Sacerdócio

“Deus concedeu a vocês [portadores do sacerdócio] algo poderoso, divino, real e útil. Ele os abençoou com a própria essência de Seu poder, com a autoridade para falar em Seu sagrado nome e levar a efeito a Sua obra para abençoar, ensinar, incentivar, ajudar e governar nos assuntos do Seu reino: o poder do sacerdócio real. Nada há de simples ou de pouco valor nisso. Esse é Seu divino poder. É o poder pelo qual a Terra foi criada e pelo qual Sua obra é levada adiante. E Ele Se dispôs a conceder esse poder e autoridade a cada um de nós, por Sua bondade e generosidade. Oh, como devemos esforçar-nos para ser dignos dele, para jamais fazer algo que destrua nossa eficácia como Seus filhos no exercício desse dom divino, sagrado e extraordinário a que chamamos de santo sacerdócio” (conferência regional, Pleasant Grove, Utah, 19 de janeiro de 2003).

As Bênçãos de Ser Membros da Igreja

“Que coisa maravilhosa é pertencer a esta Igreja! Vocês já pararam para pensar em quão vazia seria nossa vida sem ela? Quão gratos devemos ser (…) pelas imensas bênçãos que recebemos por meio do evangelho de Jesus Cristo. Obrigado (…) por serem santos dos últimos dias fiéis e por procurarem criar seus filhos em luz e verdade, com amor pelo Senhor e por Sua obra grande e sagrada” (conferência de estaca, West Valley City, Utah, 10 de novembro de 2002).

A Missão Divina de Jesus Cristo

“Somos uma grande família unida pelo amor e pela fé. Grandes são nossas bênçãos como povo e como pessoas. Temos no coração a firme e inabalável convicção da missão divina do Senhor Jesus Cristo.

Ele foi o grande Jeová do Velho Testamento, o Criador que, sob a direção de Seu Pai, fez todas as coisas, ‘e sem ele nada do que foi feito se fez’ (João 1:3). Ele foi o Messias prometido, que trouxe cura nas Suas asas. Ele realizou milagres, trouxe cura, a Ressurreição e a Vida. Seu nome é o único debaixo dos céus pelo qual devamos ser salvos [ver Atos 4:12].

Ele veio como uma dádiva de Seu Pai Eterno. ‘Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’ (João 3:16).

Ele condescendeu em deixar Seu trono no alto e desceu à Terra para nascer em um estábulo, em uma nação subjugada. Ele caminhou por estradas poeirentas, curando enfermos, ensinando a doutrina, abençoando todos os que O quisessem aceitar. (…)

No monte do Calvário, deu a vida por todos nós. Essa foi a maior dádiva que qualquer um de nós já recebeu: a dádiva da Ressurreição e da vida eterna.

Honramos Seu nascimento. Mas sem a Sua morte, esse nascimento nada seria além de mais um nascimento. Foi a Redenção que Ele realizou no Jardim do Getsêmani e na cruz do Calvário que tornou a Sua dádiva imortal, universal e eterna. Ele realizou a grande Expiação pelos pecados de toda a humanidade. Ele é a Ressurreição e a Vida, “as primícias dos que dormem” (I Coríntios 15:20). Graças a Ele todos os homens certamente ressuscitarão.

Nós O amamos. Nós O honramos. Damos graças a Ele. Nós O adoramos. Ele fez por nós e por toda a humanidade o que ninguém mais poderia ter feito. Graças damos a Deus pela dádiva de Seu Filho Amado — nosso Salvador, o Redentor do mundo, o Cordeiro sem mancha que foi oferecido como sacrifício por toda a humanidade” (reunião devocional missionária, 15 de dezembro de 2002).

As Bênçãos da Expiação

“[A Expiação] de Jesus Cristo é o maior evento na história humana. Nada há de mais sagrado que se lhe compare. Ela é a parte fundamental do plano de felicidade que o Pai fez para Seus filhos. Sem a vida mortal, estaríamos em uma existência sem sentido, sem qualquer esperança ou futuro. A dádiva de nosso divino Redentor nos proporciona uma dimensão de vida totalmente nova. Graças ao sacrifício de nosso Salvador, em vez de um fim terrível, a morte se torna apenas uma passagem para uma existência mais gloriosa. A ressurreição tornou-se uma realidade para todos. A vida eterna está ao alcance dos que obedecem a Seus mandamentos” (conferência de estaca da Austrália por transmissão via satélite, 12 de fevereiro de 2005).

Idéias para os mestres familiares

Depois de se preparar em espírito de oração, compartilhe esta mensagem, utilizando um método que incentive a participação daqueles a quem você estiver ensinando. Seguem-se alguns exemplos:

  1. Mostre o artigo e uma fotografia do Presidente Hinckley. Explique-lhes que um dos principais papéis do profeta é ensinar e testificar. Convide um membro da família por vez a ler em voz alta uma seção que lhe pareça interessante. Preste testemunho da importância de seguir o profeta.

  2. Convide um membro da família para colocar-se em um lugar de onde possa enxergar coisas que ninguém mais possa ver. Peça à pessoa que descreva o que vê. Explique-lhes o papel de um vidente (ver Mosias 8:15–17). Leia trechos do artigo. Como essas declarações de nosso profeta melhoram nossa visão espiritual?

  3. Mostre objetos que representem seções do artigo (as escrituras, uma fotografia do templo ou do Salvador, etc.). Leia as seções correspondentes e discuta como podemos saber que esses conceitos provêm de nosso Pai Celestial. Preste testemunho de que podemos conhecer a verdade pelo poder do Espírito Santo.