2006
Seguirei o Profeta Hoje
Outubro de 2006


Tempo de Compartilhar

Seguirei o Profeta Hoje

“O que eu, o Senhor, disse está dito (…) seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo” (D&C 1:38).

Há muitas maneiras pelas quais o Pai Celestial pode falar com vocês. Ele pode falar com vocês por intermédio do Espírito Santo. Ele pode falar com vocês por meio das escrituras. Um modo muito importante pelo qual o Pai Celestial fala a Seus filhos é por meio de Seus profetas vivos. Quando o profeta fala, ele nos diz coisas que o Pai Celestial quer que saibamos.

No Livro de Mórmon, o povo do rei Noé era muito iníquo. O Pai Celestial enviou Seu profeta Abinádi para pregar a eles. Os sacerdotes iníquos do rei Noé ficaram zangados e quiseram matar Abinádi. Mas Abinádi disse: “Não me toqueis, (…) porque ainda não transmiti a mensagem que o Senhor me ordenou que transmitisse” (Mosias 13:3). Alma, um dos sacerdotes, acreditou nas palavras de Abinádi e aprendeu a receber as bênçãos prometidas por Deus.

Na Bíblia, lemos a respeito das promessas feitas por Deus aos filhos de Israel. Por meio de Moisés, Seu profeta, o Senhor os libertou do Egito. Moisés ensinou aos filhos de Israel a maneira de receber as promessas e bênçãos de Deus.

Não havia profeta na Terra quando Joseph Smith orou para saber a que igreja deveria filiar-se. Joseph Smith tornou-se profeta de Deus e restaurou a verdadeira Igreja de Jesus Cristo. Joseph Smith ensinou às pessoas o que elas precisavam fazer para receber as promessas e bênçãos de Deus.

Hoje, o Presidente Gordon B. Hinckley nos diz o que Deus quer que façamos e saibamos. Quando ouvimos a conferência geral, é como se o próprio Deus estivesse falando conosco. Podemos aprender a maneira de receber as bênçãos prometidas por Deus quando ouvimos a nosso profeta.

Idéias para o Tempo de Compartilhar

  1. 1. Ajude as crianças a decorarem D&C 1:38. Peça-lhes que pensem em coisas que o profeta disse nas conferências gerais recentes. Anote as sugestões delas no meio do quadro-negro. Depois, escreva as palavras Presente e Futuro, em cada lado da lista. Diga-lhes que podemos fazer agora mesmo algumas das coisas que o profeta nos pediu que fizéssemos (pagar o dízimo, ser honestos, freqüentar a Igreja). Precisamos ser mais velhos para fazer outras coisas que o profeta nos aconselhou (realizar um casamento no templo, receber o sacerdócio, magnificar nossos chamados na Igreja). Peça às crianças que apontem para “Presente” ou “Futuro” quando ler um dos itens da lista. Explique às crianças que, embora não possamos fazer tudo agora, mesmo assim podemos fazer muitas coisas. Preste testemunho das bênçãos que recebeu por seguir o profeta vivo. Cante “Graças Damos, Ó Deus, por um Profeta” (Hinos, n.o 9).

  2. 2. Mostre um exemplar de “A Família: Proclamação ao Mundo” (A Liahona, outubro de 2004, p. 49; ou n.o de código 35602 059). Peça a uma criança que leia a seguinte frase da proclamação: “O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da fé, da oração, do arrependimento, do perdão, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares”. Diga às crianças que elas podem fortalecer a família. Separe-as em nove “famílias”. Lembre-se de que há famílias de todos os tamanhos. Escreva os princípios (fé, oração, etc.) em pedaços de papel e coloque-os em uma cesta. Peça a cada família que tire uma palavra. Instrua as famílias a encenarem o princípio. Dê um tempo para as crianças se prepararem. Por exemplo: Para demonstrar a fé, as crianças podem fingir que estão plantando uma semente e esperando que ela cresça. Coloque no quadro as tiras de papel com os princípios alistados. Escreva um hino relacionado ao princípio no verso da tira de papel correspondente. Peça aos grupos que encenem sua respectiva palavra para o restante da Primária. Quando adivinharem o princípio correto, remova a tira de papel do quadro e cantem o hino anotado no verso.

Respostas: a1, b2, c4, d6, e3, f5

Atividade de Combinar Pares

Acima temos fotografias da Primeira Presidência e de alguns membros do Quórum dos Doze Apóstolos. Há também fotografias desses mesmos homens quando eram crianças. Combine a fotografia da criança com a fotografia do adulto. Complete as linhas que têm uma letra no início com o tema sobre o qual essas Autoridades Gerais falaram na conferência geral.