Instituto
Capítulo 12: 2 Néfi 25–27


Capítulo 12

2 Néfi 25–27

Introdução

Depois de transcrever alguns dos escritos de Isaías (ver 2 Néfi 12–24), Néfi fez seus próprios comentários inspirados. Seu entendimento das profecias de Isaías pode ser resumido em três categorias. Primeiro, ele afirmou que Jesus Cristo é a única fonte de salvação. Segundo, advertiu os leitores que viveriam nos últimos dias destes grandes males: o orgulho, as artimanhas sacerdotais e as combinações secretas. Terceiro, citou outras profecias de Isaías, dando destaque à Restauração do evangelho de Jesus Cristo e ao surgimento do Livro de Mórmon. Durante o debate dos ensinamentos de Néfi, os alunos verão como o Livro de Mórmon dá testemunho da missão do Salvador e oferece uma forma de remediar os males dos últimos dias.

Alguns Princípios e Doutrinas

  • A salvação só é possível por meio de Jesus Cristo (ver 2 Néfi 25:19–30).

  • Nos últimos dias, o orgulho, as combinações secretas e as artimanhas sacerdotais serão pedras de tropeço para muitos (ver 2 Néfi 26:20–31).

  • Nos últimos dias o Senhor realizará “uma obra maravilhosa e um assombro” (ver 2 Néfi 27).

Sugestões Didáticas

2 Néfi 25:1–8. O Espírito de Profecia Torna Claras as Verdades do Evangelho

Peça aos alunos que façam a leitura silenciosa de 2 Néfi 25:1–8 à procura de ideias que ajudem as pessoas a compreenderem as profecias de Isaías. Dê-lhes tempo suficiente para isso e, depois, peça-lhes que digam o que encontraram. Sugere-se que você anote as respostas no quadro. Estas são algumas das possíveis respostas:

  1. Compreender o modo de profetizar dos judeus da época de Isaías (ver versículo 1).

  2. Ter o espírito de profecia (ver versículo 4).

  3. Ser ensinados da mesma forma que os judeus eram ensinados na época de Isaías (ver versículo 5).

  4. Conhecer a região circunvizinha de Jerusalém tal qual era na época de Isaías (ver versículo 6).

  5. Viver na época do cumprimento das profecias de Isaías (ver versículo 8).

Saliente que nem todos os membros da Igreja alcançam a plena compreensão dos itens 1, 3 e 4 da lista acima, mas todos podem receber o espírito de profecia e, como vivemos nos últimos dias, podemos observar o cumprimento gradual das profecias de Isaías. Ainda que não vejamos o cumprimento de todas elas, podemos saber que as coisas preditas por Isaías estão acontecendo a nossa volta.

Peça que alguém leia 2 Néfi 25:4 e, depois, peça a outro aluno que leia Apocalipse 19:10.

Se tiver anotado no quadro a lista de respostas dos alunos, acrescente: Ter um testemunho de Jesus. Sugira que os alunos anotem Apocalipse 19:10 na margem das escrituras, junto ao versículo 4 do capítulo 25 de 2 Néfi.

  • Em sua opinião, por que é mais fácil compreender as profecias de Isaías para aqueles que têm um testemunho de Jesus Cristo?

Incentive os alunos a procurarem menções ao Salvador e Seu sacrifício expiatório ao estudarem as profecias de Isaías.

2 Néfi 25:19–30. A Salvação Só É Possível por meio de Jesus Cristo

Peça aos alunos que passem os olhos por 2 Néfi 25:19–30 e observem o número de vezes que a palavra Cristo aparece. Pergunte se alguém sabe o significado dessa palavra. Se ninguém souber, peça aos alunos que procurem o verbete “Jesus Cristo” no Guia para Estudo das Escrituras e leiam a definição da palavra “Cristo” que se encontra ali.

  • Como o título Cristo reflete a missão do Salvador?

Leia a seguinte declaração em que o Élder Gary J. Coleman, dos Setenta, dá testemunho da importância fundamental do Salvador em nossa vida:

“O grande plano de Deus proporcionou-nos um Salvador. Todas as pessoas responsáveis pelos próprios atos pecam e precisam passar pela experiência da morte ao fim da vida terrena. Por isso, Deus enviou Jesus Cristo para ajudar-nos a sobrepujar o pecado e a morte e, assim, cumprir o plano. Jesus é nosso Salvador e Redentor. Por meio do sacrifício expiatório que realizou por todos nós, ajuda-nos a vencer o pecado mediante o arrependimento e o batismo. E graças a Sua Ressurreição, todos triunfarão sobre a morte e a sepultura. Temos fé para seguir a Jesus Cristo e tornar-nos mais semelhantes a Ele. Oh! Como amamos nosso amigo, o Senhor Jesus Cristo. ‘Não há outro nome (…) debaixo do céu mediante o qual o homem possa ser salvo’ [2 Néfi 25: 20]. Sei que Jesus nos salva do pecado e da morte” [Conference Report, abril de 2000, p. 35; ver também A Liahona, julho de 2000, pp. 34–35, (tradução atualizada)].

Peça aos alunos que, em silêncio, estudem 2 Néfi 25:23–30 à procura do que Néfi diz e ensina acerca do Salvador. Depois de dar-lhes tempo suficiente para terminar, peça aos alunos que formem duplas e comparem o que encontraram nesses versículos. Peça que cada aluno escolha uma das coisas ditas por Néfi e diga à turma por que esse ponto específico é importante.

Quando as duplas terminarem a tarefa, peça-lhes que reparem no versículo 23.

  • Néfi ensinou que somos salvos pela graça. O que a expressão “tudo o que pudermos fazer” inclui? (Ver, por exemplo, Mosias 4:29–30; Alma 24:11; D&C 58:26–27 .)

  • Como Néfi e outras pessoas ajudaram os filhos a concentrarem-se em Jesus Cristo?

  • De que forma podemos falar de Cristo, regozijar-nos em Cristo e pregar a Cristo?

  • De que forma podemos aprender as coisas do Salvador e aplicar os princípios da Expiação a nossa vida?

Peça aos alunos que falem das bênçãos que receberam por reconhecer que o Salvador é sua fonte de salvação. Se quiser, preste seu testemunho também.

2 Néfi 26:20–31. Nos Últimos Dias, o Orgulho, as Combinações Secretas e as Artimanhas Sacerdotais Serão Pedras de Tropeço para Muitos

Copie esta tabela no quadro, mas não inclua as palavras que se encontram abaixo dos números dos versículos:

Iniquidade nos Últimos Dias — 2 Néfi 26

versículos 20–21

versículo 22

versículos 29–30

orgulho, inveja, discórdia, maldade

combinações secretas

artimanhas sacerdotais

Divida a turma em três grupos. Dê uma dessas passagens a cada grupo. Peça que cada grupo examine a escritura que recebeu em busca dos pecados que, de acordo com Néfi, seriam comuns nos últimos dias. Depois que os grupos tiverem encontrado os pecados citados por Néfi, anote suas respostas no quadro, como indicado acima.

Para ajudá-los a compreender o significado da expressão artimanhas sacerdotais, peça-lhes que releiam a explicação dada por Néfi em 2 Néfi 26:29–31. Sugere-se também que os alunos leiam a declaração do Élder M. Russell Ballard, na página 102 do manual do aluno (também disponível no DVD que acompanha o curso A).

Diga aos três grupos que releiam a escritura que receberam à procura de atos e atitudes específicas que são resultado de cada transgressão citada. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça que um aluno de cada grupo anote no quadro aquilo que seu grupo encontrou.

  • Em sua opinião, por que essas transgressões são abomináveis ao Senhor?

  • O que podemos fazer para combater os males citados nessa profecia? Que conselhos dos profetas modernos podem ajudar-nos a permanecer fiéis?

2 Néfi 27. Nos Últimos Dias o Senhor Realizará “uma Obra Maravilhosa e um Assombro”

Antes do início da aula, copie no quadro a tabela acima ou prepare cópias para entregar aos alunos. Não inclua os dados da terceira coluna.

Isaías 29

2 Néfi 26–27

Outras Verdades Contidas no Livro de Mórmon

1–3

nada

Nada

27:1

A profecia se cumpriria nos últimos dias.

4–5

26:15–18

As palavras que falarão “desde o pó” seriam escritas pelos descendentes de Néfi e seus irmãos.

6–10

27:2–14

O livro seria entregue a um homem (Joseph Smith) que, por sua vez, o entregaria a outro homem (Martin Harris). Seria permitido que as três testemunhas vissem o livro. Outras pessoas também dariam testemunho do livro.

11–12

27:15–23

Dá-nos mais informações quanto ao caso das palavras do livro que seriam levadas ao instruído (ver também Joseph Smith—História 1:63–65).

13–24

27:24–35

2 Néfi 27:24–25 deixa claro quem está falando.

Peça aos alunos que leiam o cabeçalho do capítulo 27 de 2 Néfi. Explique-lhes que esse capítulo contém as profecias mais importantes relativas à Restauração da Igreja nos últimos dias — a profecia sobre o surgimento do Livro de Mórmon. Diga também que os capítulos 26 e 27 de 2 Néfi contêm muitos pormenores importantes que não constam no texto das profecias de Isaías encontrado na Bíblia. O acréscimo desses pormenores pode ser devido à restauração do texto original de Isaías, ou podem ser esclarecimentos inspirados dos ensinamentos de Isaías, feitos por Néfi. Para ajudar os alunos a perceberem esses pormenores adicionais, chame a atenção dos alunos para o quadro. Peça-lhes que comparem os versículos de Isaías 29 com os versículos correspondentes de 2 Néfi 26 e 27.

Enquanto comparam os versículos, peça-lhes que identifiquem as verdades quanto ao surgimento do Livro de Mórmon que se encontram em 2 Néfi 26 e 27, mas que não constam em Isaías 29. Sugira que eles marquem essas verdades no próprio Livro de Mórmon. Depois de dar-lhes tempo suficiente, peça-lhes que falem do que encontraram. Sugere-se que você anote as respostas no quadro. A terceira coluna do quadro contém algumas possíveis respostas.

  • Como essa antiga profecia fortalece o seu testemunho do Livro de Mórmon e da Restauração da Igreja do Senhor?

Peça que alguém leia 2 Néfi 27:25–26.

  • O que Isaías disse que o Senhor faria por Seu povo nos últimos dias?

  • De que forma o Livro de Mórmon faz parte dessa obra maravilhosa e desse assombro que ocorreriam em todo o mundo?

Para ajudar os alunos a responderem a essa pergunta, peça-lhes que leiam estes versículos: 2 Néfi 27:29–30, 33–35; 28:2. Peça-lhes que marquem as bênçãos que adviriam do surgimento do Livro de Mórmon.

  • Como vocês veem essas bênçãos e o cumprimento dessas promessas hoje?

  • Como podemos envolver-nos mais em ajudar outras pessoas a receberem essas bênçãos?

Diga aos alunos que, nas escrituras que lerão em preparação para a próxima aula, as profecias de Néfi quanto ao Livro de Mórmon continuarão e falarão, entre outras coisas, de qual seria a reação de algumas pessoas do mundo diante do livro. Preste seu testemunho do surgimento do Livro de Mórmon.