Liahona
Três coisas que Cristo nos ensina sobre relacionamentos
Abril de 2024


“Três coisas que Cristo nos ensina sobre relacionamentos”, Liahona, abril de 2024.

Jovens adultos

Três coisas que Cristo nos ensina sobre relacionamentos

À medida que construirmos e aprofundarmos relacionamentos com outras pessoas, encontraremos mais satisfação e alegria.

Imagem
Jesus Cristo visita os nefitas

Cristo Visita os Nefitas, de Minerva Teichert

Você já pensou em como Jesus Cristo desenvolveu relacionamentos com outras pessoas? Pense a respeito disso. Ele estava sempre ciente das pessoas ao Seu redor (ver Lucas 8:43–48; 19:2–10; João 1:47–50). Ele tinha empatia pelas pessoas (ver João 11:31–36). Cristo ajudava o próximo e tentava aliviar seus fardos (ver Lucas 8:26–36; João 5:5–9).

Até no Livro de Mórmon, Jesus Cristo apareceu em pessoa aos nefitas e os convidou a vir a Ele “um por um” (3 Néfi 11:15).

Estender a mão ao próximo, ministrar e ter empatia pelos outros é uma parte integral de quem Cristo é. Por causa Dele, temos um exemplo a seguir ao tentar construir relacionamentos com as pessoas à nossa volta. Aqui estão três coisas que podemos aprender sobre relacionamentos eternos com base no exemplo de Jesus Cristo:

Imagem
Jesus Cristo e a mulher apanhada em adultério

Nem Eu Também Te Condeno, de Eva Timothy

1. Os relacionamentos nos abençoam agora e na vida após a morte

Ninguém quer se sentir sozinho. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer na Terra é desenvolver relacionamentos que nos sustenham em diferentes momentos da vida e nos ajudem a perseverar até o fim.

Na época em que serviu como segundo conselheiro na Primeira Presidência, o presidente Dieter F. Uchtdorf ensinou que “ao estendermos as mãos e o coração para outras pessoas com amor semelhante ao de Cristo, algo maravilhoso acontece conosco. Nosso próprio espírito fica curado, torna-se mais forte e mais refinado. Ficamos mais alegres, mais calmos e mais receptivos aos sussurros do Espírito Santo”.1

Nossos relacionamentos não apenas vão nos abençoar na Terra, mas também vão desempenhar um papel essencial para nos ajudar a alcançar a exaltação.

Enquanto servia como setenta de área, o élder Kevin J. Worthen disse: “Um dos propósitos desta existência mortal (…) é desenvolver as habilidades e os atributos necessários para se estabelecer relacionamentos duradouros e alegres”.2

Cristo nos quer no céu com Ele. Ele disse: “Se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14:3). Podemos seguir o exemplo Dele ao nutrirmos relacionamentos que possam ser levados para o céu. Aprendemos nos Textos sobre os Tópicos do Evangelho que “os membros da Igreja imaginam a exaltação não por meio de imagens do que eles vão obter e sim por meio dos relacionamentos que eles têm agora e como esses relacionamentos podem ser purificados e elevados”.3

Em vez de sentir que estamos passando pela vida sozinhos, descobriremos que nossos relacionamentos podem se tornar fortalezas de segurança e consolo. À medida que seguirmos o exemplo de Jesus Cristo, nutrindo nossos relacionamentos, teremos mais felicidade e alegria nesta vida e na vida vindoura.

Imagem
Jesus Cristo com seus discípulos durante a Última Ceia

Em Memória de Mim, de Walter Rane

2. Os relacionamentos valem o esforço

Se você acha que é trabalhoso construir relacionamentos, saiba que você não é o único.

O élder Worthen disse: “Os relacionamentos eternos positivos têm um preço. Para amar verdadeiramente o próximo, temos que nos tornar vulneráveis de novas maneiras. O próprio amor e preocupação que temos pelas pessoas significa que seremos afetados por suas ações e circunstâncias de maneiras que, às vezes, podem doer até na alma. (…) Mas o resultado vale a pena”.4

Grandes coisas nunca são fáceis de se obter, e isso inclui o relacionamento que o Salvador criou conosco por meio de Seu sacrifício expiatório. Ele percebeu que a dor pela qual iria passar valeria a pena. Seu grande amor por nós O motivou a seguir adiante mesmo quando perguntou se havia outra maneira (ver Mateus 26:39).

3. Cristo vai nos ajudar

Talvez vocês estejam pensando: “Sei que os relacionamentos são importantes! Mas não sou muito bom em fazer amigos”.

Cristo entende isso. Ele sabe como pode ser difícil se socializar e conhece os medos que às vezes enfrentamos ao tentarmos interagir com os outros, especialmente em um mundo que se tornou tão digitalizado.

Ele prometeu: “Minha graça basta a todos os que se humilham perante mim; porque caso se humilhem perante mim e tenham fé em mim, então farei com que as coisas fracas se tornem fortes para eles” (Éter 12:27).

Cristo nos guiará se tivermos o coração aberto. E, ao seguirmos Seu exemplo, recebemos a promessa de que, no final, seremos como Ele (ver Morôni 7:48) — e isso inclui ter mais caridade e desenvolver relacionamentos significativos da maneira que Ele fez.

Ao buscá-Lo, descobriremos que estamos cercados de oportunidades para belos relacionamentos e conexões com outras pessoas.

Imagem
Maria ouvindo Jesus Cristo

Maria Ouviu Sua Palavra], de Walter Rane