2019
Discipulado dirigido por mão divina
Junho de 2019


Discipulado dirigido por mão divina

Extraído do discurso “God Will Use You, God Will Bless You” [Deus vai usar você, Deus vai abençoá-lo], proferido em um devocional na Universidade Brigham Young, em 3 de novembro de 2015.

Se você buscar se tornar um verdadeiro discípulo de nosso amado Salvador, o Senhor Deus dos céus vai direcionar seus caminhos.

Imagem
meeting with family in El Salvador

Ilustrações: Kelley Morris

Quero abordar duas perguntas às quais, quando jovem, desejava ter as respostas.

Primeira, se você dedicar sua vida ao serviço do Senhor, Ele vai dirigir seus passos e usar você para Seus propósitos justos? Segunda, se você escolher seguir o Salvador e andar no caminho do discipulado, o Senhor velará por você e o guiará, abençoará e encherá de um espírito de alegria e plenitude conforme Ele o usa para Seus propósitos?

Se você der seu coração ao Salvador e se esforçar para andar com fé e compaixão no caminho que Ele ordenou, sei que o Senhor vai usar você de maneiras que nunca poderia imaginar.

“Mas não tenho nada de especial”, diz você. “Sou comum em todos os aspectos. Não sou especialmente inteligente, eloquente, bem-vestido ou mesmo educado. Como Deus poderia me usar?”

Desde o início dos tempos, nosso Pai Celestial buscou pessoas comuns e as usou para Seus propósitos. O apóstolo Paulo escreveu para nós em nossos dias, assim como para os antigos coríntios:

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Para que nenhuma carne se glorie perante ele” (1 Coríntios 1:27–29).

Quando chegou a época de nosso Salvador restaurar Sua Igreja na Terra, por que você acha que Ele escolheu um jovem humilde sem educação formal?

Por que acha que Deus mandou Gideão, um agricultor, continuar enviando suas tropas para casa até contar com somente 300 homens para enfrentar um inimigo inumerável? (Ver Juízes 7:1–25.)

Por que acha que nosso Salvador escolheu um pescador para ser Seu apóstolo sênior e liderar a Igreja depois que Ele Se fosse? (Ver Mateus 16:18.)

Primeiro, porque “o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:7).

Segundo, porque Deus é capaz de pegar o barro mais comum e criar uma obra de arte com ele. Verdadeiramente, “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31.)

Terceiro, Deus escolhe os fracos para que ninguém possa se vangloriar e dizer: “Fiz isso devido à minha capacidade”.

Quando Pedro, um humilde pescador, toma um pequeno grupo de crentes e, graças a sua liderança, transforma-os numa Igreja poderosa, as pessoas erguem a voz e dão graças a Deus.

Quando um exército de milhares é derrotado por um grupo de 300 homens, as pessoas louvam a Deus.

Quando um jovem simples abandona a lavoura e traduz o texto mais inspirado e capaz de transformar vidas desde a Bíblia, as pessoas não dão glória ao intelecto do homem, mas ao poder de Deus.

O Pai Celestial não precisa que você seja poderoso, inteligente ou articulado. Precisa que você volte seu coração a Ele e procure honrá-Lo servindo-O e estendendo a mão com compaixão àqueles que estão à sua volta.

Ministrações do Espírito Santo

A segunda coisa que vou destacar é que, se você seguir a Deus em verdade e força, Ele vai abençoá-lo de maneiras que não conseguirá compreender.

Em 2006, o presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) e a Primeira Presidência determinaram que deveria haver um templo em San Salvador, El Salvador. Visitamos muitas propriedades, inclusive um quarteirão inteiro no antigo centro da cidade. Fomos de carro de uma propriedade para outra, mas nada parecia ser o lugar certo.

Por fim, passamos por uma área em desenvolvimento na parte ocidental da cidade. Senti algo naquela área e caminhei por vários quarteirões. Uma propriedade cercada de muros me chamou a atenção. Procurei os proprietários e recebi a informação de que a propriedade não estava disponível, assim voltei para casa.

Mas o profeta dissera que um templo seria construído em San Salvador, por isso voltei para ver outras propriedades. Novamente, senti-me atraído pela propriedade com muros e fiz contato outra vez. Repetiram que a propriedade não estava disponível.

Voltei para casa, mas não consegui afastar o sentimento de que era ali que o templo deveria ser construído. Entrei em contato com a família e perguntei se ao menos eles concordariam em falar comigo pessoalmente. Eles concordaram. Novamente, viajei até San Salvador acompanhado de Robert Fox, um amigo e funcionário da divisão de propriedades da Igreja. Naquela manhã, ajoelhamo-nos em meu quarto antes de iniciar o dia e pedimos o auxílio do Senhor.

Ao entrarmos de carro pelo portão da casa, foi quase como se estivéssemos entrando num jardim sagrado. Havia árvores e flores, e o movimentado ruído de fora parou de ser ouvido depois do portão. Miguel Dueñas, acompanhado do irmão e de dois filhos, estava nos esperando. Eles nos cumprimentaram e nos levaram para a casa de seus antepassados, que era grande e espaçosa.

Dissemos que estávamos ali por designação do presidente de nossa Igreja e que ele queria abençoar o país e os membros da Igreja construindo um templo ali. Mostramos a fotografia de outros templos. Dissemos que sentíamos que a propriedade deles, a casa de seus antepassados, era o lugar certo.

Não foi surpresa quando novamente recusaram, mas tínhamos que tentar. Então, por quase uma hora, tentamos todo tipo de abordagem, tais como uma compra direta, uma troca de propriedade e todas as outras opções que conseguimos imaginar. Mas eles estavam firmes em sua decisão e declinaram cada oferta.

Tínhamos feito tudo o que podíamos. Tínhamos nos preparado. Tínhamos dado o melhor de nós. Mas simplesmente não era o suficiente.

Meu coração se encheu de uma premente oração: “Pai, por favor, ajuda-nos a saber o que dizer ou fazer”.

No final, tornou-se evidente que nossa viagem tinha sido em vão. Parecia que nada mudaria a decisão deles. Contudo, quando começamos a nos preparar para partir, algo aconteceu. O Espírito do Senhor encheu a sala. Era tangível. Todos na sala o sentiram. Foi uma das experiências espirituais mais poderosas que já senti.

Miguel Dueñas, que não era membro da Igreja, começou a chorar. Ele se virou para o irmão dele e disse: “Se não podemos vender a casa de nossos antepassados, não poderíamos vender a melhor de nossas propriedades que temos do outro lado da rua?”

O irmão respondeu que sim. Conversamos então sobre a outra propriedade. Eles eram donos de muitas centenas de hectares de terras ao longo da estrada principal que saía da casa de seus antepassados, sendo que o centro da propriedade se destacava de modo que todos os carros que passassem pela estrada veriam o templo.

Era essa a propriedade que eles ofereceram para o templo do Senhor. Foi verdadeiramente um milagre. Daquele momento em diante, as bênçãos do Senhor acompanharam o processo. Em 21 de agosto de 2011, o presidente Henry B. Eyring, na ocasião primeiro conselheiro na Primeira Presidência, dedicou o templo para o serviço do Senhor.

Imagem
El Salvador San Salvador Temple

Presto testemunho de que o lindo templo que adorna as montanhas de San Salvador não está lá como resultado de algo que o irmão Fox e eu fizemos ou dissemos, mas devido às maravilhosas ministrações do Espírito Santo de nosso Deus Todo-Poderoso.

Nosso Pai misericordioso

Se o Senhor Se importa o suficiente para enviar Seu Espírito e tornar disponível o local para um templo, não acha que Ele vai enviar Seu Espírito e preparar seu coração e guiar seus passos?

Você é indiscutivelmente mais precioso do que um terreno. Você é um filho amado do Pai Eterno. É a geração do Deus do Universo!

Não acha que Ele Se importa com você? Não acha que Ele vai usar e abençoar você de maneiras mais gloriosas do que é possível imaginar?

As escrituras nos dizem que, se confiarmos no Senhor de todo o coração, não nos apoiarmos em nosso próprio entendimento e O reconhecermos em todos os nossos caminhos, Ele endireitará as nossas veredas (ver Provérbios 3:5–6).

O rei Benjamim resumiu perfeitamente a mensagem que desejo deixar com você. Ele disse: “E ainda mais, quisera que considerásseis o estado abençoado e feliz daqueles que guardam os mandamentos de Deus. Pois eis que são abençoados em todas as coisas, tanto materiais como espirituais; e se eles se conservarem fiéis até o fim, serão recebidos no céu, para que assim possam habitar com Deus em um estado de felicidade sem fim” (Mosias 2:41).

Ergo minha voz em louvor e presto testemunho dessa verdade. Testifico que tenho visto as bênçãos prometidas de Deus serem cumpridas repetidamente em minha vida e na de muitas outras pessoas.

Prometo que, se você inclinar o coração a seu Pai Celestial, se fizer o esforço diário de amar e seguir Jesus Cristo mais perfeitamente, se em compaixão e bondade aliviar os fardos e erguer as mãos daqueles ao seu redor que estão em dificuldade, se buscar se tornar um verdadeiro discípulo de nosso amado Salvador, o Senhor Deus do céu vai direcionar seus caminhos. Ele vai usar você para Seus sublimes propósitos. Vai abençoá-lo de maneiras que você nem sequer pode imaginar.