2022
Aplicar as cinco sugestões do presidente Nelson para aumentar sua fé
Abril de 2022


Apenas em formato digital: Jovens adultos

Aplicar as cinco sugestões do presidente Nelson para aumentar sua fé

Se você sente que sua fé está fraquejando, siga estas cinco sugestões do profeta.

Imagem
imagem composta do Salvador e de outras pessoas orando e lendo

Todos enfrentamos provações e pressões que testam nossa fé todos os dias. Esses desafios, às vezes, podem parecer demasiadamente difíceis de suportar. Porém, deixem-me assegurar-lhes de que cada um de nós pode, de fato, ter fé.

O presidente Russell M. Nelson recentemente nos incentivou a reconhecer e a “não [minimizar] a fé que [nós] já temos”. 1 Ele disse:

“Exercer fé pode parecer algo trabalhoso. Às vezes, podemos nos perguntar se é possível encontrar fé suficiente para recebermos as bênçãos de que desesperadamente precisamos. (…)

O Senhor está ciente de nossas fraquezas mortais. Todos cometemos erros em determinados momentos. Mas Ele também está ciente de nosso grande potencial. (…)

O Senhor não exige uma fé perfeita para termos acesso a Seu poder perfeito. Entretanto, Ele nos pede que acreditemos”. 2

Com essa verdade em mente, reflita sobre estas cinco recomendações do presidente Nelson sobre como podemos aumentar um pouco mais nossa fé em Jesus Cristo a cada dia.

1. “Estudem”

Como jovens adultos, temos uma vida muito atarefada. A vida sempre será cheia de tarefas e responsabilidades. Ainda assim, podemos ter tempo para o Senhor e para estudar Seu evangelho. O presidente Nelson ensinou: “Quanto mais aprenderem sobre o Salvador, mais fácil será confiar em Sua misericórdia, em Seu amor infinito e em Seu poder fortalecedor, em Seu poder redentor e em Seu poder de cura”. 3

Estudar as escrituras não significa necessariamente lê-las por horas a fio. O estudo pode durar 20, 10 ou até 5 minutos, quando verdadeiramente nos aprofundamos em um tópico. Não importa quanto tempo dedicamos, se abrirmos nosso coração para as mensagens das escrituras diariamente, nossa fé em Jesus Cristo aumentará.

As escrituras estão repletas de pessoas reais que possuíam fé suficiente em Jesus Cristo para mover montanhas ou vivenciar outros milagres. Colocar-se no lugar das pessoas nessas histórias vai ajudá-lo a entender melhor a importância da fé, como reconhecer a fé, os milagres que advêm por meio do exercício da fé e como você pode começar a tornar sua fé inabalável.

Estudar a missão, o ministério e a doutrina de Cristo nas escrituras vai ajudá-lo a compreender o poder que a fé Nele traz para sua vida e como Sua Expiação se aplica a você. 4

2. “Escolham acreditar em Jesus Cristo”

É natural ter perguntas. Lembre-se de que a Igreja foi restaurada porque um menino tinha perguntas e inquiriu ao Pai Celestial para saber a verdade.

Se tiver perguntas ou falta de sabedoria (ver Tiago 1:5–6), examine as escrituras, encontre fontes confiáveis e faça essas perguntas ao Pai Celestial em oração. Ele quer que busquemos e conheçamos a verdade. Ele não nos desviará do caminho.

Mesmo que talvez tenhamos perguntas ou dúvidas, o presidente Nelson pediu-nos que “[escolhêssemos] acreditar e [permanecêssemos] fiéis. Apresentem suas dúvidas ao Senhor e a outras fontes fiéis. Estudem com o desejo de acreditar em vez de terem esperança de encontrar uma falha na vida de um profeta ou uma discrepância nas escrituras”. 5

Talvez nos perguntemos: “Mas como posso permanecer fiel quando tenho perguntas ou dúvidas para as quais não consigo encontrar respostas?”

Primeiro, podemos continuar a procurar a verdade com o desejo de acreditar em vez de procurar com a esperança de encontrar mentiras ou erros. Segundo, podemos seguir o conselho do presidente Nelson de “[parar] de aumentar [nossas] dúvidas, debatendo-as com outros que duvidam. Permitam que o Senhor os oriente em sua jornada de descoberta espiritual”. 6

Ao colocarmos essas coisas em prática, o Espírito Santo prestará testemunho da promessa de que “[podemos] saber a verdade de todas as coisas” (Morôni 10:5).

3. “Ajam com fé”

Aprendemos nas escrituras que a fé não pode existir sem ação (ver Tradução de Joseph Smith, Tiago 2:17).

O presidente Nelson disse: “O que vocês fariam se tivessem mais fé? Pensem nisso. Escrevam sobre isso. Depois, recebam mais fé ao fazer algo que exija mais fé”. 7

Agir com fé não precisa ser complicado. Atos simples, tais como buscar as escrituras todos os dias, confiando que você pode encontrar orientação; orar com a convicção de que o Pai Celestial o guiará; e escolher seguir os mandamentos todos os dias, apesar das tentações do mundo, são todos atos de fé. E quanto mais realizarmos essas pequenas ações cheias de fé, mais fé receberemos.

4. “Participem das ordenanças sagradas dignamente”

Como ensinou o presidente Nelson, seu compromisso de participar dignamente das ordenanças sagradas, inclusive do sacramento semanal, vai “[liberar] o poder de Deus para sua vida”. 8

O élder Taniela B. Wakolo, dos setenta, disse: “Participar das ordenanças e honrar os convênios a elas associados lhes trará uma maravilhosa luz e proteção neste mundo cada vez mais sombrio”. 9

O Pai Celestial deseja que cada um de nós colha as bênçãos da participação nas ordenanças do templo. Se você deseja participar dessas ordenanças, mas não sabe por onde começar, não tenha medo de procurar seu bispo para obter ajuda e saber como se preparar para essas ordenanças e ser digno delas.

5. “Peçam ao Pai Celestial, em nome de Jesus Cristo, que os ajude”

O presidente Nelson disse: “A fé exige esforço. Receber revelação exige esforço. Mas ‘todo aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e ao que bate, se abre’ (Mateus 7:8). Deus sabe o que ajudará sua fé a crescer. Perguntem a Deus; perguntem a Ele repetidas vezes”. 10

Como o presidente Nelson testificou, o Pai Celestial e Jesus Cristo estão dispostos a nos ajudar. Eles nos amam. Sempre podemos orar ao Pai Celestial pedindo ajuda para saber como aumentar nossa fé. E à medida que nossa fé em Jesus Cristo aumenta, nossa fé move as montanhas de tribulação de nossa vida e “ajuda-[nos] a transformar [os] desafios em um crescimento e uma oportunidade incomparáveis”. 11

Então, se você sente que sua fé parece estar se esvaindo, siga essas valiosas dicas para aumentar sua fé em Jesus Cristo e em Seu evangelho, ao invés de permitir que ela diminua. Ao fazê-lo, o Senhor “[fará] com que as coisas fracas se tornem fortes” (Éter 12:27), e você verá que sua fé realmente se tornará forte o suficiente para mover suas montanhas espirituais.