Manuais da Primária e Tempo de Compartilhar
Dezembro: Sei Que Jesus Cristo Voltará


Dezembro

Sei Que Jesus Cristo Voltará

“Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19:25).

Complemente as ideias apresentadas aqui com outras de sua própria autoria. A cada semana, planeje maneiras de (1) identificar a doutrina, (2) ajudar as crianças a compreendê-la e (3) ajudá-las a aplicá-la na vida delas. Pergunte a si mesma: “De que atividades as crianças participarão para aprender e como vou ajudá-las a sentir o Espírito?”

Semana 1: Os profetas predisseram que Jesus Cristo viria à Terra.

Incentivar a compreensão (ler as escrituras): Mostre gravuras de Isaías, Néfi, do rei Benjamim, de Abinádi, Alma e Samuel, o lamanita, do Livro de Gravuras do Evangelho e do Pacote de gravuras da Primária 4. Divida as crianças em grupos e dê a cada grupo uma das seguintes escrituras para que elas encontrem. (1) Isaías 7:14; 9:6; (2) 1 Néfi 11:14–15, 20–21; (3) Mosias 3:5–8; (4) Mosias 15:1; (5) Alma 7:10–12; e (6) Helamã 14:1–3. Peça às crianças que procurem saber que profeta está falando e sobre quem ele está profetizando. Peça a cada grupo que mostre a gravura do profeta e diga às crianças quem ele é e o que ele disse. (Para as crianças menores, ajude seis crianças a vestirem-se com roupas simples para representarem os seis profetas. Fale brevemente sobre cada profeta e o que cada um deles disse sobre o nascimento e a missão de Jesus Cristo.) Explique-lhes que cada um desses profetas predisse que Jesus Cristo viria à Terra. Cantem “Samuel Fala do Menino Jesus” (Seção Infantil, dezembro de 1992, p. 7). Testifique-lhes que Jesus Cristo veio à Terra assim como fora predito pelos profetas.

Semana 2: Jesus Cristo voltará à Terra.

Identificar a doutrina: Mostre uma gravura da Segunda Vinda (LGE, nº 66). Lembre às crianças de que na primeira vez em que Jesus Cristo veio à Terra foi como o bebê de Belém. Explique-lhes que aprendemos nas escrituras que Ele virá à Terra novamente.

Incentivar a compreensão (realizar um jogo da memória): Faça dois conjuntos de pares com as seguintes referências de escrituras, com cada referência num papel: Mateus 16:27; Mateus 24:30, 36, 42; Atos 1:9–11; D&C 36:8; D&C 45:57–59; D&C 88:95–98. Coloque os papéis com a face virada para o quadro. Permita que as crianças se revezem para escolher dois pedaços de papel. Vire os papéis para verificar se eles combinam. Se não combinarem, volte a virá-los. Se combinarem, deixe as escrituras à mão e peça às crianças que abram na referência para descobrir o que ela ensina sobre a vinda de Cristo. Repita a atividade até encontrar todos os pares correspondentes.

Semana 3: Vou me preparar para viver com o Pai Celestial e com Jesus Cristo novamente.

Identificar a doutrina (jogo de adivinhação): Convide duas ou três crianças para fazerem um teatrinho representando que estão indo dormir, indo à Igreja ou indo viajar para longe. Peça às outras crianças que adivinhem o que elas estão fazendo. Debata com as crianças o que aconteceria se não nos preparássemos para essas coisas. Explique-lhes que uma coisa importante para a qual devemos nos preparar é para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente.

Imagem
Criança representando a hora de dormir

Atividades que chamam atenção como representar, podem ser usadas para despertar o interesse e ajudar as crianças a prestar atenção ao assunto da lição. Os que não estiverem participando estarão envolvidos vendo as outras crianças.

Incentivar a compreensão (cantar hinos): Cantem a terceira estrofe de “Sou um Filho de Deus” (MC, pp. 2–3) e convide as crianças a prestar atenção em como podemos preparar-nos para viver com o Pai Celestial novamente. Convide as crianças a ficar de pé e cantar de novo a frase “Se cumpro sua lei aqui”. Explique-lhes que alguns hinos da Primária nos lembram de coisas que podemos fazer a fim de nos preparar para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo novamente (por exemplo, “Vou Cumprir o Plano de Deus” [MC, pp. 86–87], “Guarda os Mandamentos” [MC, pp. 68–69], “A Bondade por Mim Começará” [MC, p. 83] e “Quando Eu for Batizado” [MC, p. 53]). Peça para a pianista tocar algumas notas de um desses hinos e peça às crianças que adivinhem qual é o hino. Convide as crianças a cantar o hino e ficar de pé sempre que cantarem algo que seja um modo de preparar-se para viver com o Pai Celestial. Faça o mesmo com os outros hinos.

Incentivar a aplicação (desenhar): Peça às crianças que pensem em maneiras de preparar-se para viver com o Pai Celestial e Jesus Cristo. Dê a cada criança um pedaço de papel, e convide-as a desenhar o contorno da mão. Depois peça a elas que escrevam ou desenhem em cada dedo uma coisa que elas possam fazer para preparar-se. Peça para as crianças escolherem uma das coisas e fazê-la durante a semana. Diga a elas que vai perguntar sobre isso no próximo domingo.

Imagem
crianças cantando em volta do piano

Semana 4: Tenho um testemunho de que sou um filho de Deus.

Identificar a doutrina (jogo de adivinhação): Escreva no quadro, “Tenho um ____________”. Diga às crianças que ouçam as seguintes pistas, cruzem os braços e levantem-se quando acharem que sabem como preencher a lacuna:

  • Isso nos dá um sentimento bom, de felicidade ou alento.

  • O Espírito Santo nos dá isso.

  • Isso nos ajuda a querer fazer boas escolhas.

  • Podemos compartilhar isso com outras pessoas quando fazemos discurso na Primária, falamos na noite familiar e na reunião de jejum e testemunho.

Pergunte: “O que é essa coisa maravilhosa?” Preencha a lacuna com a palavra testemunho e diga às crianças que elas podem adquirir um testemunho de que são filhas de Deus.

Escrever um princípio do evangelho vai ajudar as crianças a lembrar dele.

Incentivar a compreensão (cantar um hino): Convide as crianças a cantarem “Sou um Filho de Deus” (MC, pp. 2–3) e peça a elas que reflitam sobre seus sentimentos enquanto cantam. Peça a algumas crianças que compartilhem como se sentiram. Explique-lhes que os sentimentos bons que elas tiveram vêm do Espírito Santo, diga-lhes que elas são realmente filhas de Deus. Explique-lhes que saber que isso é verdade é ter um testemunho. Explique-lhes que há muitas maneiras de saber que somos filhos de Deus. Pergunte: “Como você sabe que é um filho de Deus?”

Incentivar a aplicação (ouvir testemunhos): Pergunte às crianças: “Por que é importante ter um testemunho de que somos filhos de Deus? Como o fato de ter um testemunho nos ajuda a fazer escolhas corretas?” Compartilhe seu testemunho e convide algumas crianças e alguns adultos a compartilhar o testemunho de que somos todos filhos de Deus.