Novo Testamento 2023
10 a 16 de abril. Mateus 15–17; Marcos 7–9: “Tu és o Cristo”


“10 a 16 de abril. Mateus 15–17; Marcos 7–9: ‘Tu és o Cristo’”, Vem, e Segue-Me — Primária: Novo Testamento 2023

“10 a 16 de abril. Mateus 15–17; Marcos 7–9”, Vem, e Segue-Me — Primária: 2023

Imagem
Transfiguração de Cristo

A Transfiguração, de Carl Heinrich Bloch

10 a 16 de abril

Mateus 15–17; Marcos 7–9

“Tu és o Cristo”

Ao ponderar sobre Mateus 15–17 e Marcos 7–9, observe atentamente os sussurros espirituais que podem ajudá-lo a entender as necessidades de seus alunos.

Imagem
ícone de compartilhamento

Convidar todos a participar

Peça às crianças que digam por que são gratas pelos líderes da Igreja, incluindo o profeta, os apóstolos e os líderes locais. Que ensinamentos ouvimos recentemente deles?

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças menores

Mateus 16:13–17

Posso receber um testemunho de que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Pense em como você pode usar o testemunho de Pedro e a resposta de Jesus para ensinar às crianças o que é um testemunho e inspirá-las a buscá-lo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que prestem atenção ao que Pedro disse enquanto você lê Mateus 16:15–17. (Ver também o “Capítulo 32: Pedro dá testemunho de Cristo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 76–77, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Explique que Pedro estava prestando testemunho de Jesus Cristo. Releia os versículos. (Ou mostre o vídeo de novo.) Desta vez, diga às crianças que prestem atenção em quem disse a Pedro que Jesus Cristo era o Filho de Deus.

  • Preste testemunho de Jesus Cristo e explique como você recebeu esse testemunho. Desafie as crianças a buscarem seu próprio testemunho com o Pai Celestial.

Mateus 16:15–19

Jesus Cristo dá aos profetas e apóstolos as chaves do sacerdócio para guiar Sua Igreja.

O Salvador comparou a revelação a uma pedra, e a autoridade do sacerdócio a chaves. Como você pode usar essas comparações para ajudar as crianças a ter fé naqueles que guiam Sua Igreja?

Atividades sugeridas

  • Mostre uma pedra às crianças enquanto você lê Mateus 16:18 com elas. Repita com elas a frase “sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, fazendo gestos para acompanhar as palavras. Explique que a Igreja está edificada sobre a “pedra” da revelação.

  • Mostre para as crianças algumas chaves e pergunte para que servem. Explique que Pedro e outros apóstolos receberam as chaves do sacerdócio de Jesus. Essas chaves “destrancam” bênçãos para nós e abrem o caminho para o céu. Por exemplo, as chaves do sacerdócio nos permitem ser batizados e tomar o sacramento. Dê às crianças chaves de papel e peça-lhes que escrevam algumas bênçãos que as chaves do sacerdócio “destrancam”.

  • Mostre uma gravura do presidente da Igreja e preste testemunho de que ele possui todas as chaves do sacerdócio hoje, assim como Pedro possuía.

Imagem
estátua de Pedro com as chaves

As chaves do sacerdócio são a autoridade para dirigir o uso do sacerdócio.

Mateus 17:19–20

Minha fé pode realizar milagres.

Quando você lê a promessa de Jesus de que a fé como um grão de mostarda pode mover montanhas, que impressões recebe sobre as crianças a quem ensina?

Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 17:19–20 com as crianças. Peça às crianças que se revezem desenhando grandes montanhas e pequenas sementes no quadro. Explique que as montanhas são como coisas difíceis que temos que fazer. Quais são algumas coisas difíceis que parecem montanhas para nós? Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a pensar em como a fé pode ajudá-las a fazer as coisas que Deus quer que elas façam.

  • Coloque a gravura de uma montanha em um lado da sala. Peça às crianças que digam algumas coisas que podem fazer para ter mais fé em Jesus Cristo. À medida que cada criança sugerir algo, peça a ela que mova um pouco a montanha em direção ao outro lado da sala. Leia Mateus 17:19–20 e testifique sobre o poder da fé em sua vida.

  • Cantem juntos uma música sobre fé, como “” (Músicas para Crianças, pp. 50–51). Dê a cada criança uma semente para levar para casa. Peça-lhes que plantem a semente e a coloquem em um local onde possam vê-la crescer e se lembrar de ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Imagem
ícone de ensino

Ensinar a doutrina: Crianças maiores

Mateus 16:13–17

Um testemunho de Jesus Cristo vem por meio de revelação.

Como o testemunho de Pedro em Mateus 16:13–17 pode ajudar as crianças a edificar seu próprio testemunho?

Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que diriam se alguém lhes perguntasse: “Quem é Jesus?” Peça-lhes que leiam Mateus 16:13–17 para descobrir como Pedro respondeu a essa pergunta. Como ele recebeu seu testemunho de Jesus? O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho?

  • Ajude as crianças a comparar a maneira como aprendemos as verdades espirituais e a maneira como aprendemos outras verdades. Por exemplo, como sabemos a altura de uma pessoa ou como está o tempo? Como sabemos que Jesus Cristo é o Filho de Deus? Diga às crianças como o Espírito Santo testificou a você sobre o Salvador.

  • Preste testemunho de Jesus Cristo e desafie as crianças a receber ou fortalecer seu próprio testemunho Dele.

Mateus 16:15–19

A Igreja de Jesus Cristo é guiada por aqueles que possuem as chaves do sacerdócio.

Estudar Mateus 16:15–19 pode edificar a fé das crianças de que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é uma restauração da mesma Igreja que Jesus estabeleceu enquanto Ele viveu na Terra.

Atividades sugeridas

  • Escreva Mateus 16:19 no quadro, retirando algumas palavras, inclusive a palavra “chaves”. Peça às crianças que descubram as palavras que faltam.

  •   Examinem o verbete “Chaves do sacerdócio” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). O que são as chaves do sacerdócio? Como as chaves do sacerdócio são semelhantes a chaves reais?

  • Ajude as crianças a relacionar no quadro algumas pessoas que possuem as chaves do sacerdócio. O tópico “Chaves do sacerdócio” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org) contém uma lista que pode ajudá-las. Convide um portador das chaves do sacerdócio em sua ala para explicar brevemente à classe por que essas chaves são importantes.

  • Esconda várias chaves (ou desenhos de chaves) pela sala e peça às crianças que as encontrem. Depois que cada chave for achada, ajude as crianças a pensar nas bênçãos que temos por causa das chaves do sacerdócio (por exemplo, famílias eternas, batismo e sacramento).

Mateus 17:1–9

Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Esses versículos descrevem uma das poucas ocasiões nas escrituras em que a voz de Deus, o Pai, é ouvida testificando de Seu Filho Amado. Estudar esse relato com as crianças pode edificar a fé delas em Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos do evento descrito em Mateus 17:1–9. Peça-lhes que expliquem seus desenhos umas às outras. (Ver o “Capítulo 33: Aparição em glória: A Transfiguração”, Histórias do Novo Testamento, pp. 78–79, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.)

  • Dê às crianças tempo para ponderar o que o relato em Mateus 17:1–9 lhes ensina sobre Jesus Cristo. Peça-lhes que escrevam seus pensamentos no quadro. Peça às crianças que compartilhem como elas sabem que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Imagem
ícone de aprendizado

Incentivar o aprendizado no lar

Peça às crianças que perguntem aos pais e familiares como eles ganharam um testemunho de Jesus Cristo.

Aperfeiçoar o ensino

Use música. As canções e os hinos da Primária podem ajudar as crianças de todas as idades a entender e lembrar as verdades do evangelho. Cantar também pode manter as crianças ativamente envolvidas no aprendizado (ver Ensinar à Maneira do Salvador, p. 22).