Doutrina e Convênios 2021
9 a 15 de agosto. Doutrina e Convênios 88: “Estabelecei (…) uma casa de Deus”


“9 a 15 de agosto. Doutrina e Convênios 88: ‘Estabelecei (…) uma casa de Deus’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Doutrina e Convênios, 2021

“9 a 15 de agosto. Doutrina e Convênios 88”, Vem, e Segue-Me — Primária, 2021

Imagem
sala com cadeiras e bancos

9 a 15 de agosto

Doutrina e Convênios 88

“Estabelecei (…) uma casa de Deus”

Doutrina e Convênios 88:118 aconselha: “Ensinai-vos uns aos outros palavras de sabedoria”. Quais “palavras de sabedoria” em Doutrina e Convênios 88 parecem ser mais relevantes para as crianças que você está ensinando?

Registre suas impressões

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Conte às crianças que o Pai Celestial e Jesus querem que continuemos a aprender por toda a vida. Depois, peça-lhes que contem algo que estão aprendendo em casa, na escola ou na Igreja.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Doutrina e Convênios 88:63

Deus quer que eu fique perto Dele.

O que você pode fazer para ajudar as crianças que você está ensinando a sentir a presença de Deus na vida delas?

Atividades sugeridas

  • Ao ler Doutrina e Convênios 88:63, peça às crianças que encenem algumas das palavras que ouvirem. Elas podem, por exemplo, fingir que estão procurando algo ou batendo na porta de alguém.

  • Peça a uma criança que segure uma gravura de Jesus na frente da sala enquanto as outras crianças ficam de pé no fundo da sala. Peça às crianças que deem um passo à frente toda vez que você disser algo que as aproxime do Salvador, e um passo atrás, toda vez que você disser algo que as distancie do Salvador. Preste testemunho de que, quando procuramos nos achegar ao Senhor, Ele Se aproxima de nós.

Doutrina e Convênios 88:118

O Pai Celestial quer que eu aprenda.

“A educação é uma parte importante do plano do Pai Celestial para ajudar você a tornar-se mais semelhante a Ele. (…) A educação que adquirir será valiosa para você na mortalidade e no mundo vindouro” (Para o Vigor da Juventude, p. 9).

Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de uma escola ou desenhe uma no quadro e peça às crianças que expliquem o que é uma escola e o que acontece ali. Conte sobre a escola que Joseph Smith criou (ver “Capítulo 31: A Palavra de Sabedoria”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 119–122). Mostre às crianças a gravura de uma casa, de uma igreja e de um templo e pergunte como esses lugares se assemelham a uma escola.

  • Cante uma música sobre aprender, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66). Pergunte às crianças o que elas gostam de aprender.

  • Leia Doutrina e Convênios 88:118 e saliente a frase “ensinai-vos uns aos outros”. Compartilhe alguma sabedoria que aprendeu com cada uma das crianças de sua classe e convide-as a compartilharem a sabedoria que elas aprenderam.

    Imagem
    crianças estudando as escrituras

    Devemos buscar sabedoria e aprendizado.

Doutrina e Convênios 88:119

O templo é a casa de Deus.

Pense em como você vai ajudar as crianças a sentir amor pelo templo e o desejo de adorar ao Senhor ali quando estiverem prontas.

Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças como fazer a “torre” de um templo erguendo os braços e fazendo a ponta dos dedos se tocarem. Leia Doutrina e Convênios 88:119 e peça-lhes que façam uma torre toda vez que você disser a palavra “casa”. Explique-lhes que o Pai Celestial quis que Joseph Smith e os santos construíssem um templo, ou uma “casa de Deus”. Mostre a gravura de um templo próximo ao falar sobre as diferenças que existem entre um templo e uma capela da Igreja.

  • Preste seu testemunho do templo e cantem juntos um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas indo ao templo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Doutrina e Convênios 88:68, 74

Jesus Cristo me ajuda a ficar limpo do pecado.

Sermos santificados significa nos tornarmos limpos e puros. Como você pode ajudar as crianças que você está ensinando a entender que elas podem ser santificadas se seguirem Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Doutrina e Convênios 88:68 em voz alta e a outra que leia o versículo 74. Peça às crianças que identifiquem uma frase que aparece nos dois versículos. Como é que nos “santificamos”? (Se necessário, ajude as crianças a consultarem o verbete “Santificação” no Guia para Estudo das Escrituras.) Faça no quadro o desenho de um coração, uma mão e um pé. Ajude as crianças a pensar no que significa “purificar” e “lavar” o coração, as mãos e os pés. Como o Salvador nos ajuda a fazer isso? Como podemos usar o coração, as mãos e os pés para nos tornarmos mais semelhantes a Jesus?

  • Explique-lhes que o Senhor quis que Seu povo fosse santificado antes de poderem entrar no templo. Você pode convidar um rapaz ou uma moça que tenha a recomendação para o templo a visitar a classe. Peça-lhe que mostre às crianças como é uma recomendação, conte o que faz para ser digno dela e conte por que é importante ter uma recomendação para o templo mesmo que não moremos perto de um templo.

Doutrina e Convênios 88:77–80, 118

O Pai Celestial quer que eu aprenda.

Você pode ajudar as crianças a entender que o aprendizado tanto de coisas espirituais quanto temporais pode prepará-las para servir ao Senhor.

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro O que, Por que, e Como. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 88:77–79 em duplas e façam uma lista de o que o Senhor deseja que aprendamos. Depois, peça-lhes que examinem o versículo 80 para descobrir por que Ele deseja que aprendamos. Elas podem então examinar o versículo 118 para descobrir como devemos aprender. O que podemos aprender com esses versículos sobre como o Senhor vê os estudos e o aprendizado?

  • Mostre um mapa do mundo e leiam juntos Doutrina e Convênios 88:79. Por que é importante aprendermos sobre outros países e outras culturas? Se você ou as crianças que você está ensinando já visitaram outro país ou moraram em outro país, mostre coisas que representem a cultura e conte coisas que aprendeu ali.

Doutrina e Convênios 88:119–126

“Estabelecei (…) uma casa de Deus.”

As instruções dadas pelo Senhor sobre a “casa de Deus” podem ser um guia útil para nós ao edificarmos nossa vida e nosso lar.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que escolham sete palavras que descrevam sua casa ou outra que visitaram. Depois, peça a elas que leiam Doutrina e Convênios 88:119 e procurem sete palavras usadas pelo Senhor para descrever Sua casa. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas poderiam tornar seu lar uma “casa de Deus”.

  • Entregue a cada criança uma frase de Doutrina e Convênios 88:119–126 para desenharem. Quando elas mostrarem umas às outras seus desenhos, deixe que examinem os versículos para adivinharem qual frase representa cada desenho.

  • Escreva no quadro Fazer e Não fazer. Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 88:119–126 e façam uma lista das coisas que o Senhor queria que os santos fizessem ou que não fizessem a fim de se prepararem para aprender no templo. Elas podem consultar um dicionário para saber o significado das palavras difíceis. Peça às crianças que escolham algo que começarão a fazer ou que vão parar de fazer.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que anotem ou desenhem algo que aprenderam e que gostariam de compartilhar com os familiares.

Aperfeiçoar o ensino

Ajude as crianças pequenas a participar dos debates sobre o evangelho. Você pode ter que pensar em maneiras criativas de realizar um debate sobre o evangelho com as crianças pequenas. Você pode, por exemplo, levar para a sala de aula algo que as crianças possam segurar quando for a vez delas falar.