Instituto
Lição 9: As revelações e perseguições em Ohio


“Lição 9: As revelações e perseguições em Ohio”, A História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor, 2018

“Lição 9”, A História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor

Lição 9

As revelações e perseguições em Ohio

Introdução e cronologia

O profeta Joseph Smith saiu do Missouri e foi para Kirtland, Ohio, em agosto de 1831. Em outubro de 1831, Ezra Booth começou a publicar cartas criticando o profeta e a Igreja. Durante uma conferência da Igreja realizada em Hiram, Ohio, em novembro de 1831, Joseph Smith e outros élderes fizeram planos para publicar um volume chamado Livro de Mandamentos, contendo as revelações que o Senhor tinha dado ao profeta até aquele momento. Em fevereiro de 1832, enquanto Joseph Smith e Sidney Rigdon continuavam a trabalhar na tradução da Bíblia, eles tiveram uma visão do Pai Celestial, de Jesus Cristo e dos três reinos de glória (ver D&C 76). Cerca de um mês depois, Joseph e Sidney foram brutalmente atacados, espancados e cobertos de piche e penas por uma turba.

13 de outubro de 1831Ezra Booth começa a publicar cartas criticando o profeta e a Igreja.

1º–2 de novembro de 1831Em uma conferência da Igreja, Joseph Smith e outros élderes fazem planos para publicar o Livro de Mandamentos.

16 de fevereiro de 1832Joseph Smith e Sidney Rigdon recebem uma visão do Pai celestial, de Jesus Cristo e dos três reinos de glória (ver D&C 76).

24–25 de março de 1832Joseph Smith e Sidney Rigdon são cobertos de piche e penas por uma turba enfurecida no meio da noite.

Leituras sugeridas aos alunos

Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias, Volume 1, O Estandarte da Verdade, 1815–1846, 2018, capítulos 13–14

Sugestões didáticas

Joseph Smith retorna a Ohio e realiza uma conferência para falar sobre a publicação das revelações que ele recebeu

Faça as seguintes perguntas:

  • O que vocês diriam para ajudar alguém que se sentiu incomodado depois de saber das fraquezas de Joseph Smith ou teve dúvidas sobre alguns de seus ensinamentos?

Peça aos alunos que identifiquem princípios durante a aula de hoje que possam ser úteis quando eles ou alguém que conhecem tiverem dúvidas sobre os ensinamentos ou as ações de Joseph Smith e de outros profetas de Deus.

Lembre aos alunos que, em junho de 1831, o Senhor ordenou que o profeta Joseph Smith fosse ao Missouri, onde o local da cidade de Sião seria revelado (ver D&C 52:3–4). Alguns membros da Igreja — inclusive o bispo Edward Partridge e Ezra Booth — criticaram Joseph Smith e as instruções do Senhor sobre a terra de Sião. Em algumas ocasiões, os desentendimentos levaram a brigas entre alguns desses homens e o profeta (ver D&C 64:1–7; ver também The Joseph Smith Papers, Documents, Volume 2, julho de 1831–janeiro de 1833, ed. por Matthew C. Godfrey e outros, 2013, pp. 61–62).

Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte parágrafo:

“Logo após seu retorno para Ohio, Ezra Booth deixou a Igreja, fazendo com que todos o soubessem. Como sua experiência não correspondeu às suas expectativas de como Sião deveria ser, ou como Joseph Smith deveria se comportar, ele primeiro vacilou, e depois abandonou sua fé. No início de outubro, o Ohio Star, um jornal localizado em Ravenna, Ohio, iniciou a publicação de uma série de cartas escritas por Booth, criticando fortemente Joseph Smith e a Igreja” (Matthew McBride, “Ezra Booth e Isaac Morley”, em Revelações em Contexto, ed. por Matthew McBride e James Goldberg, 2016, pp. 137–138, ou history.ChurchofJesusChrist.org).

  • Com base na leitura do capítulo 13 de Santos: Volume 1, como as cartas publicadas por Ezra Booth contribuíram para a decisão dos líderes da Igreja de publicar as revelações do Senhor?

Se necessário, explique aos alunos que, em uma das cartas que Ezra Booth publicou, ele acusou Joseph Smith de “fazer profecias falsas e de ocultar suas revelações do público” (Santos: Volume 1, p. 141). Talvez para refutar essa afirmação e responder a pedidos de membros da Igreja que estavam ansiosos para estudar as revelações, “Joseph propôs a publicação das revelações em um livro” (Santos: Volume 1, p. 141).

Imagem
Casa de John Johnson

Mostre aos alunos a imagem que acompanha a lição e lhes explique que é uma fotografia da casa de John e Elsa Johnson em Hiram, Ohio, cerca de 50 quilômetros a sudeste de Kirtland.

Explique-lhes que, quando Joseph Smith retornou do Missouri, ele e sua família moraram nessa casa como convidados dos Johnson. No início de novembro de 1831, Joseph Smith convocou uma conferência de élderes na casa de Johnson para falar sobre a publicação das revelações. Um dos élderes presentes era William E. McLellin.

Imagem
William E. McLellin

Mostre aos alunos o retrato de William E. McLellin.

  • Com base na leitura do capítulo 13 de Santos: Volume 1, como William McLellin tomou conhecimento da veracidade do evangelho restaurado e do chamado divino do profeta Joseph Smith? [William estudou o Livro de Mórmon, orou sobre ele e recebeu um testemunho de sua veracidade. Mais tarde, por meio de uma revelação dada ao profeta Joseph Smith, o Senhor forneceu as respostas a cinco perguntas que William havia feito em particular ao Senhor (ver D&C 66, cabeçalho da seção). Essa experiência fortaleceu ainda mais o testemunho de William.]

Lembre aos alunos que, embora William McLellin e outras pessoas que participaram da reunião tenham recebido testemunhos de que Deus falou por meio do profeta Joseph Smith, havia opiniões divergentes sobre a publicação das revelações.

Peça aos alunos que abram no capítulo 13 de Santos: Volume 1. Peça a alguns deles que se revezem na leitura em voz alta da página 141, começando com o parágrafo que se inicia em “O conselho conversou sobre o assunto por…” e terminando com o parágrafo na página 142 que se inicia em “Depois que Joseph proferiu…”. Peça à classe que identifique o que aconteceu na reunião.

Explique-lhes que o prefácio do Senhor se encontra agora na seção 1 de Doutrina e Convênios.

  • No contexto da conferência, qual é o significado da declaração do Senhor de que “seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo” (D&C 1:38)?

  • Por que alguns élderes relutaram em prestar testemunho da veracidade das revelações?

Peça aos alunos que formem duplas ou pequenos grupos e dê a cada aluno uma cópia do material complementar que acompanha a lição: “‘Um testemunho da veracidade desses mandamentos’ (D&C 67:4)”. Peça-lhes que sigam as instruções do material complementar e debatam suas respostas às perguntas do material.

“Um testemunho da veracidade desses mandamentos” (D&C 67:4)

Leiam juntos Doutrina e Convênios 67:4–9 e identifiquem como o Senhor respondeu às preocupações dos élderes sobre as revelações que o profeta Joseph Smith havia recebido.

  • De acordo com o versículo 5, em que os élderes estavam se concentrando? Como isso afetou a maneira como eles viam as revelações que o profeta recebera?

  • O que o Senhor pediu que os élderes fizessem?

Leiam a seguinte declaração da história de Joseph Smith sobre o que aconteceu depois que Joseph recebeu a revelação registrada em Doutrina e Convênios 67:

“[William] E. McLellin, na condição de homem mais sábio (em sua própria avaliação), tendo mais instrução do que bom senso, tentou escrever um mandamento semelhante a um dos menores concedidos pelo Senhor, mas ele não conseguiu; era uma enorme responsabilidade escrever em nome do Senhor. Os élderes e todos os presentes que testemunharam essa vã tentativa de imitar a linguagem de Jesus Cristo renovaram a fé na plenitude do evangelho, na veracidade dos mandamentos e das revelações, as quais o Senhor tinha dado à Igreja por meu intermédio; e os élderes concordaram em prestar testemunho de sua veracidade a todo o mundo” (Manuscript History of the Church, vol. A-1, p. 162, josephsmithpapers.org).

  • De que maneira o fato de crermos nesses princípios nos ajuda a exercer mais fé nas palavras dos profetas vivos?

Imagem
Material complementar: “Um testemunho da veracidade desses mandamentos” (D&C 67:4)

Depois de lhes dar tempo suficiente, peça aos alunos que relatem os princípios que identificaram. Depois que responderem, escreva o seguinte princípio no quadro: Deus revela verdades por meio de Seus profetas apesar de fraquezas e imperfeições deles.

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do profeta Joseph Smith (1805–1844). Antes que o aluno leia a declaração, explique-lhes que o profeta fez essa declaração cerca de seis semanas antes de sua morte.

Imagem
Joseph Smith

“Eu nunca disse que era perfeito, mas não há erro nas revelações que ensinei” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 547).

  • De que maneira esse testemunho do profeta Joseph Smith é significativo para vocês?

Convide alguns alunos para compartilhar seu testemunho do princípio escrito no quadro. Se desejar, preste também seu testemunho desse princípio.

Enquanto Joseph Smith e Sidney Rigdon continuavam traduzindo a Bíblia, eles receberam uma visão do Pai Celestial, de Jesus Cristo e dos três reinos de glória

Explique aos alunos que Joseph Smith e Sidney Rigdon continuaram traduzindo o Novo Testamento enquanto moravam na casa de John e Elsa Johnson em Hiram, Ohio. Durante a tradução, ficou “evidente que muitos pontos importantes referentes à salvação do homem tinham sido tirados da Bíblia ou perdidos antes de ela ser compilada” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 227). Enquanto meditavam sobre as mudanças que foram inspirados a fazer em João 5:29 a respeito da doutrina da ressurreição, Joseph Smith e Sidney Rigdon receberam a maravilhosa visão que se encontra em Doutrina e Convênios 76 (ver D&C 76:15–19).

Imagem
sala da casa de John Johnson

Mostre aos alunos a gravura de uma sala da casa de John Johnson. (Essa gravura acompanha a lição.) Diga-lhes que esse foi o lugar onde a revelação que se encontra em Doutrina e Convênios 76 foi recebida.

Peça a um aluno que leia em voz alta o seguinte relato de um membro da Igreja chamado Philo Dibble:

Imagem
Philo Dibble

“Durante os momentos em que Joseph e Sidney estavam envoltos do Espírito e viram os céus abertos, havia outros homens na sala, talvez 12, entre os quais eu durante parte do tempo — talvez dois terços do tempo —, e vi a glória e senti o poder, mas não tive a visão. (…)

Joseph dizia de tempos em tempos: ‘O que estou vendo?’ (…) Em seguida, relatava o que tinha visto e o que estava vendo. Então Sidney dizia: ‘Estou vendo o mesmo’. E então Sidney dizia: ‘O que estou vendo?’, e repetia o que tinha visto ou estava vendo. Joseph então dizia: ‘Estou vendo o mesmo’. (…)

Joseph permaneceu firme e calmo o tempo todo, irradiando uma glória magnífica, mas Sidney estava mole e pálido, em frangalhos. Observando esse fato ao término da visão, Joseph comentou com um sorriso: ‘Sidney não está acostumado a isso como eu’” (Philo Dibble, em “Recollections of the Prophet Joseph Smith”, The Juvenile Instructor, maio de 1892, pp. 303–304).

  • O que chama a atenção de vocês nesse relato?

  • Com base na leitura do capítulo 14 de Santos: Volume 1, como essas verdades reveladas nessa visão diferem das crenças tradicionais sobre o céu e o inferno? [Na visão, o Senhor revelou que todas as pessoas, exceto os filhos de perdição, serão salvos no final em um reino de glória (ver D&C 76:30–38, 43–44).]

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Brigham Young (1801–1877). Peça à classe que preste atenção em como alguns membros da Igreja reagiram quando souberam da visão:

Imagem
Brigham Young

“Quando Deus revelou a Joseph Smith e Sidney Rigdon que havia um lugar preparado para todos, de acordo com a luz que receberam (…), isso foi uma grande provação para muitas pessoas, e alguns apostataram ao saber que Deus não iria enviar os pagãos e as criancinhas para o castigo eterno, mas que no devido tempo providenciaria um lugar de salvação para todos, abençoando os honestos, virtuosos e verdadeiros, quer eles fossem membros de uma igreja ou não. Essa era uma doutrina nova para esta geração, e muitos não conseguiram aceitá-la” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Brigham Young, 1997, p. 292).

  • De que maneira essa afirmação ilustra a dificuldade que algumas pessoas enfrentam quando aprendem princípios que são contrários às suas crenças ou suposições?

Peça a um aluno que leia a seguinte declaração em voz alta. Peça à classe que preste atenção em como o presidente Young se sentiu quando soube pela primeira vez sobre a visão.

Imagem
Brigham Young

“Minhas tradições eram tais que, quando a visão me foi explicada pela primeira vez, era diretamente contrária e oposta ao que eu havia aprendido anteriormente. Eu disse: Espere um pouco. Eu não a rejeitei, mas não consegui entendê-la” (Brigham Young, em Journal of Discourses, vol. 6, p. 281).

  • O que chama sua atenção na reação do presidente Young à visão?

Peça a um aluno que leia em voz alta as seguintes declarações do presidente Young. Peça à classe que identifique como ele encontrou respostas às suas dúvidas.

Imagem
Brigham Young

“Tive que refletir e orar, ler e ponderar, até que soubesse e entendesse completamente por mim mesmo” (Brigham Young, em Journal of Discourses, vol. 6, p. 281).

“Posso realmente dizer que, em minha opinião, nenhuma outra revelação foi tão gloriosa!” (Brigham Young, em Journal of Discourses, vol. 8, p. 153.)

  • Que princípios podemos aprender com o relato do presidente Young? (Os alunos podem identificar vários princípios, inclusive o seguinte: Se procurarmos entender melhor as palavras que o Senhor revela por meio de Seus profetas, em vez de rejeitá-las, com o tempo Ele confirmará a verdade delas para nós. Escreva esse princípio no quadro.)

  • Na opinião de vocês, por que é importante conhecermos e aplicarmos esse princípio?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração feita pelo presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência:

Imagem
Henry B. Eyring.

“Algumas vezes recebemos conselhos que não compreendemos ou que parecem não se aplicar a nós mesmo depois de meditarmos e orarmos fervorosamente. Não os rejeitem, mas mantenham esses conselhos na mente e no coração. Se alguém de confiança lhes entregasse um pacote que parecesse conter apenas areia e lhes fizesse a promessa de que havia ouro misturado, vocês sabiamente ficariam algum tempo com o pacote na mão e o balançariam delicadamente. Todas as vezes que fiz isso em relação ao conselho de um profeta, depois de algum tempo, os grãos de ouro começaram a aparecer e me senti grato” (Henry B. Eyring, “A segurança advinda de um conselho”, A Liahona, julho de 1997, p. 29).

  • Quando foi que o Senhor confirmou a vocês a verdade de algo ensinado por Seus profetas depois que buscaram pacientemente um maior entendimento? O que vocês aprenderam com essa experiência?

Peça aos alunos que reflitam se há algo que o Senhor revelou por meio de Seus profetas e que talvez estejam com dificuldades para entender. Peça-lhes que escrevam sobre algumas maneiras pelas quais eles vão buscar mais entendimento com a ajuda do Senhor.

O profeta Joseph Smith e Sidney Rigdon são espancados e cobertos com piche e penas

Explique aos alunos que a oposição à revelação sobre os três graus de glória contribuiu para a crescente hostilidade que Ezra Booth e outros ex-membros da Igreja dirigiam ao profeta Joseph Smith e Sidney Rigdon.

Peça a um ou mais alunos que façam um resumo do que aprenderam com a leitura do capítulo 14 de Santos: Volume 1 sobre as experiências de Joseph Smith e Sidney Rigdon quando foram atacados, espancados e cobertos com piche e penas.

Em vez de pedir aos alunos que resumam esse relato, você pode mostrar parte do filme Joseph Smith: O Profeta da Restauração. Mostre o filme a partir de 26:06 até 28:13, que mostra o ataque a Joseph Smith. Esse filme está disponível em ChurchofJesusChrist.org.

  • Que sentimentos vocês acham que teriam se tivessem enfrentado o tipo de oposição que Emma e Joseph sofreram?

Peça a um aluno que leia em voz alta o parágrafo a seguir. Peça à classe que ouça com atenção o que o profeta Joseph Smith relembrou sobre o que aconteceu depois do ataque e durante a manhã seguinte, que era o Dia do Senhor:

Imagem
Joseph Smith

“Meus amigos passaram a noite raspando e removendo o piche e lavando e limpando meu corpo, para que pela manhã eu pudesse me vestir novamente.

(…) As pessoas se congregaram para a reunião na hora de adoração costumeira, (…) e entre elas estavam alguns integrantes da turba. (…) Com meu corpo todo machucado e ferido, preguei para a congregação, como de costume, e na tarde daquele mesmo dia batizei três pessoas” (Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, p. 239).

  • Com base nesse relato, o que podemos aprender com o exemplo do profeta Joseph Smith?

Peça a um aluno que leia em voz alta a seguinte declaração do presidente Wilford Woodruff (1807–1898):

Imagem
Wilford Woodruff

“Embora [Joseph] tivesse que contender contra o mundo inteiro e suportar a traição de falsos amigos, embora sua vida inteira tenha sido repleta de problemas, ansiedades e preocupações, ainda assim, a despeito de todas as aflições, prisões, ataques de turbas enfurecidas e maus-tratos que sofreu, ele sempre foi fiel a seu Deus” (Wilford Woodruff, em Ensinamentos dos Presidentes da Igreja: Joseph Smith, 2007, pp. 239–240).

Encerre prestando seu testemunho do chamado do profeta Joseph Smith como profeta de Deus. Incentive os alunos a seguir os profetas do Senhor e a procurar entender suas palavras e viver de acordo com elas.

Peça aos alunos que se preparem para a próxima aula lendo o capítulo 15 de Santos: Volume 1.

Imagem
Material complementar: “Um testemunho da veracidade desses mandamentos” (D&C 67:4)