2016
O Poder de Conversão do Livro de Mórmon
Janeiro de 2016


O Poder de Conversão do Livro de Mórmon

Todas as verdades do evangelho parecem encaixar-se quando passamos a saber que a pedra fundamental de nosso testemunho — o Livro de Mórmon — é verdadeira.

Imagem
Worn open copy of the Book of Mormon in French lying next to a pencil and a depiction of Jesus Christ.

Quando eu era pequeno, adorava colocar peças de dominó em longas fileiras formando desenhos elaborados e depois derrubar a primeira peça. A reação em cadeia fazia com que cada peça sucessiva caísse, uma após a outra até o fim da linha. Eu passava horas e horas enfileirando as peças de dominó só pelo prazer de vê-las cair depois.

Um testemunho do Livro de Mórmon é um dos primeiros passos para obtermos um testemunho do evangelho de Jesus Cristo. Assim como a primeira peça de dominó faz as outras caírem em sucessão, se primeiro soubermos que o Livro de Mórmon é verdadeiro, poderemos saber então que Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor, que Joseph Smith foi Seu profeta por meio do qual se operou a Restauração e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a verdadeira Igreja de Jesus Cristo restaurada com poder e autoridade na Terra hoje.

O Livro de Mórmon É um Ponto Central de Nossa Mensagem

O Profeta Joseph Smith afirmou o seguinte sobre o Livro de Mórmon: “Eu disse aos irmãos que o Livro de Mórmon era o mais correto de todos os livros da Terra e a pedra fundamental de nossa religião; e que seguindo seus preceitos o homem se aproximaria mais de Deus do que seguindo os de qualquer outro livro”.1

Joseph ensinou também que ele desempenha um papel primordial em nossa fé, nossas crenças e nosso testemunho. “Tirem o Livro de Mórmon e as revelações e onde está nossa religião?” perguntou ele. “Não temos nenhuma.”2

A beleza da mensagem do evangelho é que cada um de nós pode saber por si mesmo que o Livro de Mórmon é verdadeiro.

Como presidente de missão na França, na Bélgica e na Holanda há alguns anos, tive o privilégio e a bênção de entrevistar pessoas para confirmar sua dignidade para serem batizadas. Nunca me esquecerei da entrevista que tive com certa irmã.

Durante nossa entrevista, perguntei-lhe como ela soube que a Igreja era verdadeira. Ela pegou a bolsa e tirou um exemplar surrado do Livro de Mórmon em brochura. Abriu o livro em 3 Néfi 27 e explicou que foi o primeiro capítulo que os missionários tinham indicado para ela. Contou que, ao começar a ler, ficou profundamente tocada pelas palavras e pelo Espírito que sentiu. Ficou tão subjugada pelo espírito do Livro de Mórmon que pegou um lápis vermelho e começou a sublinhar as palavras que mais a impressionaram.

Em seguida, mostrou-me seu Livro de Mórmon, aberto em 3 Néfi 27. Quase todas as palavras do capítulo estavam em vermelho.

“É por isso que creio”, explicou ela. “Este livro fala a mim de uma maneira que não posso negar. Sei que é verdadeiro e sei que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias também o é.”

Ela foi batizada e tornou-se um membro fiel da Igreja.

A Introdução do Livro de Mórmon

A introdução do Livro de Mórmon nos mostra como podemos saber por nós mesmos que a mensagem do evangelho é verdadeira. A introdução “foi publicada pela primeira vez na edição de 1981 do Livro de Mórmon em inglês. Apresenta o Livro de Mórmon ao leitor moderno, fornecendo informações básicas e uma descrição do livro”.3

A introdução começa nos informando exatamente o que é o Livro de Mórmon: “O Livro de Mórmon é um volume de escrituras sagradas comparável à Bíblia. É um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e contém a plenitude do evangelho eterno”. Aprendemos que “foi escrito por muitos profetas antigos, pelo espírito de profecia e revelação” em placas de ouro e foi resumido “por um profeta-historiador chamado Mórmon”.

Imagem
Painting of Jesus Christ in America, greeting Nephites.

Gravura de Joseph SMITH, DE Richard Burde, gentilmente cedida pelo Museu de História da Igreja; à direita: ilustração de Ben Sowards

Aprendemos ainda que “o acontecimento de maior relevância registrado no Livro de Mórmon é o ministério pessoal do Senhor Jesus Cristo entre os nefitas, logo após sua ressurreição. O livro expõe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de salvação e explica aos homens o que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro”.

Uma das coisas mais importantes que podemos aprender com o Livro de Mórmon é que a Igreja restaurada por Jesus Cristo por meio de Joseph Smith é verdadeira.

A introdução nos convida a “[ler] o Livro de Mórmon, [ponderar] no coração a mensagem que ele contém e depois [perguntar] a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se o livro é verdadeiro”. Recebemos a seguinte promessa: “Os que assim fizerem e perguntarem com fé obterão, pelo poder do Espírito Santo, um testemunho de sua veracidade e divindade. (Ver Morôni 10:3–5.)”

Há também esta outra promessa: “Os que obtiverem do Santo Espírito esse divino testemunho saberão, pelo mesmo poder, que Jesus Cristo é o Salvador do mundo, que Joseph Smith é o seu revelador e profeta nestes últimos dias e que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é o reino do Senhor restabelecido na Terra, em preparação para a segunda vinda do Messias”.

Reflita a respeito! Na verdade, podemos saber por nós mesmos que:

  • Jesus é o Cristo, o Salvador do mundo, e o Redentor de toda a humanidade.

  • Joseph Smith é um Profeta verdadeiro. Ele falava a verdade. Viu as coisas que disse ter visto e ouviu as palavras que disse ter ouvido.

  • A Igreja que foi restaurada por Jesus Cristo por meio de Joseph Smith é “a única igreja verdadeira e viva na face de toda a Terra” (D&C 1:30). É a Igreja de Jesus Cristo. Tem verdade, poder, autoridade e ordenanças. É dirigida pessoalmente pelo Senhor e Salvador Jesus Cristo por meio de profetas vivos.

Podemos saber disso tudo ao sabermos que o Livro de Mórmon é verdadeiro. Ele tem o poder de converter e convencer.

Meu Testemunho do Livro de Mórmon

Quando eu era um jovem missionário na França, eu queria saber por mim mesmo que o Livro de Mórmon era verdadeiro. Eu acreditava que ele era verdadeiro. Esperava que fosse verdadeiro. Eu até saíra em missão com fé em que fosse verdadeiro. No entanto, ao trabalhar dia após dia como missionário e dizer às pessoas, da melhor maneira que eu conseguia com meu francês limitado, que eu tinha um testemunho do livro, eu ainda não sabia de verdade por mim mesmo.

Nosso pequeno apartamento no sul da França era frio e úmido naquele primeiro inverno. Todas as manhãs e noites, antes e depois do trabalho do dia, eu me cobria com um cobertor e um casaco para ler e estudar o Livro de Mórmon. Eu conhecia a promessa de Morôni: se eu lesse, ponderasse e orasse também poderia saber. Li durante dias e semanas, mas nada aconteceu. Nenhuma luz, nenhum anjo, nenhuma voz — nada exceto uma paz ao ler.

Continuei a ler e sublinhar passagens significativas e a orar para saber que o Livro de Mórmon era verdadeiro. O milagre acabou acontecendo. Conforme descreveu o Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, foi mais como o nascer do sol do que uma luz que se acendia subitamente com um interruptor.4 Uma luz começou a iluminar-me a mente e o coração. Comecei a ler o Livro de Mórmon de outra forma. Passagens que eu já lera antes ganharam novo significado. Minha melhor maneira de descrever a experiência é que minha mente começou a se iluminar.

No decorrer de semanas e meses, posso dizer que passei a saber, com uma certeza maior do que eu jamais sentira antes, que o Livro de Mórmon era a palavra de Deus. Passei a saber que ele foi escrito e preservado para nossos dias e foi trazido à luz como uma testemunha eloquente de Jesus Cristo e Sua Igreja. A impressão que recebi repetidas vezes por meio da voz do Espírito foi: “É verdade, é verdade, é tudo verdade”.

Quarenta anos depois, o mesmo testemunho continua comigo. Agora já li o Livro de Mórmon muitas vezes e a cada vez — cada vez — ouço de novo as palavras “É verdade”. Isso me deu a certeza de que Jesus Cristo é meu Salvador e de que esta é Sua grandiosa obra de salvação.

Assim como as peças de dominó com as quais eu gostava de brincar quando criança caíam quando eu derrubava a primeira peça, todas as verdades do evangelho também se encaixam quando passamos a saber que a pedra fundamental de nosso testemunho — o Livro de Mórmon — é verdadeira.

Notas

  1. Joseph Smith, na introdução do Livro de Mórmon; ver também History of the Church, vol. 4, p. 461.

  2. Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 204.

  3. O Livro de Mórmon — Manual de Recursos do Professor, 2004, p. 19.

  4. Ver David A. Bednar, “O Espírito de Revelação”, A Liahona, maio de 2011, p. 87.