2019
O povo da Galileia
Junho de 2019


O povo da Galileia

Enquanto estava na Terra, o Salvador ensinou muitas pessoas e ministrou a elas. Aqui estão algumas das pessoas a quem Jesus Cristo ministrou na Galileia. O que essas pessoas teriam dito se pudessem ter contado suas próprias histórias que se encontram nas escrituras? Aqui estão algumas ideias.

Imagem
children in Galilee

Criança: Eu estava perto de Jesus Cristo e Seus apóstolos Os apóstolos estavam discutindo sobre alguma coisa, e Jesus Cristo perguntou a eles sobre o que era. Os apóstolos ficaram em silêncio, e nenhum deles abriu a boca porque estavam discutindo sobre quem seria o maior no reino dos céus. O Salvador então apontou para mim. Fiquei no meio deles, e Ele me tomou em Seus braços. Disse a eles que os que forem humildes como uma criancinha serão os maiores no reino dos céus (ver Marcos 9:33–37; Mateus 18:1–5).

Rapaz: Eu tinha ouvido falar de Jesus Cristo e dos milagres que Ele havia realizado em favor dos enfermos. Assim, quando Ele foi a Tiberíades, juntei-me à multidão que O seguia. Havia muita gente, umas 5 mil pessoas. Eu tinha cinco pães de cevada e dois peixes. Jesus Cristo os tomou e os abençoou. Milagrosamente, todos foram alimentados com a comida que eu tinha levado. Mas não terminou por aí. Quando todos estavam satisfeitos, os discípulos recolheram as sobras. Elas encheram 12 cestos (ver João 6:5–14).

Imagem
people in Galilee 1

Homem: Eu era paralítico, por isso não conseguia me mover. Além disso, tinha tremores involuntários. Era horrível. Meus amigos tinham ouvido falar que Jesus Cristo estava ensinando numa casa. Eles sabiam que Ele poderia me ajudar, por isso tentaram me levar até Ele. A casa estava lotada, por isso eles decidiram me descer pelo telhado. Descobriram o telhado e então me desceram bem na frente de Jesus Cristo. Quando Ele me viu, disse-me que meus pecados estavam perdoados. Pediu-me que me levantasse, pegasse minha cama e andasse. E assim eu fiz — e todos ficaram maravilhados! (Ver Marcos 2:1–12.)

Nobre: Eu estava em Caná na ocasião. E meu filho, que estava em Cafarnaum, estava morrendo. Fiquei sabendo que Jesus estava na região, por isso fui até Ele. Quando O encontrei, pedi-Lhe que fosse a Cafarnaum para curar meu filho. Ele disse que eu fosse para casa porque meu filho estava vivo. Acreditei Nele. Ao chegar em casa, meus servos saíram para me receber. Disseram que meu filho estava vivo. Perguntei-lhes quando ele havia começado a melhorar. Responderam que fora no dia anterior, às 7 horas. Foi na mesma hora em que Cristo me dissera que meu filho estava vivo! (Ver João 4:46–53.)

Maria Madalena: Jesus Cristo expulsou sete demônios de mim. Eu O segui enquanto Ele viajava a várias aldeias pregando o evangelho (ver Lucas 8:1–3). Quando Cristo foi crucificado, eu estava ao pé da cruz (ver João 19:25). Visitei a tumba onde Seu corpo foi colocado. Fui a primeira pessoa a vê-Lo depois de Sua Ressurreição. No início, achei que Ele era um jardineiro, mas, quando Ele me chamou pelo nome, eu soube que era o meu Salvador (ver João 20:11–16).

Imagem
people in Galilee 2

Salomé: Sou a esposa de Zebedeu e mãe de Tiago e João, que eram dois dos apóstolos de Jesus Cristo. Eu O segui e O servi enquanto Ele estava na Galileia. Eu estava no Gólgota quando Ele foi crucificado (ver Marcos 15:37–41). Levei aromas à Sua tumba para ungir Seu corpo, mas, quando cheguei, Ele não estava lá. Em vez disso, vi um homem vestido com roupas brancas e compridas. A princípio, fiquei com medo, mas ele me disse que não temesse. Anunciou que Jesus Cristo havia ressuscitado e que eu deveria contar isso aos apóstolos (ver Marcos 16:1–8).

Sogra de Simão Pedro: Eu estava muito doente, com uma febre terrível. Quando Jesus Cristo soube disso, veio me visitar. Pegou minha mão e me ergueu. Imediatamente a febre se foi. Senti-me tão bem que até ministrei às pessoas que estavam em volta (ver Marcos 1:29–31).

Viúva de Naim: Meu filho tinha acabado de falecer. Eu já havia perdido meu marido. Estava desolada. Mesmo havendo várias pessoas comigo, não conseguia parar de chorar. Ao carregarmos o corpo de meu filho para fora dos portões da cidade, um homem veio até mim. Era Jesus Cristo. Ele Se compadeceu de mim e disse para eu não chorar. Então, Ele foi até meu filho. As pessoas que o carregavam pararam. Jesus Cristo ordenou a meu filho que se levantasse. E ele se levantou! Sentou-se, começou a falar e veio até mim. Estava vivo! Todos glorificamos a Deus e soubemos que havia um grande profeta entre nós (ver Lucas 7:11–17).

Imagem
people in Galilee 3

Maria: Eu tinha ouvido falar sobre o Messias que viria. Só não esperava fazer parte disso. Eu estava noiva de José quando um anjo me disse que eu teria um filho que seria o Filho de Deus e que eu deveria chamá-Lo de Jesus (ver Lucas 1:26–38). E o Messias realmente veio. Dei à luz num estábulo. Pastores e magos O visitaram e Lhe deram presentes (ver Mateus 2:1–12; Lucas 2:1–20). José e eu cuidamos Dele, mas Ele sempre nos impressionava. Certa vez, Ele sumiu por três dias. Nós finalmente o encontramos no templo. Homens instruídos O estavam ouvindo e Lhe fazendo perguntas (ver Lucas 2:40–52).

Filipe: Sou um dos apóstolos de Cristo. Ele nos enviou para pregar Seu evangelho. Pediu-nos que nos concentrássemos nas ovelhas perdidas de Israel. Também nos deu poder para curar os enfermos, purificar os leprosos, levantar os mortos e expulsar demônios. Ordenou que não levássemos conosco dinheiro nem roupas, mas avisou que seríamos perseguidos. No entanto, confiamos Nele porque sabíamos que, se perseverássemos até o fim, seríamos salvos (ver Mateus 10:1–10, 17–18, 22–23).

Judas Tadeu: Sou um apóstolo de Cristo. Certo dia, quando Ele estava nos ensinando — Ele fazia isso com frequência —, Ele nos disse que não ficaria na Terra por muito mais tempo. Assegurou que, se guardássemos Seus mandamentos e O amássemos, Ele viria e Se manifestaria a nós. Declarou que enviaria o Espírito Santo para nos ajudar a nos lembrar do que Ele nos havia ensinado (ver João 14:19–27).