Novo Testamento 2023
6 a 12 de fevereiro. João 2–4: “Necessário vos é nascer de novo”


“6 a 12 de fevereiro. João 2–4: ‘Necessário vos é nascer de novo’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“6 a 12 de fevereiro. João 2–4”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Jesus falando com Nicodemos

6 a 12 de fevereiro

João 2–4

“Necessário vos é nascer de novo”

Em uma aula rápida da Primária, você não terá tempo de ensinar todos os princípios importantes de João 2–4. Busque orientação espiritual sobre quais pontos destacar a fim de atender às necessidades e aos interesses das crianças de forma mais significativa.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Para incentivar as crianças a contar o que estão aprendendo e vivenciando, pergunte o que elas fizeram recentemente para serem “[pescadoras] de homens” (Mateus 4:19). Talvez seja necessário relembrar a lição da última semana.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

João 3:1–10

Preciso ser batizado e confirmado para voltar a viver com o Pai Celestial.

Seus alunos estão se preparando para dar passos importantes a fim de viver com o Pai Celestial novamente, sendo batizados (nascidos da água) e confirmados (nascidos do Espírito). Como você pode ajudá-los a compreender a importância dessas ordenanças?

Atividades sugeridas

  • Resuma a história de Jesus ensinando Nicodemos (ver João 3:1–10). Prometa às crianças que, quando forem batizadas, o Pai Celestial dará a elas o dom do Espírito Santo.

  • Mostre às crianças a página de atividades da semana e peça que descrevam as gravuras. Leia João 3:5 e preste testemunho de que precisamos ser batizados e confirmados para viver com o Pai Celestial novamente.

  • Peça às crianças que falem sobre o que elas fazem para lavar as mãos. Mostre a gravura O Batismo de uma Menina (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104) e ajude as crianças a comparar o ato de lavar as mãos com água ao fato de nos tornarmos espiritualmente limpos por meio do batismo.

João 3:16

O Pai Celestial me ama; por isso Ele me deu um Salvador.

Como você pode ajudá-las a aprender essa verdade preciosa?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que completem frases como esta: “Porque meus pais me amam, eles…” Leia João 3:16. Em seguida, ajude cada uma delas a repetir João 3:16, substituindo as palavras “o mundo” pelo nome da criança. Ajude as crianças a observar no versículo o que o Pai Celestial fez por nos amar. Peça às crianças que façam um desenho de Jesus. Deixe que compartilhem os desenhos entre si e expressem seu amor pelo Salvador.

  • Cantem juntos uma música sobre Jesus, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Peça às crianças que levantem uma gravura de Jesus toda vez que cantarem uma palavra como “Filho”, “Jesus” ou “Salvador”.

João 4:5–15

Jesus Cristo é minha “água viva”.

Todas as crianças de sua classe sabem o que é sentir sede. Como você pode usar essa experiência para ajudá-las a entender o quanto precisamos da água viva que Jesus Cristo oferece?

Atividades sugeridas

  • Use a gravura no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar para contar a história de Jesus e da mulher junto ao poço (ver João 4:5–15). Peça às crianças que contem a história novamente.

  • Mostre um copo com água e explique às crianças por que precisamos de água. Resuma brevemente João 4:5–15 e testifique que Jesus Cristo e Seu evangelho dão vida a nosso espírito, assim como a água dá vida a nosso corpo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

João 2:1–11

Posso honrar minha mãe, assim como Jesus honrou a mãe Dele.

No casamento em Caná, Maria disse a Jesus que o vinho tinha acabado. De acordo com a Tradução de Joseph Smith, Jesus respondeu à Sua mãe, perguntando: “Mulher, que queres que eu faça por ti? Isso farei” (João 2:4, nota de rodapé a). Jesus é um exemplo de como devemos tratar nossa mãe.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam João 2:1–11 e se revezem recontando a história com suas próprias palavras.

  • Peça às crianças que citem várias coisas em que sua mãe pode precisar de ajuda. Peça-lhes que pratiquem o que poderiam dizer às mães usando algumas das palavras de Jesus: “Que queres que eu faça por ti?” (João 2:4, nota de rodapé a.)

  • Convide algumas mães para visitar sua classe e contar o que as crianças fazem para mostrar respeito por elas.

Imagem
Jesus conversando com Maria no banquete de casamento

Jesus disse à Sua mãe: “Que queres que eu faça por ti?” (Tradução de Joseph Smith, João 2:4, em João 2:4, nota de rodapé a.)

João 3:1–8

Ser batizado e confirmado é como nascer de novo.

Quando somos batizados, o que Jesus chamou de “nascer da água”, recebemos a remissão de nossos pecados e podemos “entrar no reino de Deus” (João 3:5). Como você pode ajudar seus alunos a entender o que significa nascer de novo?

Atividades sugeridas

  • Faça tiras de palavras apresentando o que o Salvador disse em João 3:3 e peça que as crianças as coloquem na ordem correta. Como ser batizado e confirmado se assemelha a nascer de novo?

  • Mostre uma gravura de um bebê recém-nascido e de alguém sendo batizado e confirmado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 104 e nº 105). De que modo somos como um recém-nascido depois de nosso batismo e de nossa confirmação? (Ver João 3:3–5.)

  • Convide as crianças a compartilhar suas lembranças do batismo. Leia Mosias 18:8–10 e Doutrina e Convênios 20:37 para relembrar o convênio batismal. Ensine às crianças que tomar o sacramento com fervor toda semana é uma maneira de continuar o processo de nascer de novo.

  • Ajude as crianças a memorizar Regras de Fé 1:4.

João 3:16–17

O Pai Celestial me ama; por isso Ele enviou Seu Filho.

Como você pode ajudar as crianças a saber que Jesus Cristo foi enviado à Terra como uma expressão do amor do Pai Celestial?

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem seu presente favorito e a pessoa que lhes deu esse presente. Depois, peça a uma criança que leia João 3:16. Que presente o Pai Celestial nos deu? Como esse presente demonstra Seu amor?

  • Peça às crianças que procurem respostas para a pergunta: “Por que o Pai Celestial nos enviou Jesus Cristo?” enquanto elas leem João 3:16–17 ou cantam ou ouvem o hino “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21).

João 4:5–23

Jesus Cristo me oferece a “água viva”.

Assim como Jesus usou a água para ensinar a mulher de Samaria, você pode usar a água para ensinar às crianças por que precisamos do evangelho de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Use João 4:5–23 para escrever sentenças curtas baseadas na história da mulher junto ao poço. Peça às crianças que consultem esses versículos para colocar as sentenças na ordem correta. O que Jesus estava tentando ensinar à mulher?

  • Dê água para as crianças beberem e peça-lhes que falem sobre ocasiões em que estavam com sede. Converse sobre como foi quando finalmente puderam beber água. Peça às crianças que citem coisas que, assim como um copo de água, nos satisfazem por um momento. Que coisas são como a “água viva”, que podem nos satisfazer para sempre?

  • Escreva no quadro Como o evangelho é semelhante à água? Peça às crianças que pensem em como elas responderiam a essa pergunta enquanto leem João 4:5–23.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Você pode pedir às crianças que deem água para seus familiares quando chegarem em casa. Quando elas fizerem isso, podem contar o que aprenderam sobre a água viva.

Aperfeiçoar o ensino

Use as páginas de atividade. Enquanto as crianças concluem as páginas de atividades, use o tempo para examinar com elas os princípios da lição.