Instituto
Lição 13: O Templo de Kirtland


“Lição 13: O Templo de Kirtland”, A História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor, 2018

“Lição 13”, A História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor

Lição 13

O Templo de Kirtland

Introdução e cronologia

Em dezembro de 1830, o Senhor ordenou aos santos que se reunissem em Ohio (ver D&C 37) e, mais tarde, prometeu que ali seriam “investidos de poder do alto” (D&C 38:32). Em dezembro de 1832, o Senhor ordenou que os santos construíssem “uma casa de Deus” — um templo — em Kirtland (D&C 88:119). Até junho de 1833, eles haviam feito pouco progresso e foram repreendidos pelo Senhor (ver D&C 95:1–3). Após serem repreendidos, os santos começaram imediatamente a trabalhar no templo, o que exigiu grande esforço e sacrifícios. Em 21 de janeiro de 1836, o profeta Joseph Smith recebeu uma visão do reino celestial no templo quando este estava quase terminado. O profeta dedicou o templo em 27 de março (ver D&C 109) e, em 3 de abril, o Senhor apareceu no templo e o aceitou como Sua casa (ver D&C 110:7). Moisés, Elias e Elias, o profeta, também apareceram e confiaram as chaves do sacerdócio a Joseph Smith e Oliver Cowdery.

Dezembro de 1832O Senhor ordena aos santos que construam um templo (ver D&C 88:119).

Início de junho de 1833Os santos começam a construção do Templo de Kirtland.

21 de janeiro de 1836Joseph Smith recebe uma visão do reino celestial (ver D&C 137).

27 de março de 1836Joseph Smith dedica o Templo de Kirtland.

3 de abril de 1836Jesus Cristo aceita o Templo de Kirtland e Moisés, Elias e Elias, o profeta, entregam as chaves do sacerdócio para Joseph Smith e Oliver Cowdery.

Leituras sugeridas aos alunos

Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias, Volume 1, O Estandarte da Verdade, 1815–1846, 2018, capítulos 20–21

Sugestões didáticas

Os santos de Kirtland obedecem ao mandamento de construir uma casa de Deus

Imagem
Templo de Kirtland

Mostre aos alunos a ilustração contida na lição e lhes explique que é uma foto do Templo de Kirtland. Explique-lhes que o Senhor ordenou que os santos construíssem o Templo de Kirtland na revelação registrada em Doutrina e Convênios 88:1–126, que o profeta Joseph Smith recebeu em dezembro de 1832.

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 88:119 em voz alta. Peça à classe que preste atenção em como o Senhor descreveu a “casa”, ou templo que Ele ordenou que construíssem.

  • O que chama a atenção de vocês nessa descrição da “casa” que os santos foram ordenados a construir?

Explique-lhes que, em junho de 1833, seis meses depois de os santos de Ohio terem sido ordenados a construir uma casa de Deus, pouco progresso havia sido feito na construção do templo. Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 95:3, 8, 11–14 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique o que o Senhor disse sobre o esforço deles.

  • No versículo 3, o que o Senhor disse sobre a falta de progresso dos santos na construção do templo?

  • Que princípios podemos identificar no versículo 11 com base na promessa do Senhor aos santos? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao guardarmos os mandamentos, teremos o poder de cumprir a vontade do Senhor.)

  • Nos versículos 13–14, o que o Senhor prometeu fazer que ajudaria os santos a construir o templo?

Peça a um aluno que leia os dois parágrafos a seguir em voz alta. Peça à classe que preste atenção em como o Senhor cumpriu Sua promessa.

“Poucos dias [depois que a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 95 foi recebida], o Senhor cumpriu Sua promessa, concedendo a Joseph Smith e seus conselheiros na Primeira Presidência uma extraordinária visão na qual eles viram a planta detalhada do templo. Frederick G. Williams, segundo conselheiro na Primeira Presidência, relembrou posteriormente: ‘Joseph [Smith] recebeu a palavra do Senhor de que levasse seus dois conselheiros [Frederick G.] Williams e [Sidney] Rigdon e se apresentassem perante o Senhor, e Ele lhes mostraria a planta ou modelo da casa a ser construída. Ajoelhamo-nos, invocamos ao Senhor, e o edifício apareceu ao longe, sendo eu o primeiro a enxergá-lo. Depois, todos nós o vimos juntos. Depois de darmos uma boa olhada no exterior, o edifício pareceu vir em nossa direção até estar sobre nós’ (Frederick G. Williams, citado por Truman O. Angell, em Truman Osborn Angell, Autobiography 1884, pp. 14–15, Arquivos da Igrejas, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Salt Lake City, Utah)” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 285).

“Uma questão básica respondida por essa visão foi com relação a que materiais usar na construção da casa. Lucy Mack Smith lembrou de uma reunião de conselho onde foi decidido que uma casa com estrutura de madeira ficaria muito cara; em seu lugar foi proposta uma casa de toras. Joseph Smith lembrou-lhes ‘que não estavam fazendo uma casa para si mesmos ou para qualquer outro homem, mas uma casa para Deus’. ‘Irmãos’, perguntou ele, ‘iremos usar toras para construir uma casa para nosso Deus? Não, irmãos, tenho um plano melhor. Tenho a planta da casa de Deus, dada por Ele mesmo’. Lucy lembrou de Joseph dizendo que essa planta iria mostrar-lhes ‘a diferença entre nossos cálculos e suas ideias’. Os irmãos ‘se alegraram’ quando Joseph descreveu a planta completa, com a estrutura de pedras visualizada (Lucy Mack Smith, “Lucy Mack Smith, History, 1844–1845”, livro 14, p. 1, josephsmithpapers.org; pontuação modernizada)” (Lisa Olsen Tait e Brent Rogers, “Uma casa para nosso Deus”, em Revelações em Contexto, ed. por Matthew McBride e James Goldberg, 2016, p. 172, ou history.ChurchofJesusChrist.org).

  • De acordo com esses relatos, como o Senhor cumpriu Sua promessa de ajudar os santos a realizar Sua vontade?

Imagem
construção do Templo de Kirtland

Mostre aos alunos a gravura da construção do Templo de Kirtland, a qual acompanha a lição. Explique-lhes que, “no verão de 1833, havia somente 150 membros da Igreja vivendo na área [de Kirtland]” e eles tiveram de enfrentar muitos obstáculos para construir o templo (Lisa Olsen Tait e Brent Rogers, “Uma casa para nosso Deus”, p. 174).

Divida a classe em grupos pequenos de dois ou três alunos. Dê a cada grupo a cópia de um dos materiais complementares desta lição sobre as dificuldades que os santos enfrentaram na construção do templo e algumas formas pelas quais eles superaram essas dificuldades. Peça aos grupos que leiam o texto juntos e debatam suas respostas à pergunta contida no texto.

Material complementar 1: Enfrentando “a pobreza e a aflição”

O presidente Heber C. Kimball (1801–1868), da Primeira Presidência, que na época estava servindo como membro do Quórum dos Doze Apóstolos, escreveu sobre seu retorno a Kirtland após sua missão no leste dos Estados Unidos:

Imagem
Heber C. Kimball

“Quando cheguei a Kirtland, os irmãos estavam empenhados na construção da casa do Senhor. (…) A Igreja estava em estado de pobreza e aflição e, por isso, parecia quase impossível que o mandamento [de construir o templo] pudesse ser cumprido” (“Extract from the Journal of Elder Heber C. Kimball”, Times and Seasons, 15 de janeiro de 1845, p. 771).

Em janeiro de 1835, um membro da Igreja chamado John Tanner chegou a Kirtland vindo de Nova York. Disse que veio por causa de uma inspiração que recebeu:

“Ele recebeu uma mensagem em sonho ou visão, à noite, de que estavam precisando dele na Igreja e que deveria partir imediatamente para o Oeste. (…)

Quando chegou a Kirtland, soube que no momento em que tivera o sonho no qual sentira que deveria se mudar para o Oeste, o profeta Joseph e alguns irmãos haviam se reunido em oração e pedido ao Senhor que enviasse um irmão ou alguns irmãos com os meios para ajudá-los a pagar a hipoteca da fazenda onde o templo estava sendo construído.

No dia seguinte à sua chegada, (…) [ele foi] informado de que a referida hipoteca estava prestes a ser executada. Consequentemente, John emprestou 2 mil dólares ao profeta, que lhe deu uma declaração de que devolveria o dinheiro com juros. Com essa quantia, a hipoteca foi paga” (“Sketch of an Elder’s Life”, Scraps of Biography, 1883, p. 12; ver também Nosso Legado: Resumo da História de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, 1996, p. 34).

Imagem
Material complementar 1: Enfrentando “a pobreza e a aflição”

Material complementar 2: “Homens, mulheres e até crianças trabalharam com toda a energia de que dispunham”

Imagem
pessoas trabalhando no Templo de Kirtland

“O verão e a primavera de 1834 foram períodos difíceis para a construção do templo porque muitos dos homens da comunidade foram com Joseph para Missouri no Acampamento de Israel [Acampamento de Sião], com a esperança de ajudar os santos que haviam sido expulsos de seus lares devido à violência das turbas. Na ausência dos homens, as mulheres executaram o trabalho. Algumas fizeram o trabalho de pedreiros, outras conduziram o gado e transportaram as pedras, outras costuraram, fiaram e teceram para confeccionar roupas para os trabalhadores” (Lisa Olsen Tait e Brent Rogers, “Uma casa para nosso Deus”, em Revelações em Contexto, ed. por Matthew McBride e James Goldberg, 2016, p. 175, ou history.ChurchofJesusChrist.org).

A irmã Eliza R. Snow (1804–1887), que mais tarde serviu como presidente geral da Sociedade de Socorro, morou em Kirtland enquanto o templo estava sendo construído e descreveu a fé e os sacrifícios dos santos:

Imagem
Eliza R. Snow

“Os santos eram poucos em número e a maioria deles era muito pobre; e, se não fosse pela certeza de que Deus havia dito e ordenado que uma casa fosse edificada ao Seu nome, (…) uma tentativa de construir esse templo, naquelas circunstâncias, teria sido, para todos os envolvidos, uma grande insensatez. (…)

Com muito pouco capital, exceto o cérebro, ossos e tendões, combinados com inabalável confiança em Deus, homens, mulheres e até crianças trabalharam com toda a energia de que dispunham (…), vivendo todos o mais moderadamente possível, de modo que cada centavo pudesse ser [usado para] o grande objetivo” (Eliza R. Snow, em Eliza R. Snow: An Immortal, 1957, pp. 54, 57).

Imagem
Material complementar 2: “Homens, mulheres e até crianças trabalharam com toda a energia de que dispunham”

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça a um aluno de um grupo que estudou o material complementar 1 e a um aluno de um grupo que estudou o material complementar 2 que resumam as informações para a classe. Peça-lhes que expliquem como os santos superaram as dificuldades que enfrentaram ao obedecerem ao mandamento de construir o templo. Depois, pergunte à classe:

  • Quando vocês receberam meios para cumprir a vontade do Senhor enquanto guardavam Seus mandamentos?

Joseph Smith dedica o Templo de Kirtland ao Senhor

Explique-lhes que, em janeiro de 1836, o profeta Joseph Smith e outros começaram a usar as partes do templo que estavam prontas.

Peça aos alunos que localizem o capítulo 21 de Santos: Volume 1. Peça a alguns deles que se revezem na leitura em voz alta da página 233, começando com o parágrafo que se inicia em “Na tarde do dia 21 de janeiro…” e terminando com o parágrafo da página 235 que começa em “Cheios do Espírito…”. Peça à classe que identifique o que o Senhor revelou ao profeta no templo.

  • Como essas revelações relativas a crianças pequenas e àqueles que morreram sem o conhecimento do evangelho nos ajudam a entender melhor a justiça, a misericórdia e o amor do Pai Celestial?

Explique aos alunos que, em 27 de março de 1836, os santos se reuniram no Templo de Kirtland para sua dedicação. O Senhor havia revelado uma oração dedicatória a Joseph Smith, Oliver Cowdery e outros no dia anterior, e eles a imprimiram para a dedicação (ver D&C 109, cabeçalho da seção).

Peça a um aluno que leia Doutrina e Convênios 109:22 em voz alta. Peça à classe que preste atenção ao que o profeta Joseph Smith pediu na oração dedicatória.

  • Com base no versículo 22, que bênçãos podemos receber quando adoramos ao Senhor no templo? (Depois que os alunos responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Ao adorarmos ao Senhor no templo, podemos ser armados de Seu poder, tomar Seu nome sobre nós, receber Sua glória e ser protegidos por anjos.)

  • Com base em sua leitura do capítulo 21 de Santos: Volume 1, quais foram algumas das manifestações espirituais que os santos testemunharam antes, durante e depois da dedicação do Templo de Kirtland? (Se necessário, explique-lhes que muitos sentiram uma grande manifestação do Espírito, alguns viram uma nuvem brilhante e uma coluna de fogo sobre o templo, alguns viram o Salvador e outros viram anjos.)

Imagem
O Salvador aparece no Templo de Kirtland

Mostre aos alunos a gravura que acompanha a lição. Explique-lhes que no domingo, 3 de abril de 1836, uma semana após a dedicação do Templo de Kirtland, o Salvador apareceu ao profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery no templo e o aceitou como Sua casa (ver D&C 110:1–8).

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente James E. Faust (1920–2007), da Primeira Presidência. Peça à classe que identifique quem mais apareceu a Joseph Smith e Oliver Cowdery naquela ocasião.

Imagem
James E. Faust

“Moisés apareceu e deu ao profeta Joseph Smith e Oliver Cowdery as chaves da coligação de Israel. Em seguida, Elias apareceu e lhes comissionou o evangelho de Abraão, para que ‘em nós e em nossa semente todas as gerações depois de nós [sejam] abençoadas’ (D&C 110:12). Depois, Elias, o profeta, apareceu e deu a eles também as chaves desta dispensação, incluindo o poder de selamento para ligar nos céus o que for ligado na Terra, dentro dos templos (ver D&C 110:13–16). Assim, os profetas de dispensações anteriores do evangelho entregaram as chaves que possuíam ao profeta Joseph Smith nesta que é a última, a ‘dispensação da plenitude dos tempos’ anunciada pelo apóstolo Paulo em Efésios (Efésios 1:10)” (James E. Faust, “A restauração de todas as coisas”, A Liahona, maio de 2006, p. 62).

  • De que maneira somos abençoados hoje pelas chaves do sacerdócio entregues a Joseph Smith e Oliver Cowdery no Templo de Kirtland? (Por exemplo, os alunos podem mencionar que o poder selador restaurado por Elias, o profeta, une ou sela os cônjuges e familiares dignos uns aos outros para a eternidade.)

Chame a atenção dos alunos para o princípio no quadro: “Ao adorarmos ao Senhor no templo, podemos ser armados de Seu poder, tomar Seu nome sobre nós, receber Sua glória e ser protegidos por anjos”. Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do élder Joseph B. Wirthlin (1917–2008), do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça à classe que identifique o tipo de poder que podemos receber quando adoramos ao Senhor no templo.

Imagem
Joseph B. Wirthlin

“Na casa do Senhor, os membros fiéis da Igreja podem ser investidos de ‘poder do alto’ (D&C 95:8), poder que nos permitirá resistir à tentação, honrar os convênios, obedecer aos mandamentos do Senhor e prestar um testemunho fervoroso e destemido do evangelho a familiares, amigos e vizinhos” (Joseph B. Wirthlin, “Cultivar qualidades divinas”, A Liahona, janeiro de 1999, p. 31).

Peça aos alunos que reflitam sobre como foram abençoados com poder quando adoraram no templo. Peça a alguns alunos que falem com a classe sobre o que pensaram. (Lembre-os de não contar nada que seja muito pessoal ou sagrado.) Você também poderia compartilhar uma experiência ou prestar seu testemunho.

Incentive os alunos a adorarem ao Senhor no templo sempre que as circunstâncias permitirem para que possam estar armados com Seu poder.

Peça aos alunos que se preparem para a próxima aula lendo os capítulos 22–23 de Santos: Volume 1.

Imagem
Material complementar 1: Enfrentando “a pobreza e a aflição”
Imagem
Material complementar 2: “Homens, mulheres e até crianças trabalharam com toda a energia de que dispunham”