Instituto
Lição 53: Doutrina e Convênios 133


“Lição 53: Doutrina e Convênios 133”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor 2017

“Lição 53”, Doutrina e Convênios — Manual do Professor

Lição 53

Doutrina e Convênios 133

Introdução e cronologia

Em 3 de novembro de 1831, após uma conferência de dois dias debatendo a publicação do Livro de Mandamentos, o profeta Joseph Smith recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 133. Essa revelação veio em resposta às perguntas que alguns élderes haviam feito “com respeito à pregação do evangelho aos habitantes da Terra e com respeito à coligação [de Israel]” (D&C 133, cabeçalho da seção). Na revelação, o Senhor ordenou que os santos convocassem os povos da Terra para se reunirem em Sião e se prepararem para Sua Segunda Vinda. Ele também revelou alguns dos acontecimentos que iriam acompanhar Sua Segunda Vinda e reinado milenar.

1–2 de novembro de 1831Em uma conferência da Igreja realizada em Hiram, Ohio, Joseph Smith e um grupo de élderes decidem publicar as revelações recebidas até aquele ponto em um volume a ser chamado de Livro de Mandamentos.

1º de novembro de 1831Joseph Smith recebe a revelação registrada em Doutrina e Convênios 1, que o Senhor identifica como o “prefácio” do Livro de Mandamentos.

2 de novembro de 1831Joseph Smith recebe a revelação registrada em Doutrina e Convênios 67, em que o Senhor presta testemunho da veracidade do Livro de Mandamentos.

3 de novembro de 1831Doutrina e Convênios 133 é recebida.

Sugestões Didáticas

Doutrina e Convênios 133:1–16

O Senhor ordena que Seu povo se prepare para a Segunda Vinda

Peça aos alunos que pensem numa ocasião em que eles se prepararam bem para um acontecimento importante (como uma entrevista de trabalho ou um exame da escola). Peça-lhes também que pensem em uma época em que não se prepararam adequadamente para um acontecimento importante.

  • O que vocês sentiram quando se julgaram preparados para um acontecimento importante?

  • O que vocês sentiram quando não se julgaram preparados?

  • Como membros da Igreja, para que acontecimentos futuros precisamos nos preparar? (Escreva as respostas dos alunos no quadro. Se eles não mencionarem, escreva a Segunda Vinda de Jesus Cristo no quadro.)

Peça aos alunos que identifiquem doutrinas e princípios ao estudarem Doutrina e Convênios 133 hoje que possam ajudá-los a saber como podem preparar a si mesmos e aos outros para a Segunda Vinda de Jesus Cristo e por que eles devem se preparar para esse acontecimento.

Explique-lhes que durante uma conferência de dois dias realizada em 1º e 2 de novembro de 1831, em Hiram, Ohio, o profeta Joseph Smith e outros líderes da Igreja conversaram sobre a publicação das revelações que o profeta havia recebido em um livro intitulado o Livro de Mandamentos. Durante essa conferência, o profeta recebeu a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 1. O Senhor chamou essa revelação de Seu “prefácio” ao Livro de Mandamentos (ver D&C 1:6). Em 3 de novembro de 1831, após a conferência da Igreja, o profeta recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 133, que mais tarde ficou conhecida como o “apêndice” do Livro de Mandamentos. Essa revelação, que contém ensinamentos sobre a Segunda Vinda de Jesus Cristo, veio em resposta às perguntas que os élderes fizeram sobre a obra missionária e a coligação de Israel (ver D&C 133, cabeçalho da seção).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 133:1–4 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Salvador revelou sobre Sua Segunda Vinda.

  • De acordo com o versículo 2, o que acontecerá na Segunda Vinda de Jesus Cristo com “todas as nações que se esqueceram de Deus” e com “todos os ímpios dentre [os santos]”?

  • De acordo com o versículo 3, o que o Senhor fará na época de Sua Segunda Vinda?

  • O que vocês acham que significa que o Senhor “desnudará o santo braço aos olhos de todas as nações”? (Isso pode se referir ao poder e à glória que se manifestarão na Segunda Vinda de Jesus Cristo. Pode também se referir à obra do Senhor nos últimos dias para coligar Israel em preparação para Sua Segunda Vinda [ver 1 Néfi 22:11–12].)

  • Com base nos ensinamentos do Senhor no versículo 4, que princípio podemos identificar sobre a preparação para a Segunda Vinda de Jesus Cristo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Santificar-nos e reunir-nos com os santos ajudará a nos preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.)

  • O que significa santificar-nos? (Se necessário, explique-lhes que santificar significa separar do mundo, tornar santo ou consagrar.)

  • Divida a classe em duplas. Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 133:5–7 em dupla e identifiquem o que o Senhor disse que os santos deveriam fazer para poder se santificar. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a alguns alunos que relatem o que encontraram.

  • O que vocês acham que significa “deixai Babilônia” no (versículo 5)? (Se necessário, explique-lhes que nas escrituras, Babilônia muitas vezes simboliza as coisas do mundo e a iniquidade.)

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 133:8–15, explicando-lhes que o Senhor ordenou que os líderes da Igreja enviassem élderes para todas as nações, convidando os habitantes a se reunirem em Sião, prepararem-se para a Segunda Vinda do Senhor e deixarem a “Babilônia espiritual” e “não [olharem] para trás” (versículos 14–15).

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 133:16 em silêncio e identifiquem a mensagem do Senhor para todas as pessoas. Peça a um aluno que relate o que encontrou.

  • Como o mandamento do Senhor de se arrepender tem relação com a preparação para a Segunda Vinda?

Peça aos alunos que reflitam sobre o que eles talvez precisem se arrepender para que possam “[deixar] a Babilônia” (D&C 133:7), santificar-se e preparar-se para a Segunda Vinda de Jesus Cristo. Incentive-os a agir de acordo com a inspiração que receberem.

Doutrina e Convênios 133:17–35

O Salvador descreve alguns acontecimentos que acompanharão a Segunda Vinda e o reinado milenar.

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 133:17–35 explicando aos alunos que o Senhor descreveu alguns dos acontecimentos relacionados à Sua Segunda Vinda e reinado milenar, inclusive Sua aparição no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, mudanças na Terra e a coligação das tribos perdidas de Israel.

Doutrina e Convênios 133:36–56

O Senhor revela que o evangelho restaurado será pregado no mundo todo e descreve Sua Segunda Vinda

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 133:36 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor fez para tornar os acontecimentos da Segunda Vinda “[conhecidos]” entre os “habitantes da Terra”.

  • O que o Senhor fez para informar os habitantes da Terra sobre Sua Segunda Vinda? (Depois que os alunos responderem, explique-lhes que “meu anjo” nesse versículo pode se referir ao anjo Morôni, bem como a outros anjos que ajudaram a dar início à restauração do evangelho.)

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 133:37–43, explicando-lhes que o Senhor disse que o evangelho restaurado será pregado a todas as nações e que Seus servos dirão às pessoas do mundo para “[temer] a Deus e [dar-lhe] glória” (versículos 38–39). Em resposta às orações de Seus servos, o Senhor virá novamente como “o fogo de fundição que queima” (versículo 41), para purificar a Terra da iniquidade.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 133:44–45 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que acontecerá com os justos quando o Senhor aparecer.

  • De acordo com o versículo 44, quem o Senhor encontrará quando Ele voltar?

  • Que princípio podemos identificar da promessa do Senhor no versículo 45? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: O Senhor preparou grandes bênçãos para aqueles que esperarem por Ele.)

  • O que vocês acham que significa esperar pelo Senhor? (Permanecer fiel e ter esperança, esperar e confiar em Suas promessas.)

Mostre aos alunos a seguinte declaração do élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos, e as duas perguntas que acompanham. Divida os alunos em duplas ou trios e peça-lhes que leiam a declaração com seu grupo e debatam as perguntas que acompanham a declaração. (Você pode preparar cópias da declaração e das perguntas para entregar aos alunos.)

Imagem
Élder Jeffrey R. Holland

“Devemos observar os sinais [da Segunda Vinda do Senhor] e identificar o significado das estações, devemos viver o mais fielmente possível e compartilhar o evangelho com todas as pessoas para que as bênçãos e proteções estejam disponíveis a todos. Não podemos e não devemos ficar paralisados apenas porque esse acontecimento e os acontecimentos que o cercam estão à nossa frente em algum lugar. Não podemos deixar de viver a vida. De fato, devemos vivê-la ainda mais plenamente do que antes. Afinal, esta é a dispensação da plenitude dos tempos. (…)

Deus espera que você tenha fé, determinação e confiança suficiente Nele para seguir em frente, vivendo e tendo alegria. Na verdade, Ele não espera que você enfrente simplesmente o futuro (isso soa desagradável e estoico), mas espera que possa abraçar e moldar o futuro — que possa amar e ter alegria nele e deleitar-se em suas oportunidades.

Deus espera ansiosamente pela oportunidade de responder à suas orações e de realizar seus sonhos, como sempre esperou. Mas Ele não pode fazer isso se você não orar e não sonhar. Em resumo: Ele não pode fazer nada se você não acreditar” (Jeffrey R. Holland, “Terror, Triumph, and a Wedding Feast” [Terror, triunfo e um banquete nupcial], serão da Universidade Brigham Young, 12 de setembro  de 2004, pp. 2–3; speeches.byu.edu).

  • O que o élder Holland ensina que pode ajudá-los a esperar pelo Senhor com fé e esperança?

  • Como podemos “abraçar e moldar o futuro”?

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Doutrina e Convênios 133:46–51. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como o Salvador estará vestido na Segunda Vinda.

  • O que será muito característico na aparência do Salvador na Segunda Vinda?

  • O que a cor vermelha das “vestes” do Senhor (versículos 46, 48) representa? (Se necessário, explique-lhes que representa o sangue dos iníquos, que serão destruídos na Segunda Vinda do Senhor [ver versículos 50–51]. Pode também representar “o sofrimento do Salvador no Getsêmani, quando seu sangue expiatório foi espremido de seu corpo, assim como suco é espremido das uvas em um lagar de vinho” [Novo Testamento — Manual do Aluno (Manual do Sistema Educacional da Igreja, 2014), p. 563].)

  • Com base nesses versículos, o que os iníquos sofrerão na Segunda Vinda de Jesus Cristo?

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 133:52–53 em silêncio e identifiquem o que os justos desfrutarão na Segunda Vinda do Senhor.

  • De que maneira a experiência dos justos será diferente da dos iníquos na Segunda Vinda do Senhor?

  • O que esses versículos nos ensinam sobre a misericórdia do Senhor?

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 133: 54–56, explicando-lhes que os justos que morreram antes do Salvador ter ressuscitado estarão em Sua presença quando Ele vier novamente. Além disso, os justos que morreram depois da Ressurreição do Salvador serão ressuscitados na Segunda Vinda e também serão trazidos à Sua presença.

Doutrina e Convênios 133:57–74

O evangelho é pregado para preparar o mundo para a Segunda Vinda de Jesus Cristo

Peça aos alunos que leiam Doutrina e Convênios 133:57–62 em duplas. Peça-lhes que identifiquem por que “o Senhor enviou a plenitude do seu evangelho” (versículo 57). Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça a alguns alunos que relatem o que encontraram.

Se necessário, explique-lhes que a frase “açoitará as nações” no versículo 59 se refere a separar os justos dos iníquos.

Peça aos alunos que consultem esse princípio identificado anteriormente na aula: Santificar-nos e reunir-nos com os santos ajudará a nos preparar para a Segunda Vinda de Jesus Cristo.

  • De acordo com o versículo 62, que outro princípio podemos identificar com relação ao que acontecerá se nos santificarmos? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Para aqueles que se arrependerem e se santificarem lhes será dada a vida eterna.)

  • O que significa “será dada a vida eterna”? (“Viver para sempre como famílias na presença de Deus” [Guia para Estudo das Escrituras, “Vida eterna”, scriptures.LDS.org].)

Faça um resumo de Doutrina e Convênios 133:63–74, explicando-lhes que o Senhor descreveu o que acontecerá com aqueles que rejeitam a Ele e a Seus servos e que se recusam a se arrepender e se preparar para a Segunda Vinda. Algumas das consequências incluem “[ser] afastados dentre o povo [de Deus]” (versículo 63) e ser “entregues às trevas” (versículo 72).

Preste testemunho da doutrina e dos princípios ensinados na aula de hoje. Peça aos alunos que determinem o que farão a fim de se prepararem melhor para a Segunda Vinda do Salvador.