Novo Testamento 2023
25 a 31 de dezembro. Apocalipse 15–22: “Quem vencer herdará todas as coisas”


“25 a 31 de dezembro. Apocalipse 15–22: ‘Quem vencer herdará todas as coisas’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“25 a 31 de dezembro. Apocalipse 15–22”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Jesus Cristo cumprimentando as pessoas em Sua Segunda Vinda

A Cidade Eterna, de Keith Larson

25 a 31 de dezembro

Apocalipse 15–22

“Quem vencer herdará todas as coisas”

Ao se preparar para ensinar, você pode tirar proveito de sua experiência estudando Apocalipse 15–22 pessoalmente ou com sua família. O que se destaca para você? Que impressões você recebeu? Lembre-se de que todas as atividades sugeridas neste esboço podem ser adaptadas para crianças de qualquer faixa etária.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Peça às crianças que contem por que elas querem viver com o Pai Celestial novamente. Durante a lição, ajude-as a identificar coisas que elas podem fazer para se prepararem para voltar a viver com Ele.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Apocalipse 15:2–4

Posso louvar a Deus cantando.

Os santos descritos por João em Apocalipse 15:2–4 cantavam louvores a Deus por Sua bondade. Que músicas de louvor podem ajudar as crianças a expressar seu amor pelo Pai Celestial e por Jesus Cristo?

Atividades sugeridas

  • Enquanto você lê em voz alta partes de Apocalipse 15:2–4, peça às crianças que finjam estar tocando uma harpa ou regendo um coro. Como nos sentimos quando cantamos músicas sobre Jesus?

  • Peça às crianças que digam quais são algumas de suas músicas favoritas sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo. Cantem algumas músicas juntos e ajude as crianças a entender o que essas músicas nos ensinam sobre o Pai Celestial e o Salvador.

Apocalipse 19:7

Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo escolhendo o que é certo.

Como você pode ajudar as crianças a entender que a Segunda Vinda será um acontecimento alegre para nós se seguirmos os mandamentos de Jesus?

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas já foram a um casamento. Como foi? Por que as pessoas se sentem felizes em um casamento? Mostre a gravura da Segunda Vinda do Salvador no esboço desta semana, em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, e leia Apocalipse 19:7. Explique às crianças que “as bodas do Cordeiro” representam a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Por que vamos nos regozijar quando o Salvador retornar? Ajude as crianças a comparar a alegria de um casamento com a alegria da volta do Salvador.

  • Diga às crianças por que você está ansioso pela Segunda Vinda de Jesus. Cantem uma música sobre a Segunda Vinda, como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).

  • Peça às crianças que digam o que fazem a fim de se preparar para ir à igreja aos domingos. Por que fazemos essas coisas antes de ir à igreja? Por que devemos nos preparar para a Segunda Vinda de Cristo? Peça às crianças que desenhem na página de atividades desta semana o que elas podem fazer a fim de se preparar para a Segunda Vinda.

Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2

O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial.

Nos dois últimos capítulos de Apocalipse, João usou uma bela linguagem para descrever a glória celestial que os fiéis desfrutarão.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a desenhar no quadro a árvore descrita em Apocalipse 22:2. Explique-lhes que essa árvore é a árvore da vida, e seus frutos representam o amor de Deus (ver 1 Néfi 11:21–22). Dê às crianças pedaços de papel em formato de fruta, e peça-lhes que desenhem no papel algo que as ajude a sentir o amor do Pai Celestial. Explique a elas que quem ama e obedece ao Pai Celestial vai morar com Ele no reino celestial.

  • Mostre para as crianças algumas imagens ou detalhes que João usou para descrever a glória celestial (ver Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2) e peça a elas que desenhem essas coisas.

  • Cantem uma música que ensine sobre como podemos nos preparar para retornar à presença de Deus, como “Vou cumprir o plano de Deus” (Músicas para Crianças, pp. 86–87). Peça às crianças que identifiquem o que elas podem fazer para viver com o Pai Celestial novamente.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Apocalipse 19:7–8

Posso me preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo escolhendo o que é certo.

Como você pode ajudar as crianças a compreender que a Segunda Vinda de Jesus Cristo será um acontecimento jubiloso para os justos?

Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Apocalipse 19:7–8 e ajude as crianças a entender o simbolismo nesses versículos — o casamento é a Segunda Vinda do Salvador, o Cordeiro é o Salvador e Sua esposa é a Igreja (ou todos nós). O que podemos fazer a fim de nos preparar para quando o Salvador voltar?

  • Leia e memorize Regras de Fé 1:10 com as crianças. Explique a elas que essa regra de fé descreve eventos empolgantes e gloriosos que acontecerão quando Jesus voltar. Exponha a gravura da Segunda Vinda de Jesus de Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e peça às crianças que desenhem como elas acham que será a Segunda Vinda de Jesus.

Apocalipse 20:12–13

Serei julgado por Deus.

Todos nós um dia estaremos diante de Deus para ser julgados. Você pode ajudar as crianças a entender que o julgamento de Deus será justo, imparcial e misericordioso.

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro Como será o dia do julgamento? Peça às crianças que procurem respostas para essa pergunta em Apocalipse 20:12–13 e em “Juízo final” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). O que o Salvador fez para que o dia do julgamento seja uma ocasião feliz? (Ver Regras de Fé 1:3–4.) O que podemos fazer para que seja um dia feliz para nós?

    Imagem
    Jesus com pessoas na luz à Sua direita e com pessoas nas trevas à Sua esquerda

    O Julgamento Final, de John Scott

  • Leve um caderno para a aula representando o “livro da vida” (Apocalipse 20:12) e escreva nele alguns dos atributos cristãos e boas obras das crianças de sua classe. Leia para as crianças o que você escreveu e as convide a falar sobre qualidades cristãs que elas reconheceram umas nas outras. Testifique que Jesus Cristo nos ajuda a ser mais parecidos com Ele e nos dá meios para nos arrependermos e vencermos o pecado.

Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2, 17

O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial.

Ao ler a descrição da glória celestial feita por João em Apocalipse 21–22, o que lhe chama a atenção? O que você se sente inspirado a compartilhar com as crianças de sua classe?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que procurem nos versículos a seguir algumas palavras ou frases que João usou para descrever a glória celestial: Apocalipse 21:1, 3–4, 22–27; 22:1–2. Deixe que escolham algo nesses versículos que gostariam de desenhar. Depois, elas podem falar sobre seus desenhos com a classe. Incentive-as a mostrar o desenho a seus familiares em casa.

  • Leiam juntos Apocalipse 22:17 e explique-lhes que a esposa que diz “Vem” é a Igreja. Como membros da Igreja, quem gostaríamos de convidar a “vir”? (Ver Morôni 10:30–33.) Do que as pessoas ao nosso redor têm “sede”? Quais são algumas boas maneiras de convidar as pessoas a “vir”?

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Ajude as crianças a se prepararem para ler o Livro de Mórmon no próximo ano convidando-as a pedir a um familiar ou amigo que compartilhe com elas um versículo ou uma história de sua preferência do Livro de Mórmon.

Aperfeiçoar o ensino

Ensine as crianças a registrar suas impressões. Desenvolver o hábito de registrar suas impressões as ajudará a reconhecer e seguir o Espírito. As crianças podem registrar suas impressões marcando as escrituras, fazendo desenhos ou anotações simples em um diário (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 30).