2022
Manter o equilíbrio
Abril de 2022


MENSAGEM DA PRESIDÊNCIA DE ÁREA

Manter o equilíbrio

Para mim, estar envolvido pelos braços do Senhor é como desfrutar da liberdade do evangelho, onde sou guiado de todos os lados.

Embora haja sempre provações e tentações, o caminho seguro e certo para eu encontrar alegria e sucesso na vida tem sido abraçar “as ternas misericórdias do Senhor [que] estão sobre todos aqueles que ele escolheu por causa de sua fé, para torná-los fortes com o poder de libertação” (1 Néfi 1:20), e estar “eternamente envolvido pelos braços de seu amor” (2 Néfi 1:15). Para mim, estar envolvido pelos braços do Senhor é como desfrutar da liberdade do evangelho, onde sou guiado de todos os lados. Eu imagino-me no centro de uma caixa. Guiando-me do topo está o Senhor; do lado direito sou guiado por profetas e apóstolos; na parte inferior estão meus líderes locais da Igreja: pais, presidentes de missão e estaca, bispos, presidentes de ramo e líderes das organizações; e no lado esquerdo tenho as escrituras e o Manual Geral.

Convido-lhe a desfrutar da liberdade e da alegria de permanecer dentro da caixa. Mantenha-se em equilíbrio e desfrute das ternas misericórdias do Senhor.

O Senhor

O convite do Senhor para nós, é um convite para olhar além das limitações diárias e subir a um nível mais alto. Ele nos convida a abandonar as coisas que podem estar a nos impedir de avançar: “As coisas antigas são passadas e todas as coisas foram renovadas.” Essas palavras me inspiram a querer fazer melhor a cada dia. As palavras a seguir realmente elevam minha perspectiva: “Portanto, quisera que fôsseis perfeitos, assim como eu ou como o vosso Pai que está nos céus é perfeito” (3 Néfi 12:47–48). Estou longe de ser perfeito, mas sinto-me encorajado pelos progressos que me esforço por atingir a cada dia. Às vezes, sinto que estou a retroceder, mas as observações do Presidente Russell M. Nelson me ajudam a recompor e seguir tropeçando: “Não precisamos ficar desanimados se nossos esforços sinceros em direção à perfeição agora parecem tão árduos e intermináveis. A perfeição está pendente. Ela pode vir por completo somente após a Ressurreição e somente por meio do Senhor. Ele aguarda por todos os que o amam e guardam seus mandamentos. Inclui tronos, reinos, principados, poderes e domínios. É o fim pelo qual devemos perseverar.” 1

É um fim doce-amargo “para perseverar”, sabendo que não estou sozinho. Seu terno e reconfortante convite fornece a força necessária para perseverar: “Buscai-me em cada pensamento; não duvideis, não temais” (D&C 6:36). Ter o Senhor no topo da minha caixa me dá proteção e coragem para enfrentar os desafios da vida, sabendo que tenho acesso aos ensinamentos e orientação do Espírito Santo e dos profetas.

Profetas e Apóstolos

Durante os três anos que passei em Salt Lake City, onde vi e interagi frequentemente com os quinze homens que apoiamos como profetas, videntes e reveladores, senti o amor do Salvador Jesus Cristo pela humanidade por meio desses homens. Eles amam o Senhor e Seus filhos; sua vida e propósito são dedicados ao Senhor e a Seus filhos.

Ao aplicar os ensinamentos deles em sua vida, você saberá como eu sei que esses homens falam a “vontade do Senhor” e “a mente do Senhor” (ver D&C 68:4). Encontramos proteção e segurança ao seguir seus conselhos. Um desses grandes homens, o Élder Ronald A. Rasband, ensinou-nos recentemente em uma conferência geral a seguir os profetas e apóstolos: “Nos nos distinguimos como uma Igreja que é dirigida por profetas, videntes e reveladores chamados por Deus para este tempo. Prometo que, ao ouvir e seguir seus conselhos, você nunca será desencaminhado. Nunca!” 2

Ao seguir o conselho dos profetas e apóstolos, também devemos estar dispostos a seguir nossos líderes locais.

Líderes Locais da Igreja

Os presidentes de missão e estaca, bispos e presidentes de ramo foram chamados pelo Senhor. Siga-os de perto; eles possuem as chaves. O Presidente Joseph Fielding Smith (1876–1972) explicou: “Essas chaves são o direito da presidência; eles são o poder e a autoridade para governar e dirigir todos os assuntos do Senhor na Terra. Aqueles que os possuem têm poder para governar e controlar a maneira como todos os outros podem servir no sacerdócio. Todos nós podemos ser portadores do sacerdócio, mas só podemos usá-lo conforme autorizados e instruídos a fazê-lo por aqueles que possuem as chaves” 3 . Esses líderes recebem as chaves do sacerdócio para que possamos ser conduzidos de maneira ordeira e receber as ordenanças necessárias do evangelho. Aceitamos oportunidades de servir na Igreja por meio desses líderes e desejamos ser um “instrumento nas mãos de Deus para realizar esta grande obra” (see Alma 26:3).

O quarto lado da caixa são as escrituras e os manuais.

Escrituras e Manuais

O conselho e a promessa do Senhor a Joseph Smith, Oliver Cowdery e John Whitmer alguns meses depois que a Igreja foi organizada mostra sua terna misericórdia por todos nós; “Eis que te digo que deves dedicar teu tempo ao estudo das escrituras”. Então ouvir as bênçãos, “E então vos será dado a saber o que fareis” (D&C 26:1). Será dado a conhecer o que devemos fazer em nossas vidas, e ao nos esforçamos para fazer a diferença na vida.

De fato “Pois eis que é tão fácil dar ouvidos à palavra de Cristo, que [nos] apontará um caminho reto para a felicidade eterna, como foi para [Leí e sua família] dar atenção [a] bússola, que lhes apontava um caminho reto para a terra prometida” (Alma 37:44). O Presidente Howard W. Hunter (1907–1995) aconselhou: “É certo que quem estuda as escrituras todos os dias realiza muito mais do que quem num dia dedica um tempo considerável e depois deixa os dias passarem antes de continuar. Não apenas devemos estudar todos os dias, como deve haver um horário regular marcado em que possamos nos concentrar sem interferência” 4 .

Manter o equilíbrio me ajudou a sentir a mão do Senhor nos detalhes de minha vida.

O Élder Dube foi chamado como Setenta Autoridade Geral em abril de 2013. Ele é casado com Naume Keresia Salizani. Eles têm quatro filhos.

Referências

  1. Russell M. Nelson, “Perfection Pending”, Ensign, novembro de 1995.

  2. Ronald A. Rasband, “The Things of My Soul”, Liahona, novembro de 2021.

  3. Ver Joseph Fielding Smith, “Eternal Keys and the Right to Preside”, Ensign, julho de 1972.

  4. Howard W. Hunter, “Reading the Scriptures”, Ensign, novembro de 1979.