Instituto
Lição 2: A Primeira Visão de Joseph Smith


“Lição 2: A Primeira Visão de Joseph Smith”, História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor, 2018

“Lição 2”, História dos Santos dos Últimos Dias: 1815–1846 — Material do Professor

Lição 2

A Primeira Visão de Joseph Smith

Introdução e cronologia

Quando era jovem, Joseph Smith procurou entender o que precisava fazer para receber a salvação e a qual Igreja deveria se filiar. Enquanto lia a Bíblia, foi inspirado a pedir orientação a Deus. Quando Joseph orou num bosque perto de sua casa, Deus, o Pai, e Jesus Cristo apareceram e falaram com ele. Depois dessa visão, Joseph Smith declarou a veracidade dessa experiência mesmo quando outras pessoas não quiseram acreditar nele e o perseguiram (ver Joseph Smith—História 1:27).

23 de dezembro de 1805Joseph Smith nasce em Sharon, Vermont.

Inverno de 1816–1817A família de Joseph Smith se muda para Palmyra, Nova York.

Aproximadamente janeiro de 1819A família de Joseph Smith se muda para uma fazenda em Manchester, Nova York.

Primavera de 1820Joseph Smith vê Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, e fala com eles.

Leituras sugeridas aos alunos

Santos: A História da Igreja de Jesus Cristo nos Últimos Dias, Volume 1, O Estandarte da Verdade, 1815–1846, 2018, capítulos 1–2

Sugestões didáticas

Joseph Smith procurou saber o que ele precisava fazer para receber a salvação e a qual igreja deveria se filiar

Escreva a seguinte frase no quadro: Guerra de palavras e divergência de opiniões.

  • O que vem à cabeça de vocês quando leem a frase “guerra de palavras e divergência de opiniões”?

Se necessário, explique aos alunos que Joseph Smith usou essa frase para descrever os debates religiosos que ele presenciou quando tinha entre 12 e 14 anos de idade (ver Joseph Smith—História 1:9–10).

  • Que exemplos vocês poderiam dar de como as pessoas travam guerras de palavras e têm divergências de opinião em nossa época?

  • De que modo essas guerras de palavras e opiniões tornam difícil encontrar e reconhecer a verdade?

Diga aos alunos que, ao estudarem sobre a busca de Joseph Smith pela verdade, identifiquem princípios e doutrina que possam ajudá-los a encontrar e reconhecer a verdade, como aconteceu com Joseph.

Mostre aos alunos o mapa “Nordeste dos Estados Unidos”.

Imagem
Mapa do nordeste dos Estados Unidos

Explique-lhes que, quando Joseph Smith tinha 11 anos de idade, sua família se mudou de Vermont para Palmyra, Nova York. Pouco mais de um ano depois, a família Smith juntou o suficiente para comprar 40 hectares de floresta em Manchester, ao sul de Palmyra. A família transformou o lugar em uma fazenda e, no final, construiu uma casa de troncos na propriedade. (Se desejar, mostre uma gravura da casa da família Smith reconstruída.)

Imagem
A casa de troncos da família Smith

Explique aos alunos que na região onde a família Smith morava houve “um alvoroço incomum por questões religiosas” na época em que Joseph era jovem (Joseph Smith—História 1:5). Mostre aos alunos a seguinte declaração do profeta Joseph Smith (1805–1844) registrada em sua história referente ao ano de 1832 e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Joseph Smith

“Por volta dos 12 anos de idade, minha mente ficou profundamente impressionada com todas as importantes questões relativas ao bem-estar de minha alma imortal. (…)

Ponderei muitas coisas concernentes à situação da humanidade: as contendas e divisões, as iniquidades e abominações e as trevas que dominavam a mente dos homens. Minha mente ficou extremamente perturbada, porque me tornei convicto de meus pecados. (…) Meu desejo era prantear pelos meus próprios pecados e pelos pecados do mundo” (“Joseph Smith’s Accounts of the First Vision”, História, aproximadamente no verão de 1832, josephsmithpapers.org).

Explique à classe que a preocupação de Joseph pelo bem-estar de sua alma o motivou a comparecer às reuniões de várias denominações religiosas durante os dois anos seguintes de sua vida.

  • De que maneira as alegações das várias denominações religiosas contribuíram para deixar Joseph ainda mais confuso? (Se necessário, peça aos alunos que consultem Joseph Smith—História 1:5–10.)

  • De acordo com a leitura que vocês fizeram do capítulo 1 de Santos: Volume 1, como a busca de Joseph pela verdade entre as várias denominações religiosas o levou a ter uma experiência importante com as escrituras?

Você pode mostrar esta declaração do élder B. H. Roberts (1857–1933), dos setenta, e pedir a alguém que a leia em voz alta:

Imagem
B. H. Roberts

“O reverendo Sr. Lane, da igreja metodista, pregou um sermão sobre o tema ‘A que igreja devo me filiar?’ Em seu sermão, ele citou [Tiago 1:5]. (…)

Essa passagem deixou uma profunda impressão na mente de [Joseph Smith]. Ao voltar para casa, ele leu o versículo e ponderou profundamente sobre ele” (B. H. Roberts, A Comprehensive History of the Church, vol. 1, pp. 52–53; ver também Santos: Volume 1, pp. 12–13).

Divida os alunos em duplas ou pequenos grupos. Peça-lhes que estudem Joseph Smith—História 1:11–16 com o colega ou com o grupo e procurem os princípios que podemos aprender com a experiência de Joseph e que podem nos ajudar em nossa busca pela verdade. Peça aos alunos que marquem o que encontrarem.

Depois de lhes dar tempo suficiente para estudarem e conversarem sobre os versículos 11–16, peça a alguns deles que digam um princípio que identificaram. Ao fazerem isso, pergunte-lhes como esse princípio pode nos ajudar em nossa busca pela verdade.

Saliente o seguinte princípio ensinado em Tiago 1:5 (como se encontra em Joseph Smith—História 1:11) caso os alunos não o tenham mencionado: Se pedirmos a Deus, Ele nos dará a sabedoria que buscamos. Mostre aos alunos a seguinte declaração do presidente Henry B. Eyring, da Primeira Presidência, e peça a um deles que a leia em voz alta:

Imagem
Henry B. Eyring.

“O julgamento humano e o pensamento lógico não são suficientes para obtermos as respostas para as perguntas que mais importam na vida. Precisamos das revelações de Deus” (Henry B. Eyring, “Revelação contínua”, A Liahona, novembro de 2014, p. 70).

  • De que maneira vocês já foram abençoados por saber que podem pedir sabedoria a Deus e recebê-la por revelação?

Incentive os alunos a pedir a Deus que lhes conceda sabedoria e revelação quando precisarem.

Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram a Joseph Smith em resposta a sua oração

Peça a alguns alunos que se revezem na leitura em voz alta de Joseph Smith—História 1:17–19. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como a oração de Joseph Smith foi respondida.

  • Que verdades podemos identificar nos versículos 17–19? (Os alunos podem identificar várias verdades, inclusive a seguinte: Deus, o Pai, e Seu Filho, Jesus Cristo, apareceram ao profeta Joseph Smith e falaram com ele. Escreva essa declaração no quadro.)

Chame a atenção dos alunos para a frase “guerra de palavras e divergência de opiniões” no quadro.

  • De que maneira nosso conhecimento da visão que Joseph Smith teve do Pai Celestial e de Jesus Cristo nos ajuda a esclarecer a confusão causada pela guerra de palavras e divergência de opiniões da época atual?

Explique aos alunos que, além do relato da Primeira Visão registrado em 1838 e publicado depois em Joseph Smith—História, o profeta Joseph Smith também escreveu um relato de sua história referente ao ano de 1832, ditou um relato para seu diário em 1835 e outro em 1842 numa carta endereçada a John Wentworth, editor de um jornal. Existem também cinco outras descrições da Primeira Visão que foram feitas por contemporâneos de Joseph Smith (ver “Relatos da Primeira Visão”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org).

Mostre-lhes a seguinte declaração e peça a um aluno que a leia em voz alta:

“Os vários relatos da Primeira Visão contam uma história consistente embora se diferenciem em ênfase e detalhes. Historiadores dizem que, quando uma pessoa reconta uma experiência em várias situações e para diferentes públicos ao longo de muitos anos, cada relato vai salientar diversos aspectos da experiência e conter detalhes únicos. De fato, diferenças semelhantes encontradas nos relatos da Primeira Visão podem ser encontradas nos vários relatos das escrituras sobre a visão de Paulo na estrada para Damasco e a experiência dos apóstolos no Monte da Transfiguração. Mesmo assim, apesar das diferenças, existe uma consistência básica entre todos os relatos da Primeira Visão. Alguns erroneamente argumentaram que qualquer variação ao se recontar essa história é prova de que foi inventada. Ao contrário, esse rico registro histórico nos permite aprender mais a respeito desse acontecimento extraordinário do que poderíamos aprender se estivesse menos bem documentado” (“Relatos da Primeira Visão”, Tópicos do evangelho, topics.ChurchofJesusChrist.org).

Para ajudar os alunos a entender melhor sobre a experiência de Joseph Smith de ver e falar com o Pai Celestial e Jesus Cristo, divida a classe em três grupos e dê a cada aluno uma cópia da folha de leitura complementar “Relatos adicionais sobre a Primeira Visão feitos por Joseph Smith”. Designe a cada grupo um dos relatos da Primeira Visão na folha de leitura complementar e lhes diga que procurem detalhes que possam ajudá-los a entender o que ocorreu na Primeira Visão. Peça aos alunos que marquem as palavras ou frases que lhes chamaram a atenção.

Relatos adicionais sobre a Primeira Visão feitos por Joseph Smith

História, aproximadamente no verão de 1832

Imagem
Bosque Sagrado

“Clamei ao Senhor por misericórdia, porque não havia ninguém mais a quem eu pudesse recorrer (…) para obter misericórdia. E o Senhor ouviu meu clamor no ermo e, enquanto estava assim, clamando ao Senhor, tendo eu a idade de 15 anos, um pilar de luz mais brilhante que o sol ao meio-dia desceu do céu e repousou sobre mim. O Espírito de Deus me encheu a alma, os céus se abriram e vi o Senhor.

Ele falou comigo, dizendo: ‘Joseph, meu filho, perdoados são os teus pecados. Vai e anda nos meus estatutos e guarda os meus mandamentos. Eis que sou o Senhor da glória. Fui crucificado pelo mundo para que todos os que crerem em meu nome tenham a vida eterna. Eis que o mundo se encontra em pecado no momento, e ninguém faz o bem, não, ninguém. Eles se desviaram do evangelho e não guardam meus mandamentos. Aproximam-se de mim com os lábios, mas seu coração está longe de mim. Minha ira está acessa contra os habitantes da Terra, para visitá-los de acordo com sua iniquidade e realizar aquilo que foi falado pela boca dos profetas e apóstolos. Eis que depressa venho, como está escrito sobre mim, nas nuvens, revestido da glória de meu Pai’.

Minha alma estava repleta de amor e, por muitos dias, poderia me regozijar com grande alegria.”

Diário, 9–11 de novembro de 1835

“Clamei ao Senhor em vigorosa oração. Um pilar de fogo apareceu acima de minha cabeça. Pousou naquele momento sobre mim e me encheu de alegria indescritível. Um personagem apareceu em meio a esse pilar de fogo, que se espalhava ao seu redor, mas não se consumia. Logo surgiu outro personagem, semelhante ao primeiro. Ele disse-me: ‘Os teus pecados te são perdoados’. Ele me testificou que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Vi muitos anjos nessa visão.”

“História da Igreja”, 1º de março de 1842 (Carta Wentworth)

“Retirei-me para um lugar reservado num bosque e comecei a clamar ao Senhor. Enquanto me encontrava em fervorosa súplica, meus pensamentos se afastaram das coisas que me rodeavam e fui envolvido numa visão celestial na qual vi dois personagens gloriosos que se pareciam exatamente um com o outro, cercados de uma luz brilhante que ultrapassava o brilho do sol ao meio dia. Disseram-me que todas aquelas denominações religiosas acreditavam em doutrinas falsas e que nenhuma delas era reconhecida por Deus como Sua igreja e Seu reino. E fui claramente ordenado a ‘não as buscar’, recebendo, no mesmo instante, a promessa de que a plenitude do evangelho me seria mostrada em algum dia futuro”

(“Joseph Smith’s Accounts of the First Vision”, josephsmithpapers.org).

Imagem
Folha de leitura complementar: Relatos adicionais da Primeira Visão feitos por Joseph Smith

Após dar tempo suficiente para os alunos estudarem, peça aos alunos de cada grupo que relatem para a classe o que encontraram.

  • De que modo os detalhes dos vários relatos que estudamos os ajudam a entender melhor a experiência de Joseph Smith com a Primeira Visão?

  • Com base nesses relatos, como a mensagem do Salvador ajudou Joseph com a preocupação que ele tinha sobre o bem-estar de sua alma?

Peça aos alunos que ponderem as seguintes perguntas e escrevam suas respostas no diário de estudo.

  • Como vocês ficaram sabendo que Joseph Smith viu o Pai Celestial e Jesus Cristo e falou com Eles?

  • De que maneira seu testemunho da Primeira Visão afetou sua vida?

Chame alguns alunos para compartilhar suas respostas com a classe se eles se sentirem à vontade para fazer isso.

Joseph Smith confirma a veracidade da Primeira Visão

Explique aos alunos que um pregador e outras pessoas da comunidade de Joseph Smith rejeitaram seu testemunho e o perseguiram quando ele contou sobre a visão que tivera (ver Joseph Smith—História 1:21–23).

Peça a um aluno que leia Joseph Smith—História 1:24–25 em voz alta. Peça à classe que acompanhe a leitura e identifique como Joseph Smith reagiu quando as pessoas não acreditaram em seu testemunho. Diga aos alunos que marquem as palavras ou frases que lhes chamaram a atenção.

  • Que frases nos versículos 24–25 chamaram mais a atenção de vocês? Por quê?

  • Que princípios podemos aprender com o exemplo de Joseph Smith de permanecer fiel a seu testemunho? (Os alunos talvez identifiquem princípios como os seguintes: O conhecimento que recebemos de Deus é verdadeiro mesmo que o mundo o rejeite. Podemos decidir permanecer fiéis ao nosso testemunho mesmo se nos odiarem ou perseguirem por causa disso. Desagradamos a Deus e ficamos sob condenação se não formos fiéis ao testemunho que Ele nos deu.)

Saliente que, assim como na época de Joseph Smith, existem pessoas hoje que tentam fazer com que a veracidade do testemunho de Joseph Smith seja desacreditada. Mostre esta declaração do presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) sobre a Primeira Visão e peça a um aluno que a leia em voz alta:

Imagem
Gordon B. Hinckley,

“Por mais de um século e meio, inimigos, críticos e alguns pseudointelectuais desperdiçaram a vida tentando refutar a validade daquela visão. Naturalmente não conseguem entendê-la. As coisas de Deus são entendidas pelo Espírito de Deus. Não existe nada de magnitude comparável desde a época em que o Filho de Deus caminhou na Terra na mortalidade. Sem ela como pedra fundamental de nossa fé e de nossa organização, nada temos. Com ela, temos tudo.

Muito foi escrito e muito será escrito no afã de invalidá-la. (…) Mas o testemunho do Espírito Santo, sentido por um número sem fim de pessoas através dos anos, testifica sua veracidade, que tudo aconteceu conforme Joseph Smith disse ter ocorrido” (Gordon B. Hinckley, “As quatro pedras angulares da fé”, A Liahona, fevereiro de 2004, p. 5).

  • De que maneira a Primeira Visão de Joseph Smith é uma “pedra angular” de nossa fé?

  • O que podemos fazer para permanecer fiéis ao nosso testemunho da Primeira Visão?

Preste seu testemunho sobre os princípios e as doutrinas que a classe identificou e debateu nesta lição. Incentive os alunos a agir de acordo com o que aprenderam.

Peça aos alunos que se preparem para a próxima aula lendo os capítulos 3–4 de Santos: Volume 1.

Imagem
Folha de leitura complementar: Relatos adicionais da Primeira Visão feitos por Joseph Smith